Esporte Clube Dona Isabel – Petrópolis (RJ): Fundado em 1945

O Esporte Clube Dona Isabel foi uma agremiação da cidade imperial de Petrópolis, localizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. O Rubro-negro Petropolitano foi Fundado na segunda-feira, do dia 21 de Maio de 1945. A sua belíssima Sede ficava na Rua Doutor Sá Earp, nº 861 (andar superior), no Bairro Alto da Serra (atual: Morin), em Petrópolis. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Palatinato, no Bairro Palatinato, que não existe mais. O nome era uma referência ao Rio Palatinato que fica próximo ao estádio.

Os uniformes eram da seguinte forma: O principal era constituído de Camisas em listras verticais em vermelho e preto; calções brancos e meias vermelhas. O número dois eram Camisas brancas, calções pretos e meias pretas.

O clube era diversificado e contava com diversas modalidades esportivas, como por exemplo, Bocha, Futebol, Futebol de Salão, Tênis de Mesa, Xadrez, entre outros. Na sua Sala de Troféus, títulos de Campeão Petropolitano de Bocha (1987); de Xadrez (1982, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1995 e 1996), entre tantos.

No esporte bretão, o Dona Isabel foi a cada Campeonato Citadino de Petrópolis, ganhando o respeito das grandes forças da cidade (Serrano, Internacional, Cascatinha, Petropolitano, Corrêas, Cruzeiro do Sul).

Em 1969, o Rubro-negro Petropolitano conquistou o seu título mais importante: campeão do Campeonato Citadino de Petrópolis, organizado pela Liga Petropolitana de Desportos (LPD), daquele ano. Esta competição contou com a participação de 14 clubes:

Bingen Futebol Clube (Fundado no dia 28 de Março de 1939);

Cruzeiro do Sul Futebol Clube;

Esporte Clube Cascatinha;

Esporte Clube Caxias;

Esporte Clube Centenário;

Esporte Clube Democrata;

Esporte Clube Dom Pedro;

Esporte Clube Dona Isabel;

Lusitano Futebol Clube;

Palmeiras Esporte Clube;

Petropolitano Football Club;

Serrano Football Club;

Sport Club Internacional;

Sport Club Magnólia.

 

Presidente da República visitou o Dona Isabel

No sábado, do dia 10 de fevereiro de 1968, às 21 horas, o então presidente da República, Costa e Silva visitou o clube. Na ocasião, a pianista Guiomar Novais promoveu o Concerto de Gala, em homenagem ao presidente da República.

Torneio Otávio Pinto Guimarães de 1970: Dona Isabel fez excelente campanha

No ano seguinte, um fato marcante. Poucos sabem, mas o E.C. Dona Isabel participou do Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores de 1970, que depois do Estadual da categoria é a competição mais importante do Estado do Rio de Janeiro.

Naquele ano, o Rubro-negro Petropolitano honrou a cidade imperial. Na primeira fase estreou com vitória (07/10/1970) diante do Madureira por 2 a 0. Na segunda rodada, novo triunfo (25/10/1970), dessa vez contra a Portuguesa Carioca por 1 a 0. No último jogo, conheceu a primeira derrota (11/11/1970), ao ser batido pelo Bonsucesso, pelo placar de 2 a 0. Com esses resultados o Dona Isabel avançou na liderança da Chave do Rio de Janeiro, com quatro pontos. No Quadrangular final, terminou na 4ª colocação, atrás da Seleção do Departamento Autônimo, do vice-campeão Bonsucesso Futebol Clube e da campeã Associação Atlética Barbará, de Barra Mansa.

 

FONTES: Blog Gol de Placa – Jornal dos Sports – Jornal do Brasil – O Fluminense – Última Hora

FOTO: A flâmula pertence ao Acervo de DJ Ernest Jr.

3 pensou em “Esporte Clube Dona Isabel – Petrópolis (RJ): Fundado em 1945

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Miguel, boa noite!
    Com certeza, pois ajudaria a enriquecer a história do Dona Isabel!
    Obrigado!
    Forte abraço!

  2. Luiz Carlos Lopes pinto

    Meu irmão Hélion casinha jogava no time principal, e eu Luiz Carlos casinha jogava no juvenil, foram três anos de alegria em jogar em um clube de muita grandeza como Donde Isabel EC, saudades daquele campo de terra onde teve grandes jogos, e um time com grandes atletas como Barrinha, Bizuca, Casinha, Zé Roberto, Bassane, Deco, Vilela e outros muitos. No juvenil também grandes jogadores como Flamenguinho seu irmão Fluminense, Luiz Casinha, Ademir, e outros atletas. os jogos eram radiador pelo Sr Guerra e Gilson Borsato hoje na rádio tupi. Saudades (EC DONA ISBEL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *