América, Vitória, Rio Branco, Moscoso e Barroso foram os clubes que participaram do primeiro Estadual, em 1917. Na zaga do campeão América estava Carlos Monteiro Lindemberg, que se tornaria governador do Espírito Santo e senador da República na década de 50.
O Rio Branco, apesar de não ganhar nada desde 1985, é o maior vencedor do torneio com 35 títulos,a seguir vem a Desportiva com 16,nos últimos 10 anos porém o interior vem comandando,na verdade o interior com Linhares,Alegrense e um clube da Grande Vitória,que é o Serra da cidade de mesmo nome e que fica colada a capital,com excessão dos anos de 2000 com a Desportiva e 2006 com o Vitória,que hoje joga a segunda divisão.O atual campeão é CF Linhares.
[img:riobranco.jpg,full,vazio] x [img:desportiva_antigo.jpg,full,vazio]
EM 1971 O CAMPEONATO COM FATO INUSITADO
Em 1971, o Rio Branco clube que sempre dividiu os holofotes com a Desportiva decidiram o título na maior confusão da história do torneio em todos os tempos. As duas equipes decidiram o campeonato em uma melhor de três partidas. A Desportiva venceu duas e empatou uma e, no campo,seria a campeã.
Mas o Rio Branco descobriu que os dois laterais da rival,Walter Gomes e Nelson Souza, foram inscritos irregularmente na competição . Eles disputavam simultaneamente o Campeonato Mineiro pelo Valeriodoce, que, como a Desportiva, era mantido pela antiga estatal Vale do Rio Doce.
A empresa fretava até helicóptero para que os dois jogadores chegassem a tempo de vestir a camisa da Desportiva. O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça da CBF, que anulou a decisão. A Federação Capixaba marcou outra decisão, mas a Desportiva que já tinha desmanchado time, se recusou a jogar e o Rio Branco foi proclamado campeão capixaba.
Fonte:Enciclopédia Lance,arquivos pessoais