O Ríver Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Cabo Frio (RJ). Sediado no Bairro da Gamboa, o clube foi Fundado em 1930, por um grupo de dissidentes do Luzitano FC. Porém, no ano seguinte (1931), o River acabou porque os dissidentes retornaram para o Luzitano.
Contudo, em 1949, o River foi reativado. Apesar de ser de 1930, no escudo consta o ano da sua reorganização (1949) como uma forma de afirmar que a partir daquele momento o River veio para ficar. Ainda em 1930, o clube foi um dos fundadores da Liga Sportiva de Cabo Frio (LSCF).
O Rubro-negro cabofriense tem no seu currículo três títulos do Campeonato Citadino de Cabo Frio, organizado pela Liga Cabofriense de Desportos (LCD): 1989, 1990 e 2001.
Em 1929, dois grupos entraram em rota de colisão, o que acabou por extinguir o Luzitano Football Club. Após esse episódio, um grupo fundou o Ríver Futebol Clube, em 1930; enquanto o outro criou o América Futebol Clube. Neste mesmo ano, as duas agremiações, juntamente com o Tamoyo SC e União FC, ajudaram a fundar a Liga Sportiva de Cabo Frio (LSCF).
Em 1931, River FC (vermelho e preto) e América FC (vermelho e branco) acabam e o Luzitano FC, retorna para a felicidade dos cabofrienses. Afinal, o Luzitano era o “Flamengo” de Cabo Frio, sendo um clube da massa. Essa popularidade era tamanha, que o lendário jornalista Mário Filho dedicou um poema ao clube.
Essa confusão ainda ganhou o último capítulo. Dezoito anos depois, o Ríver Futebol Clube foi reativado. Apesar de manter o mesmo escudo e uniforme, a nova diretoria colocou no escudo o ano de 1949, quando foi reaberto. Inspirado dessa ação, seis anos depois, foi à vez do América Futebol Clube, ser reativado em 1955.
FONTE: José Francisco de Moura, ‘Professor Chicão’