Inédito!! Pereira Passos Football Club, da Saúde – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1914

O Pereira Passos Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi Fundado no domingo, do dia 03 de Maio de 1914., por um núcleo de esforçados esportistas, em cuja vanguarda se destacavam Carlos C. Ribeiro, A. Velloso, José Fernandes Ribeiro, W. Ribeiro, Álvaro de Sá Rios e Eugênio Simões. A sua Sede ficava localizada na Rua do Livramento, 85 (sobrado), no bairro Saúde, no Rio de Janeiro.

Na sexta-feira, do dia 28 de Maio de 1915, patrocinado pelo Pereira Passos Football Club foi  Fundado a Associação Carioca de Foot-Ball (ACF), com Sede provisória na Rua da Saúde, nº 333. A nova entidade recebeu os seguintes filiados:

Foto posada de 1919

Avenida Foot-Ball Club;

Confiança Athletico Club;

Municipal Foot-Ball Club;

Sport Club Mackenzie.

O Pereira Passos participou do Campeonato Carioca de 1929, organizado pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT). No ano seguinte, o clube fechou às portas. Meses depois, já em 1931, um grupo se reuniu para reorganizar o clube. Posteriormente, existiu por mais uma década até desaparecer em definitivo.

Sede da Rua do Livramento, 85 (sobrado), no bairro Saúde, no Rio de Janeiro

FONTES: Google Maps – Revista Época Sportiva – Jornal do Brasil (JB) – Correio da Manhã – A Época – A Rua – A Batalha

2 pensou em “Inédito!! Pereira Passos Football Club, da Saúde – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1914

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo.

    Eu gosto de acrescentar o maio número de dados possíveis!

    Sempre que possível farei assim!

    Abs.

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio e Toninho Sereno,

    Excelente resgate, incluindo a foto do prédio pelo Google Maps, que a 100 anos atrás foi sede do Pereira Passos Football Club.

    Este conjunto arquitetônico, deveria ser tombado pelo Condephaat, e ocupado como um centro de memoria do bairro. Parece, pelo menos na fachada que o mantem as características da época, coisa rara de encontrar, e retratar como eram as sedes dos clubes menores do inicio do futebol brasileiro, representantes da localidade do bairro. Será que ainda existirá outra situação semelhante?

    Provavelmente está foto deve ser a equipe campeã de 1919 da ASM / Alliança Sportiva Municipal, titulo carioca conquistado pelo clube, importantíssima para a história do Bairro carioca da Saúde.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *