Fotos Raras, do futebol feminino em 1952: Palmeiras x Sanjoanense – São João da Boa Vista (SP)

2º Normal A (com uniforme do Palmeiras F.C.) – Na foto, em pé: Mirtes Marcon, Jandira Cassiano, Aparecida Camargo, Vera Ceschin, Cidinha Morais e Renê Romanholli. Agachadas: Dirce Mineirinha, Dirce Aleixo, Claunice Marcon, Ditinha Tavares e Isa Martarello (Foto: Arquivo www.leivinha.com.br)
2º Normal B (com uniforme da Sociedade Esportiva Sanjoanense) – Na foto, em pé: Terezinha, Yara, Sonia Bissoli, Dalva Alvarez, Glorinha Aguiar e Odila Seda. Agachadas: Marly Gomes, Fany, Evanilde Oliveira, Lourdinha, Ziloca Oliveira e a atriz Vanja Orico (Foto: Arquivo www.leivinha.com.br)

Embora proibido, a década de 1950 viu o futebol feminino florescer, atraindo grande público e a atenção da imprensa. E, o que pouca gente sabe, é que São João da Boa Vista faz parte dessa história, sendo uma das cidades pioneiras no esporte.

Em 11 de maio de 1952, driblando a Lei, o preconceito, o machismo, a forte influência religiosa e uma cidade elitizada como a São João da Boa Vista da época, um grupo de alunas do Instituto de Educação Cel. Christiano Osório de Oliveira, com o intuito de arrecadar fundos para a formatura, organizou uma partida de futebol que ficou para a história, por ter levado cerca de 5.000 pessoas à Sociedade Esportiva Sanjoanense e mobilizar a imprensa através da TV Paulista (São Paulo), Rádio Nacional (Rio de Janeiro) e Difusora local, além da Gianelli Filmes do Brasil.

A partida foi a pioneira no futebol feminino do país, e despertou tamanha atenção, envolveu toda uma comunidade e rendeu muito falatório, mas aflorou a personalidade marcante daquelas estudantes e serviu de exemplo para a nação.

Os times eram formados por alunas e também convidadas. As escalações eram as seguintes: o time do 2º Normal A era formado por Jandira Cassiano (Asmara), Aparecida Camargo e Vera Ceschin (Terezinha); Ditinha Tavares, Iracema e Dirce Mineirinha, Renê Romanholli, Mirtes Marcon, Dirce Aleixo, Claunice Marcon e Isa Martarello (Cidinha Morais);

já o 2º Normal B era composto por Sonia Bissoli, Glorinha Aguiar e Yara Del Pozzo; Evanilde Oliveira, Marli Gomes e Odila Seda; Dalva Alvarez, Ziloca Oliveira (Lála), Lourdinha (Terezinha), Fany e Vanja Orrico (atriz de renome nacional, que estava na região para a filmagem do O Cangaceiro, em Vargem Grande do Sul).

A partida foi tão importante que contou com o árbitro local, Francisco Pedro Regini, além de uma breve cerimônia no gramado antes do início do jogo, onde foram reunidas lideranças locais, como o diretor do colégio – Dr. Hugo de Vasconcellos Sarmento – e o prefeito João Ferreira Varzim, com suas respectivas esposas.

Mas o sonho durou pouco: ao ganhar fama pelas páginas dos jornais, as atletas atraíam o olhar dos detratores da prática, que passavam a exigir, também pelos veículos de comunicação, o cumprimento da lei. Assim, os times foram obrigados, em poucos meses, a encerrar suas atividades.

Pelo tempo dessa jornada memorável, a repercussão ainda é evidente. Em 2014, 73 anos após o decreto proibitivo de Vargas, ironicamente o Palácio do Catete no Rio de Janeiro, sede do governo naquela época, recebeu o Espaço Futebol para a Igualdade, evento apadrinhado por Marta, jogadora da seleção brasileira, que proporcionou ao visitante uma nova maneira de enxergar o futebol entre as mulheres, além do jogo em si, tratando-o como plataforma de superação de preconceitos de gênero, raça e condição social.

Mais informações sobre esse jogo – que terminou empatado – e suas curiosidades, podem ser obtidas no site www.leivinha.com.br, que reúne um grande acervo sobre a história dos clubes locais e do futebol em São João da Boa Vista.

FONTES: site Leivinha – Revista Atua

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Fotos Históricas, Futebol Feminino, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *