Em 1929 foi realizado, em Campo Grande, o CAMPEONATO MATOGROSSENSE com a participação de alguns clubes representantes das ligas existentes na época. Não houve representante da cidade de Cuiabá, já que sua liga só foi fundada em 1936.
S.S. Campograndense 5 x 0 Maracaju S.C.
Data: 18/08/1929
Local: Stadium da S.S. Campograndense (Campo Grande)
Árbitro: Ten. Ranulpho Pinheiro
Gols: Carandá (4) e Bruno
Aquidauana F.C. 1 x 1 Ponta Porã
Data: 21/08/1929
Local: Stadium da S.S. Campograndense (Campo Grande)
Árbitro: Ten. Ranulpho Pinheiro
Gols: Orlando (Aquidauana) e Blanco (Ponta Porã)
Ponta Porã 3 x 2 Aquidauana F.C. (Jogo desempate)
Data: 22/08/1929
Local: Stadium da S.S. Campograndense (Campo Grande)
Árbitro: Ten. Furnier
Gols: Blanco (3), Orlando e Buchara
S.S. Campograndense 1 x 0 Ponta Porã
Data: 25/08/1929
Local: Stadium da S.S. Campograndense (Campo Grande)
Árbitro: Não encontrado
Gol: Não encontrado
Com estes resultados a S.S. Campograndense sagrou-se campeã matogrossense de 1929
Fonte: Jornal do Comércio (Campo Grande)
Sergio Santos,
Concordo plenamente, o grande estado do Matto Grosso, que originou 3 estados, várias vias de acesso, por terra ou fluvial, várias frentes de colonização, com imensos municípios com suas características próprias, devido as distancias entre eles.
Meu cadastro vem sendo construído a partir da Revista Placar, da RSSSF, dos sites especializados em escudos (hoje, o melhor é o do Gerson), dos artigos do nosso próprio blog e do acesso aos jornais digitalizado da Biblioteca Nacional. Sempre que posso, pesquiso nos jornais matto-grossenses da BN.
Sim, vamos construindo e resgatando juntos, é isto que nosso blog proporciona, até porque as próprias federações não disponibilizam as boas informações necessárias.
Se tivermos acesso aos jornais e revistas das bibliotecas municipais, encontraremos muitos dados para completar este grande quebra-cabeças. Sempre é bom pesquisar no site IBGE / cidades ou Wikipédia sobre a evolução e emancipação dos municípios. Ou mesmo, um simples endereço pode proporcionar uma pesquisa através do Google Street.
Roberto Saraiva, viajou até a Ilha de Marajó, para encontrar o escudo do clube representante no campeonato paraense. Já vivemos aqui, artigo que através de uma foto antiga pendurada na parede do Bar, desvendou toda a história do clube.
Está é a grande razão de nosso blog estar no ar a 10 anos.
Iniciou como um braço do site Soccer Logos, pelo Edu Cacella, foram entrando um a um devagarinho, contribuindo com artigos excelentes e com o passar do tempo foram deixando de publicar. Acredito que somos referencia com credibilidade, para jornalistas, historiadores, familiares de jogadores, sempre com artigos do santista Dr. Julio Diogo, e já a muito, muito, muito tempo, vem sendo alimentado diariamente pelo incansável e competente jornalista Sergio Mello, com apoio de outros membros “especialistas”, como Auriel, o Douglas, Sergio Feitosa, Vitor Dias, Toninho Sereno, Rodolfo Kussarev, Rodrigo Santana, entre muitos outros excelentes historiadores e pesquisadores. Tem muita gente boa na lista Autores.
Gostaria de voltar a publicar artigos, mas infelizmente, nestes 10 anos do Blog História do Futebol, já publiquei todo meu acervo de escudos dos meus 43 anos de pesquisa (desde 1973).
Hoje, por “falta de tempo disponível”, devido ao meu trabalho profissional e morar no interior sem acesso as bibliotecas das capitais, dificulta muito as novas pesquisas, ficando restrito as pesquisas pela internet, que abrir uma imensidão de novas/velhas informações. Vamos nesta…
Abs.
Obrigado pelas informações meu amigo. Aproveito para perguntar se você tem ou saiba quem possa ter mais informações de antigos campeonatos dentro do Estado de Mato Grosso, que é um dos mais complexos quebra-cabeças do Brasil. Conto com sua ajuda para juntos montarmos este quebra-cabeças e completarmos a bonita história do nosso futebol. Aguardo seu retorno.
Sergio Santos,
Muito bom artigo, reconstruindo os fatos da história do futebol matogrossense, um dos mais complexos do Brasil.
No intuito de complementação, em pesquisas feitas nos arquivos disponibilizados no site da Biblioteca Nacional, em Jornais de Corumbá, Campo Grande, Ponta Porã e Cuiabá, o campeonato matto-grossense de 1929, após a realização dos jogos da Zona Sul (SS Campograndense, Aquidauana, Ponta Porã e Maracaju) e da Zona Norte (combinado de Corumbá, e Liga Sportiva Mirandense) aconteceu a disputa final entre campeão do Zonal Sul (SS Campograndense) e a Zona Norte (Combinado de Corumbá), saindo vencedor o Combinado de Corumbá com o titulo de campeão matto-grossense de 1929, organizado pela Federação Sportiva Matto-grossense, sediada em Corumbá.
O campeão “Combinado de Corumbá” foi formado por jogadores selecionados dos 4 clubes de Corumbá: Corumbaense FBC, Ladário AC, Riachuelo FBC e Commercio SC.
A Liga Sportiva Mirandense .(existe foto deste equipe, no Sport Ilustrado), formada por jogadores selecionados do Imparcial Mirandense FBC, Bela Vista Brasileira, Bela Vista Paraguaya e Universal Mirandense.
Recordado também, que o membro do blog Felipe Feitosa também publicou a respeito.
Abs.