Inédito! Capitólio Futebol Clube – Pinheiral (RJ): Duas edições na Liga Sportiva Sul Fluminense, em 1933 e 1934

O Capitólio Futebol Clube é uma agremiação do Município de Pinheiral, que fica na Região Sul Fluminense a 121 km da capital do Estado do Rio de Janeiro. Vizinha a cidade de Volta Redonda, a localidade conta com uma população de 22.500 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2010.

Em Pinheiral há dois pontos turísticos que se destacam: a antiga Estação Ferroviária, construída em 1870, que conserva as características neoclássicas originais, e abriga atualmente a Biblioteca Pública Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa. Outro marco notável na história do município é o casarão, sede da fazenda que deu origem à cidade. Atualmente encontra-se em ruínas e, ao seu redor, estão as instalações do atual Instituto de Educação Tecnologia – Campus Nilo Peçanha.

Voltando ao clube rubro-negro pinheiralense, foi Fundado no sábado, do dia 30 de Outubro de 1926. A sua Sede e o campo ficam situados na Rua Domingos Mariano, nº 236, no Centro da cidade. Na esfera do futebol, Capitólio Futebol Clube participou do Campeonato da Liga Sportiva Sul Fluminense em 1933 e 1934.

Cantor famoso defendeu as cores do Capitólio

No final dos 20 e início dos anos 30, o 1º caminhão de Pinheiral era do Sr. Miguel Anchite, que tinha como motorista, nada mais, nada menos do que Sílvio Caldas, que posteriormente se tornaria famoso, conhecido como “O cantor das despedidas“, com músicas que marcaram época como o samba de Ari Barroso intitulado Faceira (1931); Chão de estrelas (1937), em parceria com Orestes Barbosa, foi um de seus maiores êxitos. Na época das “vacas magras“, Silvio Caldas dividia o tempo sendo motorista e atuando como goleiro, defendendo a meta do Capitólio Futebol Clube, o camisa nº 1.

 

Capitólio vive nova fase

Em 14 de Maio de 1998, a Câmara Municipal aprovou e sancionou a Lei nº 47, reconhecendo de Utilidade Pública Municipal o Capitólio Futebol Clube. Atualmente, o clube rubro-negro vive uma nova fase de recuperação e ampliação da sua sede. Uma das fontes de renda está no aluguel do campo e eventos, shows que acontecem no campo.

 

FONTES: Wikipédia – Blog Cidade de Pinheiral – Câmara de Pinheiral – Página no Facebook “Capitólio Em Pinheiral” – Google Maps

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *