Inédito!! Bangu Futebol Clube – Niterói (RJ): Campeão do Campeonato Citadino de 1966

O Bangu Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Niterói (RJ). A sua Sede ficava na Rua Doutor March, nº 620, no Bairro Tenente Jardim, em Niterói. O “Tricolor da Zona Norte” foi Fundado na quarta-feira, do dia 02 de Dezembro de 1925. Suas cores: grená, branco e verde.

Ao contrário do que se possa parecer, o nome não tem nenhuma relação com o Bicampeão Estadual (1933 e 1966): Bangu Atlético Clube. A escolha foi uma  homenagem ao nome da Rua Bangu, onde o clube surgiu, e, assim, batizou o time como Bangu Futebol Clube.

A sua fase áurea foi nos anos 60. Após ingressar no Campeonato Niteroiense de Futebol, organizado pelo Departamento Niteroiense de Futebol (DNF), o Bangu chegou ao vice-campeonato citadino nos anos de 1964 e 1965. Foi campeão Niteroiense Juvenil em 1965. E, finalmente, o seu título mais expressivo:  campeão do Campeonato Niteroiense de Futebol, em 1966.

Para os supersticiosos e/ou curiosos, um fato, no mínimo, interessante. Em 1964, 1965 e 1966, tanto o Bangu do Rio quanto o Bangu de Niterói terminaram as competições em colocações idênticas.  Os Mulatinhos Rosados ficaram em 2º lugar no Campeonato Carioca em 1964 e 1965, e campeão em 1966. Enquanto o Tricolor da Zona Norte  terminou nas mesmas colocações, no Campeonato Niteroiense.

Escudo dos anos 20 a 40

FONTE: O Fluminense

7 pensou em “Inédito!! Bangu Futebol Clube – Niterói (RJ): Campeão do Campeonato Citadino de 1966

  1. Antonio Mario Ielo

    Auriel,

    Complementando, tenho estes dados cadastrados, mas não anotei a fonte.

    Campeonato Fluminense 1974
    1º Esporte Clube Sapucaía de Campos, campeão
    2º Americano Futebol Clube de Campos, vice campeão
    3º Gremio Rec Soc Desp Tiradentes do bairro de Neves, São Gonçalo
    4º Associação Atlética Barbará de Barra Mansa
    5º Clube de Regatas Flamengo de Volta Redonda
    6º Fluminense Atlético Clube de Nova Friburgo

    Abs.

  2. Antonio Mario Ielo

    Auriel,

    Muito obrigado pelos dados ano a ano, e as explicações necessárias, preenchendo esta lacuna derradeira dos campeonatos fluminenses na dec de 60.

    Mesmo não sendo considerados as Taças do Vale do Paraíba de 64 e 65, não altera na lista de participantes, pois os clubes que participaram destes campeonatos também participam de outros. Embora não considerados, deve ser descritos sempre, devido ao histórico e a sequencia das competições ao longo da década. O Royal deveria ter revindicado sua participação no Torneio Extra, e o Barra Mansa FC, revindicado a disputa com o Americano, campeão campista, pelo titulo e vaga na Taça Brasil, e o campeão niteroiense Ipiranga também.

    Em 1969, foi um equivoco de minha parte sitar o Crol (campeão gonçalense), Santa Luiza (campeão de Saquarema) como participantes do campeonato fluminense por serem campeões citadinos. Pois, parece-me que não houve o campeonato dos campeões municipais em 1969, somente o Torneio de campeões e vice profissionais de campos e Sul fluminense (confere?).

    O inicio da decada 70, a ultima, continua com muitas duvidas.

    Tenho também como participantes do campeonato de 1965 o Valenciano, o Resende e o Guarani de Volta Redonda, mas infelizmente não anotei a fonte desta informação.

    Obrigado novamente,

    Abs.

  3. Auriel de Almeida

    Então, Ielo:

    Como dito, a Copa Vale do Paraíba voltou a ser disputada em 1964, mas as edições de 1964 e 1965 não foram consideradas válidas pela FFD como zonas profissionais pois nem todos os participantes tinham sua situação profissional regularizada – mesmo que os campeões tivessem. As de 1966 em diante sim. A última edição foi mesmo em 1971, não teve em 72, 73 ou 74 (o que aconteceu nesses anos foi que só dois clubes do Sul se inscreveram, então disputaram direto a fase final do estadual). Em 76 uma chamada Zona Sul foi disputada, mas não era chamada de Copa Vale do Paraíba.

    1964: Royal campeão
    (alguns participantes – não sei se a lista é completa)
    America FC (TR)
    Barra Mansa FC
    Coroados FC
    Entrerriense FC
    Guarani EC (VR)
    Royal SC

    1965: Barra Mansa campeão
    (alguns participantes – não sei se a lista é completa)
    AA Barbará
    Barra Mansa FC
    Coroados FC
    Royal SC
    EC Siderantim

    1966: Royal campeão
    (Lista de participantes completa)
    América FC (TR)
    AA Barbará
    Barra Mansa FC
    Central SC
    Entrerriense FC
    Royal SC
    OBS: O Central ganhou o Torneio Início
    Obs 2: O Royal se classificou para a disputa do título fluminense com o Goytacaz (campeão campista), e perdeu.

    1967: Barra Mansa Campeão
    (Lista de participantes completa)
    América FC (Três Rios)
    AA Barbará
    Barra Mansa FC
    Central SC
    Entrerriense FC
    Guarani EC (Volta Redonda)
    EC Irapuru (Barra Mansa)
    Resende FC
    Royal SC
    Obs: O Barra Mansa (campeão do turno) e o Central (campeão do returno) decidiram o título em melhor-de-três, ambos se classificaram para a fase final do fluminense de profissionais junto com Americano e Goytacaz (campeão e vice de Campos). O Goytacaz foi o campeão fluminense
    Obs 2: Este Guarani EC é de Volta Redonda, não de Santo Aleixo (Magé) como está na RSSSF

    1968: Barra Mansa bicampeão
    (Lista de participantes completa)
    Adrianino AC
    Bangu FC (Niterói)
    Barra Mansa FC
    Central SC
    Entrerriense FC
    Guarani EC (Volta Redonda)
    Resende FC
    Royal SC
    Obs: Barra Mansa e Resende (vice) disputaram o título fluminense com Americano e Goytacaz (campeão e vice da Taça Cidade de Campos, competição que passou a apontar os representantes de Campos/Norte do Estado para o Campeonato Fluminense de Profissionais)

    1969: Royal campeão
    (Lista de participantes completa)
    AA Barbará
    Barra Mansa FC
    Central SC
    Resende FC
    Royal SC
    Obs.: Roal e Central (vice) disputaram com Goytacaz e Americano (campeão e vice da Taça Cidade de Campos) o estadual profissional

    1970: Central campeão
    (Lista de participantes completa)
    AA Barbará
    Central SC
    Entrerriense FC
    Guarani EC (Volta Redonda)
    Royal SC
    Obs: Central e Barbará (vice) disputaram o estadual de profissionais com Americano e Rio Branco (campeão e vice da Taça Cidade de Campos)

    1971: Barbará campeão
    AA Barbará
    Barra Mansa FC
    Central SC
    Paraíso FC (Resende)
    Obs: o Central, vice-campeão, desistiu do profissionalismo antes da disputa do campeonato fluminense e foi substituido pelo Nacional de Duque de Caxias, que não havia disputado nenhuma competição profissional em 1971. Com isso os participantes do estadual em sua fase decisiva foram Barbará, Nacional e os campistas Americano (campeão da Taça Cidade de Campos), Rio Branco e Goytacaz (não sei qual foi o vice e qual foi o terceiro da taça)

    1972 e 1973: não houve competição
    (Barbará era o único time profissional do Sul do Estado, e Nacional único da Baixada)
    Existe uma indefinição sobre por qual ano o campeonato estadual vencido pelo Barbará em 73 valia: 1973 ou 1972? Os participantes não vieram de nenhuma competição disputada em 72, e a FFD tentou reorganizar a competição naquele ano. Resta descobrir se algum clube de Campos foi proclamado campeão em um desses anos.

    1974: houve?
    (Barbará e Flamengo de Volta Redonda foram os únicos inscritos na Zona Sul e entraram diretamente na fase final, algumas fontes colocam que os confrontos entre eles valiam o “título”, possivelmente simbólico, do Sul Fluminense)

  4. Sergio Mello Autor do post

    Amigos,
    Apenas para informar.
    O grande mérito para essa descoberta foi o empenho e a dedicação do Auriel
    que se dispôs a ir até a Biblioteca Nacional e pesquisar o jornal O Fluminense,
    nos anos de 1964 até 1968.
    Importante ressaltar que esses anos ainda não estão disponibilizados para consulta
    na Internet.
    Eu já tinha alguns dados que foram agregados com outros do Auriel.

    Portanto, a maior parcela desta descoberta cabe, merecidamente, ao Auriel!

    Em relação as perguntas o Auriel tem mais conhecimento e informações para elucida-las

    Grande abraço e a todos!

  5. Antonio Mario Ielo

    Auriel,

    Obrigado pelos bons esclarecimentos. Então temos:

    1963 – considerados como participantes do estadual:

    1. Os campistas de 63 : Goytacaz (campeão campista e fluminense) , Americano, Municipal, Campos, Rio Branco, Paraíso, São João e São José.

    1964 – considerados como participantes do estadual:

    1. os campistas de 64 : Americano, Municipal (vice campeão campista de 64), Goytacaz, Campos, Rio Branco, Paraíso, São João e São José.

    2. Os niteroienses de 63 (disp. em 64): União, Metalúrgico (SG), Eletrovapo e Fonseca.

    De 1965 em diante, só será considerado os niteroienses que participaram propriamente dos campeonatos denominados fluminenses ou como no caso do Bangu FC, também os campeonatos sulinos.

    A RSSSF não tem a lista dos participantes da Copa Vale do Paraíba de 1968, vc teria também os demais?

    Abs.

  6. Auriel de Almeida

    Então, Ielo: em 1963 tivemos dois campeonatos em niteroi: um amador e um profissional. O amador foi vencido pelo manufatora e o profissional pelo eletrovapo. Só que o profissional atrasou e acabou começando em janeiro de 1964! Como só teve 4 clubes (União, Metalúrgico, Eletrovapo e Fonseca) foi curto e acabou em abril de 64, junto com o campeonato campista de 63 (que começou em 63). A FFD tinha tempo hábil para efetuar a disputa Goytacaz X Eletrovapo, mas o clube campista alegou que o campeonato niteroiense não podia ser considerado válido como uma competição de 63 e sim de 64. A FFD aceitou o argumento e classificou o Goytacaz para a Taça Brasil como único campeão profissional de 63. Aí veio o campeonato campista profissional de 64, enquanto Niterói só teve amador (na verdade misto, mas não valia como profissional se nem todos cumprissem a cota de jogadores profissas) e o Eletrovapo foi campeão de novo. Aí o Eletrovapo exigiu a disputa com o Americano. E o Americano não queria. No fim das contas a solução da FFD foi dizer que o Eletrovapo era campeão de 63 mesmo, americano campeão estadual “normal” de 64 e a disputa entre americano X Eletrovapo virou um “estadual extra”. Sobre os demais niteroienses : nenhum mais foi considerado como zona profissional, depois desde que era de 63 disputado em 64. Mas em 66 a copa vale do paraíba passou a ser considerada zona profissional sim, classificando campeões e de vez em quando vices para as finais (em 64 e 65 tb teve copa vale do paraíba, mas não foram consideradas validas). Mas o Bangu pode ser considerado participante do fluminense por um motivo: em 68 montou uma equipe profissional e disputou uma copa vale do paraiba! Isso mesmo, uma equipe de niteroi foi jogar o campeonato do Sul do estado…

  7. Antonio Mario Ielo

    Sim, Sergio Inédito!!

    Parabéns…

    Os clubes que tem homônimos famosos, são difíceis de serem pesquisados no google, e muito mais nos jornais antigos disponibilizados pela Biblioteca Nacional.

    São sei se os campeonatos citadinos de Niterói nos anos de 64, 65 e 66 devem ser considerados campeonatos estaduais, e por consequência, se o Bangu FC faz parte dos participantes do campeonatos Fluminense.

    Em 1964, o campeão campista foi considerado campeão fluminense por ter sido o único campeonato profissional no estado, e posteriormente, por reclamação do Eletrovapo, foi realizado um campeonato Extra, um Supercampeonato Fluminense entre o Americano campeão campista de 1964 e Eletrovapo campeão niteroiense de 1963 disputado em 1964. O Eletrovapo torno-se o supercampeão de 64 e
    classificou para a Taça Brasil de 1965.

    Se foi considerado o campeão estadual, “o campeão campista”, deduzimos que seus participantes, são também participantes do Estadual de 64. Ou seja: Americano, Municipal (vice campeão campista de 64), Goytacaz, Campos, Rio Branco, Paraíso, São João e São José são participantes do ‘Estadual”, e tiveram a possibilidade de ser campeão estadual.

    O mesmo se deve aplicar ao campeonato citadino de Niterói de 1964, com equipes profissionais e amadoras? Considerando que o Eletrovapo venceu o Americano no super campeonato de 64, e foi o indicado para participar da Taça Brasil. Eu acredito que deve ser considerado também os participantes deste campeonato. Ou seja: AE Eletrovapo, Bangu FC (vice campeão niteroiense de 1964), Manufatura, e outros (não tenho os outros clubes), são também os participantes do ‘Estadual”, e tiveram a possibilidade de ser campeão estadual.

    Em 1965: O campeão campista foi considerado campeão fluminense por ter sido o único campeonato profissional no estado. O Americano FC foi o classificado para Taça Brasil de 1966. Não havendo disputa entre o campeão campista e o campeão niteroiense para termos o campeão estadual.

    Devemos considerar os campistas apenas ou por similariedade do ano anterior, considerar também os de Niterói? Devemos também considerar os participantes do campeonato do Sul Fluminense?

    Em 1966, o que devemos considerar? Campistas? Niteroienses? Sulistas?

    Se alguém puder acrescentar mais informações ou opiniões seria muito bom e mais esclarecedor em relação ao ‘tricolor” Bangu FC de Niterói.

    Abs.

    Abs.

    :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *