O Grêmio Recreativo Social Desportivo Tiradentes foi uma agremiação da cidade de São Gonçalo (RJ). A história desta equipe merece atenção, sobretudo, aos detalhes. O então comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (criado pela Lei nº 4.141, de 02 de dezembro de 1959), conhecido como Batalhão Tiradentes, no Bairro de Neves, em São Gonçalo, Tenente-coronel Armando Mário de Azevedo teve a ideia de Fundar um time de futebol no dia 14 de Outubro de 1966.
Talvez motivado pelo Tricampeão Mundial de 70, reuniu os seus melhores policiais, convocou Nelson Lamparina para ser o treinador. E assim os treinos começaram. A princípio, o time era chamado de Batalhão Tiradentes, pois era assim que todos conheciam. O time enfrentou clubes como Espanhol, Flamengo, XV de Novembro (Araruama), Santa Luzia (Saquarema), e conquistando bons resultados.
Então, o Presidente do time, o Tenente-coronel Armando Mário de Azevedo resolveu dar um passo além: inscrever o time no Campeonato Niteroiense de Futebol de 1973. A razão do porquê de estar localizado em São Gonçalo, mas optar em jogar em Niterói não há, em nenhuma reportagem, que esclareça a razão. Possivelmente, por considerar que na cidade vizinha possuíam os melhores times e o campeonato ser mais atrativo.
Mas para ser aceito no Departamento Niteroiense de Futebol (DNF), o time do Tenente-coronel Armando Mário de Azevedo precisava atender algumas exigências. A primeira era transformar o time do 4º Batalhão da Polícia Militar em clube.
Assim, foi constituído o Estatuto, em Fevereiro de 1973, se legalizou juridicamente como: Grêmio Recreativo Social Desportivo Tiradentes. Outro aspecto para dar legitimidade ao novo clube era constituir uma Sede em Niterói, a fim de atender a todas as exigências do DNF.
O fato é que a Sede foi montada, mas em nenhuma reportagem foi mencionada aonde ficava. Apenas especulando e, ao mesmo tempo seguindo uma lógica, o Bairro de Neves é divisa de São Gonçalo com Niterói. Sendo assim a tendência que a Sede ficava alguns metros do Batalhão, do lado niteroiense.
Já o campo de jogo… Uma “gambiarra”. Como no Brasil sempre se dá um “jeitinho“, o campo de jogo foi construído aonde ficava a “‘Feira de Neves”. Ou seja, o mando de campo era em São Gonçalo. Talvez por esse fato a confusão do jornal mencionar uma partida do Campeonato Niteroiense sendo realizado no Bairro de Neves, em São Gonçalo.
Após os tramites fora das quatro linhas, dentro de campo o Tiradentes debutou em 1973, terminando com o vice-campeonato. No ano seguinte, veio a maior glória ao conquistar o título do Campeonato Niteroiense de Futebol de 1974. Sem nenhum alarde, no ano seguinte (1975) mudou o nome para Tiradentes Atlético Clube.
FONTE: O Fluminense
Meu amigo Ielo,
Diante da confusão que envolvia este time, ao menos, conseguimos amenizá-lo.
O “Pulo do Gato” para encontrar informações mais consistentes foi descobrir a
palavra-chave: “Batalhão Tiradentes”, pois era assim que o time era chamado antes de
virar clube, durante como G.R.S.D. Tiradentes e depois como Tiradentes A.C.
Forte abraço!
Sergio,
Muito bom também os esclarecimentos sobre o Bairro de Neves de São Gonçalo, e a participação no campeonato niteroiense.
Abs.
Sergio e Amigos,
O GRSD Tiradentes, participou do campeonato fluminense de 1974, classificado pela Zona Central, junto com o Fluminense de Nova Friburgo, ficando na 3a colocação nas finais do estadual, sendo o Sapucaia Campeão Fluminense e o Americano vice campeão fluminense de 1974.
A dúvida é quem considerar em 1973? Campistas? Niteroienses? Sulistas?
Abs.
Sergio,
Muito bom artigo, principalmente com o nome completo do Tiradentes na época que disputou os citadinos.
Abs.