Texto extraído da “SÍNTESE HISTÓRICA DE CAÇAPAVA”, do professor José Damas Nogueira, no ano de 2008.
Nossa gloriosa alvi-celeste, nossa querida Associação Atlética Caçapavense dos bons tempos, é o resultado da vontade de um grupo de jovens que queriam, e muito, jogar futebol e que foram à luta para realizar seus ideais.
O esporte bretão empolgava a todos e em nossa cidade as atividades esportivas não tinham local adequado para ser realizadas. Resolveram escrever uma carta ao Conde Álvares Penteado, de São Paulo, comunicando-lhe que haviam fundado uma agremiação esportiva, denominada “Esporte Club Álvares Penteado” e solicitavam dele o envio de uma bola de futebol para a inauguração do clube…!
E, vejam só …! Para surpresa e alegria geral, conseguiram uma ótima bola e uma expressiva carta do Conde Penteado.
Firmou-se, daí por diante, a ideia forte de, em verdade, fundarem uma associação esportiva de futebol.
Ao grupo já existente associaram-se outros amigos. Então, foram convocados todos os interessados que se reuniram no “Cassino Caçapavense”, cedido pelos proprietários, para fundar o clube e tornar realidade o velho sonho.
E aí, em Assembleia Geral, num ensolarado domingo, dia 14/12/1913, fundaram o sonhado e desejado clube e escolheram seu nome: Associação Atlética Caçapavense.
Alugaram um pasto pertencente ao Sr. Benedito Ferreira de Morais, no Bairro da Vera Cruz e transformaram-no num campo de futebol, onde inesquecíveis partidas futebolísticas aconteceram.
Aqui há necessidade de se ver outra história paralela.
Consta que antes da existência da A.A. Caçapavense já havia na cidade um outro clube, dedicado ao futebol, entidade denominada Sport Club Edu Chaves.
Realmente eu próprio sabia disso há anos, por informação de meu pai, que integrou o time como jogador da defesa, além de uma estimada foto que possuo, de uma partida de futebol realizada a 25/04/1915 do Edu Chaves contra o Santa Cecília Foot-Ball Club, este dirigido pelo famoso “Mané Lopes” e ainda de notícia publicada no jornal “O POVO”, da época, que dá até a escalação dos dois times.
Em janeiro de 1915 a AAC mudou sua sede social provisória no “sobrado” para um prédio na Praça Visconde do Rio Branco, no 16 e nesse mesmo ano ela conseguiu comprar e mudar seu campo de futebol para o espaçoso terreno, que marginava a Rua Cel. Manoel Inocêncio com a R. Comendador João Lopes, que serviu muito bem, por anos seguidos, para a prática do futebol.
Em 1929 a A.A. Caçapavense conseguiu comprar o antigo prédio da Rua Cap. João Ramos, de propriedade do Sr. João Prudente, onde há anos funcionava o Cine Central, que foi desativado e, após algumas adaptações necessárias, tornou-se a terceira sede social e agora própria, para alegria de todos (hoje, o local é ocupado pela agência da Nossa Caixa/Nosso Banco).
E a entidade, de muita história que não cabe neste resumo, realizou-se plenamente com suas festas e futebol, tendo também passado por crises financeiras em 1948/49 e 1970/75, quando teve que vender sua sede social e edificar outra na Av. Cel. Manoel Inocêncio, onde ainda permanece.
Caçapava, setembro de 2008
________________________________________
Texto produzido pelo prof. José Damas Nogueira
Membro efetivo da Academia Caçapavense de Letras,
titular da Cadeira nº. 2, que tem como patrono o Dr.
José Pereira de Mattos.
fonte: camaracacapava.sp.gov.br