Santa Luzia Futebol Clube, de Sampaio Corrêa – Saquarema (RJ): Existiu entre 1936 a 1977

Fundado pouco depois da usina de açúcar, em 1936, o Santa Luzia Futebol Clube teve seus primeiros times formados por funcionários da indústria, cujo proprietário e patrono do clube, Dr. Durval Cruz, tinha inicialmente a intenção de dar aos trabalhadores, em sua maioria vindos de Campos e Espírito Santo, um domingo de lazer, já que no decorrer da semana o trabalho na plantação e corte da cana era muito duro.

Mas a paixão pelo futebol logo foi crescendo. Foi formada uma diretoria, que filiou o clube à Liga Saquaremense de Desportos e à Federação Fluminense de Desportos que, com a fusão do estado da Guanabara e ao antigo Rio de Janeiro, passou a se chamar Federação do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

Assim, o Santa Luzia virou, como a usina, uma potência também no futebol, formando grandes equipes com atletas locais onde podemos destacar Dode, Jorginho Barbosa, Pituta, Roló, Elias, Euclides, Jorge Luiz, Geneci e Jorge Luiz Cardoso. Esses 3 últimos são um capítulo a parte; Canidé elevou o nome do clube e do 3º distrito, chegando ao futebol profissional do Clube Atlético Mineiro.

Delmir, com sua garra e dedicação, iniciou e encerrou sua carreira no Santa Luzia e Pintinho, também conhecido como “Pai Velho”, além de grande atleta, dedicou sua vida como auxiliar técnico, massagista, zelador e técnico da escolinha, sem dúvida um verdadeiro mito, respeitado e amado por todos.

Além destes, Balzinho foi outro grande jogador do terceiro distrito, que brilhou no clube, tendo sido considerado na época o melhor atacante em atividade no município. Mais tarde, o clube resolveu investir no mercado de fora e trouxe atletas de excelente qualidade, entre eles Arthur, João Carlos, Didi, Pelezinho, Carrete, Cleber, Paulinho, Josué, Chicão, Mamão e Gabriel.

Rodolfo, Boquinha, Vavá e Luiz Carlos foram contratados pelo Santa Luzia a outros clubes do nosso próprio município. O terceiro distrito também teve grandes diretores como José de Azevedo Pinto (Zéquito), Lucio Couto, Arí Fonseca, Chiquinho Batista, Divaldo e Mertodinho.

E não podemos deixar de mencionar os torcedores fervorosos como o Matinada, Dona Ana e Seu Pedro Delfino que chamavam atenção no campo, torcendo, e pelas nas laranjas e pão com mortadela que vendiam no estádio.

Em 1966, surgiu o Esporte Clube Sampaio Corrêa e a rivalidade foi grande com o Santa Luzia, já que alguns atletas insatisfeitos no tricolor se transferiram para o novo clube que também formou grandes elencos e diretorias, sendo Roberto Marques Ferreira (Sargento) e Ricardo Reis, dois baluartes.

Mas, assim como ocorreu com o Santa Luzia, o Sampaio também encerrou suas atividades, entre outros locais como o Fundo de Quintal e o Esperança, restando hoje apenas o Baziléia, o Tropa de Elite e o Gelobol, no futebol amador e o Sampaio Corrêa no profissional. Já o velho estádio Durval Cruz, palco de grandes recordações de jogos memoráveis, hoje está totalmente abandonado. Dá pena de ver…

O terceiro distrito, além do forte futebol local, ainda revelou atletas para o profissional como Canidé, Rômulo e Zú que representaram o futebol saquaremense na Holanda. Romerito disputou o último Campeonato Brasileiro pela Ponte Preta e Fábio Neves, que já atuou no Fluminense, hoje se encontra no futebol internacional, jogando na Coréia do Sul.

O distrito de Sampaio Corrêa revelou também grandes árbitros que fizeram parte do quadro da Liga Saquaremense: Fernando Goiaba, Brandão, Jorge Pezão, Bazilêu, Carlinho Alicate, Rubens, Carlos Conceição, Ricardo Gazoni e a grande revelação Carlos Cordeiro.

João Carlos, zagueiro do Santa Luzia

Ele mora em São Gonçalo, mas durante muitos anos fez parte da equipe do Santa Luzia, antes de jogar pelo clube de Saquarema, inclusive na Seleção de Saquarema que competia com outros municípios da Região dos Lagos e no time veterano do Saquarema.

Em 1977, quando a usina já não estava mais funcionando, o Santa Luzia Futebol Clube ainda resistia, tanto que conquistou a Taça Mário Castanho, que congregava os clubes da região, tendo como zagueiro o então cabeludo João Carlos.

Hoje, casado com Marli, uma das sobrinhas do Dr. Tatagiba, pioneiro da medicina local, João Carlos frequenta Saquarema apenas como veranista, mas não esquece seu tempo de glória no Santa Luzia e no Saquarema.

Curiosidade

Em 1972, a supersafra da usina foi comemorada com um show de escolas de samba do 1° grupo que veio do Rio: a Imperatriz Leopoldinense, o Salgueiro e Mangueira”, conta Gervásio, hoje o funcionário mais antigo da Prefeitura Municipal.

Ele também se recorda, mas sem muita certeza, que a Imperatriz chegou a fazer um enredo falando da usina, inclusive do time de futebol da fábrica que era o Santa Luzia Futebol Clube.

O Santa Luzia foi uma agremiação que realizou grandes acontecimentos e fez história no futebol de Saquarema, revelando jogadores para o cenário nacional e até internacional, conquistando vários títulos. Em 1958, a equipe do Santa Luzia realizou um jogo treino com a seleção brasileira campeã do mundo”, afirma o ex-funcionário da usina que começou trabalhando em pequenas funções e acabou sendo um dos mais importantes técnicos da área administrativa da Santa Luzia, na área de recursos humanos

 Participações no Campeonato Fluminense de Clubes Campeões

O Santa Luzia F.C., como o campeão do Campeonato Citadino de Saquarema de 1944, disputou o Campeonato Fluminense de Clubes Campeões de 1944, realizado em 1945. Acabou sendo eliminado na primeira fase, tendo o Petropolitano, de Petrópolis como o grande campeão daquela edição.

O Esperança Futebol Clube, de Nova Friburgo ficou com o vice.  Com o título de campeão do Campeonato Citadino de Saquarema de 1969, participou do Campeonato Fluminense de Clubes Campeões de 1969. O campeão de 1969 foi o Americano FC, de Campos.

FONTES & FOTO:  O Saquá – ‘O Jornal de Saquarema’

6 pensou em “Santa Luzia Futebol Clube, de Sampaio Corrêa – Saquarema (RJ): Existiu entre 1936 a 1977

  1. Sergio Mello Autor do post

    Amigos,

    Acabei de receber um e-mail do presidente da Liga de Saquarema, Gilson Gomes,
    informando que as cores do Santa Luiza FC: verde, branco e grená!

    Já atualizei as cores!

    Enfim, de forma oficial este era o Santa Luiza Futebol Clube!

    Abraços!

  2. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,

    Agradeço pela lista, pois a minha organização é excelente em alguns casos e ruim em outros! Rsrs
    No que se refere aos 14 clubes, agora restam 13. Pois publiquei o São José A.C. de Cachoeiras de Macacu.

    Alguns desta lista estou rastreando e, talvez tenha novidades. Vamos ver se conseguiremos encontrar todos! O que sei é: há alguns anos atrás essa lista era centenária e agora caiu bem.
    Acredito que ainda encontraremos todos!

    Grande abraço!

  3. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Minhas anotações e listas de participações são na sua grande maioria retiradas de artigos do nosso próprio blog.

    Como vc sabe, os campeonatos estaduais do “antigo Estado do Rio”, é o mais complexo devido as suas mais variadas formas, em conjunto com os fortes campeonatos citadinos ou campeonatos regionais, como do Sul Fluminense. Assim temos uma grande “quebra-cabeças” incompleto.

    Dentro das informações que tenho, descrevo de forma decrescente de data os seguintes clubes que participaram dos Campeonatos Fluminense, que não temos a publicação ou divulgação dos escudos.

    1. Esporte Clube Irapuru (alvi-rubro), da Vila Ursulino de Barra Mansa – ligado ao Frigorifico Irapuru (fálido), participação em 1974, ainda existe seu campo ao lado do Estádio do Barra Mansa FC e recentemente teve um dos seus jogadores transferido para jogar na Polônia, o Vitinho (Victor Guilherme dos Santos Carvalho) filho do ex-jogador do Voltaço, Ailton Guilherme de Carvalho, o Escovinha.

    2. Associação Atlética de Volta Redonda, participou em 1954, 1955 e 1956.

    3. Forte Futebol Clube, fundado em 1931, possível participação em 1949, por ser o campeão citadino de São Gonçalo neste ano.

    4. Associação Atlética Portuguesa de Macaé, participou em 1945.

    5. São José Atlético Clube de Cachoeiras do Macacu, participou em 1944. Este clube ainda existe, e com seu ultimo artigo da Seleção de Cachoeiras do Macacu, nos levou direto ao próprio São José no Facebook, aonde encontramos muitas publicações do seu escudo. BINGO!!!!

    6. Rubro-Negro Futebol Clube de Araruama, participou em 1944. Acredito que não tenha existido com este nome, devendo ser erro de digitação, provável ser o próprio Rubro AC, já publicado por vc.

    7. Aimoré Esporte Clube de São Sebastião do Alto, participou em 1944.

    8. Esporte Clube Brasil de Rio Bonito, participou em 1944. Dúvidas do nome e município sede.

    9. Engenho Central Futebol Clube, do distrito de Larajeiras de Itaocara, participou em 1944.

    10. Esporte Clube Perinas de Angra dos Reis, participou em 1943 e 1944.

    11. Esporte Clube Itaocara, participou em 1943.

    12. Transporte Futebol Clube de Teresópolis, participou em 1943. Seu campo ainda existe, utilizado pelo Barra e outros.

    “Doze é um bom numero”, do Marcos e do “Gersinho” goleiro pegadô de penautís da “Copinha”. eheheh

    13. Esporte Clube Independentes de Nova Iguaçu, participou em 1941.

    14. Flamengo Futebol Clube de São Gonçalo, participou em 1941.

    Faltam mais 14 outros clubes, considerando que vários campeonatos da “capital” Niterói, também serem considerados campeonatos estaduais, incluindo clubes de São Gonçalo. Posteriormente publico esta lista, após realizar algumas “checagens”.

    Está lista está longe de ser completa, pois falta muitos dados de vários campeonatos, e quais citadinos devem ser considerados com “estaduais”, ou mesmo, campeonatos regionais, como no caso dos Campeonatos do Sul Fluminense ou mesmo se existiu campeonatos no Norte Fluminense que devem ser considerados ou não.

    Abs.

  4. Sergio Mello Autor do post

    Ielo,

    Como o amigo possui um lista detalhada dos campeonatos fluminenses, e outras competições…

    qual ou quais times ainda não foram encontrados?

    Um grande abraço.

  5. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo,
    Agreguei as informações na postagem.
    Sobre a questão das cores invertidas no escudo,
    ao redesenhá-los, repeti nos uniformes.
    Ou seja, no uniforme branco (possivelmente o segundo uniforme)
    O amarelo na parte superior e o verde na parte inferior.
    Enquanto no uniforme listrado na vertical (creio que era o primeiro uniforme)
    O verde na parte superior e o amarelo na parte inferior.

    Um grande abraço

  6. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Parabéns pelo artigo e escudo inédito do Santa Luiza Futebol Clube.

    No intuito de complementação temos:

    O Santa Luiza FC, disputou o Campeonato Fluminense de Clubes Campeões de 1944, disputado em 1945. Provavelmente o Santa Luiza FC foi o campeão citadino de Saquarema de 1944. No campeonato estadual foi eliminado na primeira fase. O campeão estadual de 1944 foi o Petropolitano FC e vice campeão Esperança FC de Nove Friburgo.

    Também participou do Campeonato Fluminense de Clubes Campeões de 1969. O campeão de 1969 foi o Americano FC de Campos, que teve a participação também do Crol FC de São Gonçalo, provavelmente campeões citadinos de 1969 de Saquarema e São Gonçalo.

    Algumas Curiosidades:

    1. Em muitos sites pesquisados temos erroneamente o nome como Usina Santa Luzia, e conseguente o Santa Luzia FC.

    2. Não existe no catálogo de santos e ícones da Igreja Católica a Santa Luiza, existindo sim, Santa Luísa de Marillac.

    3. As ruínas da antiga Usina, as margens da antiga Estrada de Ferro Maricá e da rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), proporciona um belo cenário, que deve ser preservado como patrimônio histórico e cultural de Saquarema, ideal para implantação de um centro cultural para a população local e turística regional. Recomendo ver fotos atuais do local.

    Abs.

    Em tempo: Uma observação, no escudo do uniforme branco, a parte verde do escudo e a inferior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *