Itaperuna Esporte Clube – Itaperuna (RJ): Fundado em 1989

O Itaperuna Esporte Clube é uma agremiação do Município de Itaperuna, localizado na Região Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A 313 km da capital do Rio, Itaperuna conta com uma população de 98.004 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2013.

Uma curiosidade é o significado de “Itaperuna”: é um termo proveniente da língua tupi antiga, que quer dizer “pedra erguida escura”, por meio da junção dos termos itá (pedra), byr (erguida) e una (escura).

A Águia do Noroeste ou Terror do Interior foi Fundado na sexta-feira, do dia 21 de Julho de 1989, a sua Sede fica na Rua Santiro Garibaldi, nº 12, no Centro de Itaperuna. Na verdade, era uma extensão do Porto Alegre Futebol Clube (Fundado em 1915).

Time de 1989

Em 1989, a cidade de Itaperuna comemorou seu centenário de fundação. Em 21 de julho daquele ano, após a participação do Porto Alegre no Campeonato Estadual, ficou definida a fusão deste clube com o Unidos e o Comércio e Indústria – amadores, mas velhos rivais do campeonato local – para a criação do Itaperuna Esporte Clube, que herdaria a vaga do Porto Alegre no Campeonato Estadual a partir de 1990.

Na primeira participação do novo clube, em 1990, o Itaperuna repetiu a boa campanha do ano anterior ao final da disputa da Taça Guanabara, e ficou em quinto lugar, à frente de América, Americano, Bangu, Campo Grande, Cabofriense, América de Três Rios e Nova Cidade. Ao término no segundo turno, a Taça Rio, o time ficou na lanterna. No cômputo total ficou em nono lugar, à frente de Campo Grande, Cabofriense e Nova Cidade.

Em 1991, ficou na nona posição ao término da Taça Guanabara, à frente de América de Três Rios, Portuguesa e Volta Redonda. Ao término da Taça Rio, o time repetiu a nona posição à frente do Bangu e dos rebaixados São Cristóvão e Goytacaz.

Em 1992, ficou em último lugar na Taça Guanabara e ainda perdeu 5 pontos por ter utilizado de forma irregular o lateral Júnior na derrota de 3 a 0 para o Vasco. Na Taça Rio ficou na 12ª posição, à frente apenas de Goytacaz e Madureira e atrás do Campo Grande. Todos sofreram o descenso.

Em 1993, disputou o primeiro turno do Grupo “B” da Primeira Divisão, conseguindo o acesso à elite do futebol fluminense na Taça Rio com o Bonsucesso, realizando campanha excepcional: venceu todas as 11 partidas que disputou, sofrendo apenas um gol, na partida de estreia contra o Friburguense.

Na ocasião, o goleiro Pacato chegou a permanecer 1.133 minutos sem sofrer gols. Durante a disputa da Taça Rio, conseguiu sua permanência ao ficar na décima posição, à frente dos rebaixados São Cristóvão e Bonsucesso. Em 1994, terminou em sexto lugar, último de sua chave. No ano seguinte, 1995, terminou o primeiro turno na quinta colocação. No segundo turno, foi o sexto e conseguiu se manter na elite do futebol fluminense.

Em 1996, realizou sua melhor campanha na história do Estadual. Terminou o primeiro turno, a Taça Guanabara, em quinto lugar, chegando a derrotar o Botafogo por 4 a 1 no dia 4 de maio. No segundo turno, a Taça Rio, ficou na décima posição. Na classificação final, ocupou a quinta colocação, atrás apenas dos chamados “quatro grandes” do estado. O destaque daquela equipe era o centroavante Barata, autor de 11 gols.

Em 1997, diante das fortes chuvas que inundaram grande parte do município em janeiro, o clube esteve perto de abandonar a disputa do Estadual, mas acabou garantindo sua participação já perto do início da competição.

Ao fim da Taça Guanabara ficou na décima posição, sendo eliminado das etapas seguintes, já que somente os oito primeiros disputaram a Taça Rio. Em 1998, na primeira fase do certame, disputada apenas por times pequenos, ficou na sexta e última posição. O líder foi o Friburguense, seguido de Madureira, Olaria, Volta Redonda e América.

Em 1999, participou do Torneio Seletivo, grupo do interior, na primeira fase e ficou na liderança, se classificando a outra fase. Volta Redonda e Associação Desportiva Cabofriense completaram a lista. Ao fim da Taça Guanabara, ficou na décima posição, última da tábua de classificação.

Ao final da Taça Rio, o segundo turno, repetiu a mesma colocação. É o último ano em que o Itaperuna enfrenta os grandes clubes do estado. Em 2000 e 2001, o clube disputou uma fase preliminar do Campeonato Estadual.

No primeiro ano, ficou em último em seu grupo. O Madureira liderou a chave, seguido de América., Olaria e Bangu. Já no ano seguinte, fica na quarta posição entre seis participantes. A Associação Desportiva Cabofriense se classifica. Em seguida aparecem Volta Redonda, Serrano, Portuguesa e São Cristóvão.

Em 2002, o Itaperuna – com Nova Iguaçu, Serrano e Barreira, que também enviaram representantes ao conselho arbitral da categoria – resolve ficar de fora de competições oficiais por dois anos. Portanto, ausenta-se do Campeonato Estadual da Segunda Divisão.

Em 2003, o Itaperuna fica afastado das competições oficiais, voltando a disputar a Segunda Divisão no ano seguinte. Ao término da primeira fase, no Grupo “A”, fica na quinta posição, atrás dos classificados Volta Redonda e Boavista, além dos eliminados Rio Branco, Entrerriense, São Cristóvão, Mesquita e Casimiro de Abreu.

Em 2011, disputou a Campeonato Carioca da 2ª Divisão, mas foi rebaixado para a Terceira Divisão em 2012 por abandonar injustificadamente a competição em 2011. Desde então suas atividades esportivas estão paralisadas.

Seu estádio, o Jair de Siqueira Bittencourt, com capacidade para 10 mil pessoas, começou a ser demolido em 2015, porém o então presidente do Conselho Deliberativo do clube Aílton Luiz da Silva Sales acionou a justiça e conseguiu impedir a venda e a demolição do estádio.

Em 22 de dezembro de 2015 sendo convocada nova eleição o então presidente do Conselho Deliberativo do clube foi candidato e ganhou a eleição para Presidente Executivo. Atualmente o clube está em busca de parcerias para que possa disputar o Campeonato Carioca da 3ª Divisão de 2017.

 Participações em competições nacionais

Após a fusão, em julho de 1989, a primeira competição disputada pelo Itaperuna foi o Campeonato Brasileiro da Série B no segundo semestre daquele ano, no qual fez a melhor campanha sua história.

Na primeira fase, no Grupo “H”, se classificou em 1º lugar, ficando o Americano em segundo. Os dois primeiros se habilitaram às oitavas de final. Foram eliminados Cabofriense, Rio Branco (ES), Desportiva e Colatina.

O Itaperuna veio a eliminar o Treze nas oitavas. Porém, nas quartas de final, foi superado pelo Remo/PA, ficando na sétima colocação geral, a melhor de um clube fluminense naquele ano. Subiram Bragantino e São José (SP).

Em 1990, no Campeonato Brasileiro da Série B, passou novamente da primeira fase. Na segunda, terminou empatado em todos os critérios na segunda colocação com o Sport Recife – e atrás do Operário (PR) e à frente do Remo.

Houve a necessidade de um sorteio para a definição do classificado, realizado na sede da CBF no dia 19 de novembro, e no qual o Sport saiu vencedor. Ao final do campeonato, subiram Sport Recife e Atlético Paranaense.

Em 1991, ainda na Série B, ficou apenas na 27ª colocação. E no ano seguinte disputou pela última vez a Segunda Divisão, terminando na 25ª posição. Nesta campanha, o destaque foram os dois empates (0 a 0 em Salvador e 1 a 1 em Itaperuna) com o tradicional Vitória (BA), que naquele ano terminaria o campeonato como vice-campeão.

Em 1995, em sua última participação numa competição nacional, disputou o Campeonato Brasileiro da Série C e ficou na 78ª posição entre 107 times. Subiram XV de Piracicaba e Volta Redonda.

 

 

FONTES: Wikipédia – Página do clube no Facebook

FOTOS: Blog Botões para sempre – Blog Raquel História Fe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *