História do Futebol em Mato Grosso – dos primórdios à atualidade

Bar "Balança Mais Não Cai" em Várzea Grande. Encontro de dirigentes, torcedores e jogadores após os jogos do Operário VG nos anos 50

O pontapé inicial do futebol em Mato Grosso não aparece através de informações documentadas. Há poucos artigos, dados e registros relativos aos precursores do esporte no início do século XX na capital de Mato Grosso. Segundo alguns relatos, a 1ª “pelota” chegou a Cuiabá em 1905, por meio do Padre Antonio Maria Malan.

Adquirido em São Paulo, o artefato deixou a juventude alvoroçada para aprender as primeiras lições do esporte britânico. O governo era do presidente Antonio Paes de Barros, o “Totó Paes”, que entrou para a história também por participar da introdução do futebol no Estado.

Nesse início do século passado, entre 1911 e 1915, surgiram vários times na capital como o Americano, Paulistano, Royal, Internacional e Cuiabá Futebol Clube. Esses times, conforme registros, abriram a história do futebol em Mato Grosso.

O Internacional, com domicílio no Bairro do Porto, tinha como presidente Gustavo Kulman, sendo formado pelos jovens residentes na área portuária da Capital. Já o Cuiabá Futebol Clube, mais elitizado, era presidido por Leovegildo Martins, contando em seu elenco por jovens da sociedade cuiabana na época.

Inicia-­se a trajetória do futebol nos campos Matogrossense. Cronistas da época asseguram que em 15 de novembro de 1913 foi inaugurado a 1ª praça esportiva como forma de incentivo ao crescimento do esporte na cidade. O gramado ficava no Campo D’Ourique, onde atualmente se encontra a Praça Pascoal Moreira Cabral que abriga o marco do Centro Geodésico da América do Sul e a Câmara Municipal. O futebol começava a desbancar o “esporte” favorito na época, as touradas cuyiabanas.

O 1º jogo da história da cidade teve como protagonistas o Cuiabá e o Internacional do bairro do Porto. Cuiabá ganhou por 3 a 0. O esporte crescia, mas não havia uma entidade responsável pela organização de competições oficiais de futebol no estado.

Cada cidade simpatizante pelo esporte se organizava em ligas, estabelecendo as bases para que esses eventos se realizassem. Em Cuiabá a entidade responsável era conhecida como Liga Esportiva Cuiabana (LEC). Essa corporação foi fundada em 11 de junho de 1936 e presidida pelo desembargador José Vieira do Amaral e composta pelos seguintes clubes:

Comércio Futebol Clube;

Paulistano Futebol Clube;

Americano Esporte Clube;

Associação Atlética Tipográfica;

Esporte Clube Destemido (todos extintos);

Mixto Esporte Clube;

Clube Esportivo Dom Bosco (os dois últimos ainda em atividade).

 

As disputas eram realizadas no Campo do Bosque Municipal, onde mais tarde se construiu o “Estádio do Comércio” – o 1º Estádio de Futebol de Mato Grosso, presidido pelo desportista Manoel Soares de Campos e inaugurado em 7 de setembro de 1936.

Ficava onde hoje está o Colégio Estadual Liceu Cuiabano, localizado na Praça General Mallet, esquina com Avenida Getúlio Vargas. Registros informais apontam que Mixto versus Americano era o grande clássico da época, com casa cheia em todos os jogos.

 

Gestão esportiva

Em 26 de maio de 1942, em Cuiabá, foi fundada a Federação Mato­grossense de Desportos (FMD), denominação originária da Federação Mato­grossense de Futebol (FMF), com a finalidade de gerir o futebol no estado. Assinaram em baixo os clubes e ligas:

Americano Esporte Clube;

Clube Esportivo Dom Bosco;

Estado Novo Esporte Clube;

Paulistano Futebol Clube;

Terceiro Distrito Esporte Clube;

Liga Esportiva de Corumbá;

Liga Mirandense de Futebol;

Liga Esportiva Aquidauanense;

Liga Municipal de Amadores de Campo Grande;

Liga Três­lagoense de Desportos.

 

Era considerada uma entidade eclética, porque congregava por meio dos seus respectivos departamentos, todos os esportes. Foi eleito como seu 1º Presidente Dr. Alexandre Arddor Filho, que elaborou seu Estatuto Oficial (DO/MT/ 29/12/1943) e seu registro em cartório do 1º Oficio de Cuiabá em 11/01/1943.

 

1º Campeonato Mato­grossense de Futebol ­ 1943

O primeiro campeonato oficial, categoria amador, foi realizado em 1943. O primeiro jogo oficial do futebol regional ocorreu no dia 31 de janeiro de 1943, no Campo do Bosque Municipal, pertencente ao Comércio Esporte Clube.

O Mixto Esporte Clube venceu o Clube Esportivo Dom Bosco por 5 a 1. O primeiro gol marcado no campeonato foi de Hugo (Mixto).

O campeão do certame foi o Paulistano Futebol Clube. Rivalidade Na década dos anos 50, consta nos arquivos que a maior rivalidade no futebol cuiabano era no clássico Clube Atlético Mato­grossense X Mixto Esporte Clube. O desfile de craques tinha Uir Castilho, Fulêpa, Baicerê, Fião, Dasmaceno, Poxoréo e outros.

Em 1958, o jovem dirigente Rubens dos Santos filia seu Operário Várzea­grandense na FMD, valorizando mais ainda o Campeonato Cuiabano. No dia 23 de julho de 1958, o Operário realiza sua primeira partida noturna, e empata com o “Bicho Papão”, Atlético Mato­grossense em 1 a 1, com Fião marcando o gol do time da capital, e Tião Macalé empatando para o tricolor.

 

Profissionalização é sacramentada em 1967

A profissionalização do Futebol Mato­grossense ocorreu em 1967, através de uma iniciativa dos jovens dirigentes Rubens dos Santos, Ranulfo Paes de Barros, Macário Zanacape, João de Deus, Silva Freire, Francisco de Assis, e outros esportistas.

O coronel Hélio de Jesus Fonseca foi escolhido o primeiro presidente da Federação Matogrossense de Desportos (FMD). O 1º campeão foi o Clube Esportivo Operário Várzea­grandense, “o chicote da fronteira” presidido pelo habilidoso e astuto desportista Rubens Baracat dos Santos, “o Velho Guerreiro”. O Clube Esportivo Operário Várzea­grandense ganhou novamente no segundo campeonato oficial.

Presidiram a Federação Matogrossense de Desportos (FMD), entre outros, Alexandre Arddor Filho, Crescêncio Monteiro, Álvaro Miguéis, José Monteiro de Figueiredo, Lenine de Campos Póvoas, Ranulpho Paes de Barros, Otyles Moreira da Silva, Hélio de Jesus da Fonseca, Gastão de Mattos Muller, Macário Zanagape Filho, Herman Dutra Pimenta, Agostinho Dias Dorilêo, Agripino Bonilha Filho, Levi Rodrigues do Prado, Júlio José de Campos, Carlos Orione, Lourival Nunes de Barros.

 

Em 31 de maio de 1976, foi nomeado pelo Almirante Heleno de Barros Nunes, Presidente da Confederação Brasileira de Desportos o Sr. Carlos Orione (Procurador de Justiça aposentado) para assumir como interventor a Federação Mato­grossense de Desportos (FMD).

A Assembléia Geral e Extraordinária do dia 21 de Abril de 1979, homologou a aprovação da transformação da denominação da Federação Mato­grossense (FMD) na atual Federação Mato­grossense de Futebol (FMF), conforme consta na Ata nº. 08/79, sendo eleito Orione seu 1º presidente.

Em sucessivos mandatos, Orione coordenou a criação e ampliação das Ligas de Futebol Amadoras (hoje com mais de 82 Ligas filiadas a FMF). Instituiu a 1ª e 2ª Divisão de Futebol Profissional de MT e articulou com a CBF na inclusão no Campeonato Brasileiro Série A, nas décadas de 1976 a 1980, de cinco equipes de Mato Grosso: Mixto, Operário, Dom Bosco, Comercial e Operário de Campo Grande (MS). Este último conseguiu honrosa classificação de 3º lugar no Campeonato Brasileiro/1977.

 

FONTES: Site FMF (www.fmfmt.com.br) – Site Craques do Rádio (www.craquesdoradio.com.br) – José Eustáquio Pulula da Silva (http//zepulula.blogspot) – Governo de Mato Grosso/ Secopa  

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, História do Futebol, Mato Grosso em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

6 pensou em “História do Futebol em Mato Grosso – dos primórdios à atualidade

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Waldson, bom dia.
    Certa vez pesquisei um documento similar na Câmara de Vereadores do Rio. Aqui há um acervo dos documentos.
    Acredito que na tua cidade tem também.
    Portanto, a minha sugestão é vc ir na Câmara de Vereadores e buscar o documento que desejas.
    Desde já lhe desejo boa sorte, encontrando o que procuras.
    Forte abraço!

  2. Waldson Diniz

    Bom dia,

    Gostaria de encontrar a legislação que trata da inserção de estrangeiros no esporte do Mato Grosso Uno. Pesquiso o esporte amador e sua relação com com a fronteira Brasil-Bolívia. Nesse instante gostaria de esclarecer em que momento se normatizou o ancestral do campeonato brasileiro no tocante à presença de estrangeiros, pois havia muitos bolivianos e paraguaios nos times amadores e quando se iniciam os referidos campeonatos deve ter havido alguma legislação que apesar das buscas na Internet ainda não foram encontradas.
    Caso possa ceder/indicar algum documento ou orientação, ficarei imensamente agradecido.

    Prof. Dr. Waldson L. C. Diniz
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal.

  3. Joacir Hermes de Amorim

    Notei que a matéria não menciona os times de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã que até 1979, fizeram parte do futebol de Mato Grosso. A matéria relata a história de 1905 até 1977. Eu sei que o futebol em Campo Grande foi profissionalizado em 1972 e de 1973 à 1979, os times do sul do Estado participaram dos Campeonatos Mato-grossense. Então porque nada foi falado a respeito deles?

  4. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,

    A história do futebol Matogrossense contém uma série de problemas.

    O material para pesquisas é irrisório… Seja por meio dos jornais, revistas, vídeos, documentos, etc.

    Há uma certa “magoa”, sobretudo, das pessoas mais antigas pela separação do estado, dando origem a Mato Grosso do Sul.

    Por isso, que cada lado procura dar ênfase do que seu estado fez, e, obviamente, no aspecto mais relevante.

    Diante do quadro de escassez só nos restam coletar o material que for encontrado e, assim, possamos montar um panorama que nos dê um esboço do que, realmente, aconteceu, sem apoiar um lado ou o outro.

    A esperança é que a Biblioteca Nacional possa disponibilizar jornais que nos ajudem a montar esse quebra-cabeça!

    Abração!

  5. Antonio Mario Ielo

    Sergio e amigos,

    Sem querer polemizar, discordo deste artigo referente principalmente aos “Primórdios”, que contrapõem meu artigo “Achegas dos Primórdios do Campeonato Mato-grossense”, publicado em 17 junho de 2016, na qual aponto a parcialidade das federações, não publicando a história geral do Estado, não reconhecendo a primeira federação Mato-grossense sediada em Corumbá, fundada em 1921, reconhecida e filiada a federação nacional. Ela realizava campeonatos estaduais de clubes e organizava a própria seleção mato-grossense, participando dos campeonatos brasileiro de seleções, mesmo não sendo a capital do estado.

    Não considero que o Campeonato Cuiabano de 1943, tenha sido o primeiro campeonato oficial “estadual”, pois os campeonatos organizados por Corumbá também foram oficiais. Lembrando que os campeonatos organizado pela Federação Mato-grossense de Desportos de Cuiabá, só participava clubes de Cuiabá, e teria a primeira participação de um clube de outro município muito próximo em 1955 (Sto Antonio) e 1958 (Operário de Várzea Gde). E, somente na década de 60 começa a realizar o Torneio de Inter-clubes campeões do Estado, com a participação dos campeões municipais do estado, não sitado no artigo.

    Discordo também da classificação da primeira partida e da 1a praça esportiva, pois já havia ocorrido partidas em Corumbá e Cáceres anterior a 1905, bem como a existência de praça esportiva.

    Ressalto novamente, que necessitamos de muitas complementações e confirmações, e será muito importante as colaborações para acrescentar mais fatos e clubes, e que não seja esquecido a história do futebol em que a sede da federação não se localizava na capital.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *