1º Jogo: Friburgo goleou
No 1º jogo da final do Campeonato Fluminense de Futebol Amador, a Seleção de Nova Friburgo fez vale o fator casa e goleou o selecionado de Itaguaí pelo placar de 4 a 0. A Renda foi 74 mil cruzeiros, arbitrado por Américo Loureiro. A partida aconteceu no domingo, no dia 21 de agosto de 1960, no Estádio Eduardo Guinle, em Friburgo.
A Seleção “Fantasma” não viu a cor da bola. Melhor para os friburguenses que aproveitaram para vencer, com gols de Paulo (duas vezes), Catita e Russo (um cada).
2º Jogo: empate sem gols
No 2º jogo, no domingo, no dia 28 de agosto de 1960, o Itaguaí recebeu o Nova Friburgo, em seus domínios. Porém, não conseguiu sair de um placar de 0 a 0. Assim foi necessário um jogo-extra para definir o campeão.
3º Jogo: Friburgo vence e fatura o título
No Estádio Caio Martins, em Niterói, teve lugar do terceiro jogo Nova Friburgo x Itaguaí para decidir o Campeonato Fluminense de Futebol Amador. Bom público, mais uma vez prestigiou o espetáculo, proporcionando uma renda de quase 40 mil cruzeiros.
Em que pese o empenho da seleção “benjamim” da FFD, a verdade é que os friburguenses estiveram mais seguros e se entenderam bem melhor diante da meta adversária. Os vice-campeões realizaram trabalho proveitoso na meia-cancha, porém nos arremates finais pecaram.
Os tentos de Paulo e Pardal no primeiro período da peleja serviram para a vitória e a conquista do título máximo no futebol amador do Estado. César e Juca foram expulsos.
PS: A Liga Friburguense de Desportos (LFD), era presidido pelo Sr. Carlos Mastrangelo. A Seleção de Itaguaí ganhou o apelido de a “Seleção Revelação de 1960”.
ITAGUAÍ 0 X 2 NOVA FRIBURGO
LOCAL: Estádio Caio Martins, em Niterói (RJ)
ÁRBITRO: José Luís Ennes (FFD)
EXPULSÕES: César (Itaguaí) e Juca (Friburgo)
CARÁTER: 3º jogo da final do Campeonato Fluminense de Futebol Amador de 1960
DATA: Domingo, dia 04 de setembro de 1960
HORÁRIO: 15 horas
FRIBURGO: Ivan; Cléo e Leoni; Chiminga, Tilu e Agnaldo; Juca, Russo, Carlinhos, Paulo e Pardal.
ITAGUAÍ: Nélio; Sílvio e César; Carlos Luís, Enezio e Paulo; Apiciutar, Washington, Adu, Heitor e Assis.
GOLS: Paulo e Pardal (Friburgo), ambos no 1º Tempo.
FONTE: Jornal Última Hora