
O União Mútua Futebol Clube, do bairro de Vila Carioca, subdistrito do bairro do Ipiranga, situado na Zona Sul, da capital paulistana, foi fundado na data de 24 de maio de 1930.

É conhecido como “O Gigante do Bairro”.

Tem seu estádio na Rua Álvaro Fragoso número 590 e sua sede no número 313 da mesma rua.

Seu escudo possui cinco cores: vermelho, amarelo e verde, a faixa azul em diagonal e as mãos com luvas brancas, que representam a Espanha, Itália, Portugal e Brasil, pois o clube foi fundado por imigrantes desses países.

Em dezembro de 2010 publiquei um artigo intitulado “O Futebol na Vila Carioca”, que julgo valer a pena reproduzir nesta data.
O FUTEBOL NA VILA CARIOCA
Um amigo encontrou o escudo do União Mútua Futebol Clube postado por mim e me mandou um e-mail que achei interessante postar no blog, pois ele simplesmente acabou narrando um pouco da história do futebol do bairro da Vila Carioca – Distrito do Ipiranga – Zona Sul da Capital de São Paulo.
Toninho, boa tarde,
O escudo do União Mútua é exatamente este.
O clube era o mais estruturado da Vila Carioca e olha que ali haviam inúmeros times, só para citar alguns: Cruzada Paulista (Rua Aida); XI Primos (hoje na Rua Amadis – morei do outro lado da rua); Auri Verde, Cruzeiro, Carioquinha e Santos (todos Rua Auri Verde) , sendo que o presidente Lula jogou no Santos; o XI Carioca, com sede na Rua Colorado e o Bahia com sede na Rua Ubarana, no bar do Zito, que é pai do Pepo (bar do XI Primos) e do “Escovão”.
Na sede da União Mútua, ocorriam bailes de sábado à noite e de carnavais, as matines eram lotadas, assim como recebeu vários cantores e promoveu bons festivais de futebol de salão e no campo, sendo que os jogadores se trocavam na sede e iam à pé para o campo.
Pra encerrar: Na despedida de solteiro do “Escocês”, em 1980 teve um jogo de solteiros X casados, eu com 16 anos joguei no gol do time dos solteiros, ao final, o Escocês, nu, correndo em volta do campo.
Um abraço.
Nascimento
PS – José Antonio do Nascimento atualmente é Delegado de Polícia do DEIC de São Paulo.
Fontes: site do clube, site Upiranga (com u mesmo), álbum de figurinhas “Varzeana Paulista” dos anos 50/60, e o historiador Waldevir Bernardo, o “Vie”.

Só uma pequena correção: O Santos Futebol Clube da Vila Carioca ficava na Rua Albino de Moraes, com sede social na Rua Campante. Meu Pai foi presidente desse timaço. Além dele Tinha Os Onze Cariocas, o Flor da Vila, o Bandeirantes, o Colorado, o Flamenguinho e o Ideal F.C.. Todos muito próximos uns dos outro. Na Rua amadis esq. com Álvaro do Vale, tinha o Pátria F.C , o Internacional e o São Bento. Nossa! Assisti jogos memoráveis. Um jogador ficou na minha memória: Foi o Roberto( Peru) cracaço que jogou no internacional e depois no São Bento. Tornou-se profissional jogando pela Portuguesa de Desportes, mas uma fatalidade, quebrou os dois ossos da perna direita e encerrou a carreira precocemente. Tenho muita histórias da nossa querida Vila Carioca.