União Futebol Clube (atual Santos F.C.) – Santos (SP): Existiu entre 1915 a 1916

O Santos Futebol Clube estreou no Campeonato Paulista em 1913, mas devido às viagens para São Paulo, já que não pôde mandar os jogos em Santos, desistiu da competição devido aos altos custos de transporte. Ficou mais de um ano jogando amistosos pela Baixada Santista e, na tentativa de voltar a disputar o Campeonato Paulista se filiou, no final de 1914, à Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea).
Ao ver que a Apea não iria liberar nenhum dos campos da cidade praiana para jogos do certame em 1915, os dirigentes do alvinegro não disputaram o estadual e contataram a Associação para a verificar a possibilidade de liberação do clube para a disputa do campeonato municipal, o que foi prontamente negado. Para burlar a norma e não sofrer sanções da entidade estadual, os membros do clube santista decidiram fundar uma outra agremiação para apenas entrar na competição citadina.
Com isso, em 25 de março de 1915, os dirigentes do Santos Futebol Clube se reuniram em sua sede para fundar outro clube. Entre as sugestões União e Associação Santista, o primeiro nome ganhou por 17 votos a oito. E assim, os jogadores do Santos foram para a disputa do campeonato local com a camisa do União.

Em pé: Milton Lima - juiz, Pereira, Oscar, Américo, Ciro Werneck, Urbano Caldeira (hoje o estádio do Santos usa seu nome) e Ricardo. Agachados: Millon, Aranha, Anacleto, Marba e Arnaldo.

No dia 16 de maio, no Campo da Avenida Conselheiro Nébias (o campo mais conhecido da cidade na época, da Ana Costa, já estava cedido para a construção da Igreja Imaculado Coração de Maria), Ciro Werneck; Américo e Artur; Pereira, Oscar e Ricardo; Adolfo Millon, Suplicy, Anacleto Ferramenta, Marba e Arnaldo Silveira entraram em campo com a camisa branca com faixa preta na altura da cintura para defender o União na estreia contra o Chantecler, equipe de São Vicente. Ao final da partida, um sonoro 5 a 1, com dois gols de Arnaldo Silveira e Marba, além de um de Adolfo Millon.
E o União continuou bem na competição. No dia 13 de junho, outro 5 a 1, agora contra o Atlético Santista. Em julho, foram dois jogos: 4 a 0 no Americana, no dia 4, e 3 a 0 no Brasil FC, no dia 18. O União encerrou o primeiro turno emplacando uma goleada no SPR de Santos por 5 a 1, no dia 8 de agosto.
No segundo turno, a campanha continuou irretocável. Sempre jogando no campo da Conselheiro Nébias, o União venceu o Chantecler e Atlético Santista por 4 a 0, em 5 e 26 de setembro, respectivamente. Em outubro, aconteceram os dois jogos mais difíceis da campanha, no dia 17, contra o Americana de Santos, e no dia 31, contra o Brasil. Em ambos os jogos, o União venceu por 2 a 1.
O último jogo foi no dia 21 de novembro. O União enfrentou o SPR de Santos e foi a campo com Ciro Werneck; Américo e Urbano Caldeira; Pereira, Oscar e Ricardo; Marba, Aranha, Ary Patusca, Anacleto Ferramenta e Arnaldo Silveira. O adversário entrou no campo da Conselheiro Nébias com Ascânio Bueno; Adriano e Sebastião; Satório, Picurú e Carabôbo; Rabica, Neto, Abílio, Rocha, Pedrinho e Renato.
Esta foi a melhor partida do União em toda competição. Sacramentando o título, foi um belo 8 a 0, com seis gols de Ary Patusca. Marba e Arnaldo Silveira completaram o marcador.  estudou na Suíça, onde também jogou no FC Bruhl e chegou a vestir a camisa da seleção helvética. Ele voltou da Europa no dia 9 de junho e, quatro dias depois, já defendia o União, no jogo contra o Atlético Santista e jogou pelo Santos por muitos anos.
Seu irmão mais novo, Araken, se tornaria um dos grandes ídolos do alvinegro na década de 20 e ainda fez parte da equipe campeã paulista de 1935. A campanha do União foi irretocável, com 10 vitórias em 10 jogos, 42 gols a favor e apenas cinco contra. Porém, a partida contra o SPR de Santos foi a última da equipe com este nome.
Nos amistosos seguintes, já voltaram a usar o Santos Foot-Ball Club e, em 1916, o time ingressou novamente no Campeonato Paulista, agora de forma ininterrupta. Oficialmente, o União deixou de existir apenas no dia 14 de novembro de 1916, quando os dirigentes deram baixa na papelada. Mas o nome ficou marcado para sempre por sua curiosa história no futebol santista.
FONTES: Site Curioso do Futebol – Vitor de Andrade
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “União Futebol Clube (atual Santos F.C.) – Santos (SP): Existiu entre 1915 a 1916

  1. José Marques

    Uma curiosidade não descoberta é que houve antes do famoso Santos Futebol Clube um time na Cidade de Santos ,em 1908/1909/1910 ,chamado SANTOS FOOTBALL CLUB.
    A grafia à época era Santos Foot-ball Club .
    Amigos, pesquiso mais sobre Ferrovia e no Acervo do Jornal A Tribuna de Santos encontrei estas Matérias.
    A minha interpretação para o fato é que criou-se este Santos Futebol Clube por volta de 1908 existindo este até o Ano 1910 e início de 1911.
    Após 1909/1910 não encontrei mais matérias deste Santos Futebol Clube ,o Pai de todos, e apenas após 14 de Abril de 1912 ( fundação do atual Santos f.c.) voltam as Matérias.
    Oficialmente ,segundo o Fundador do Santos f.c. , Sr. Arnaldo Silveira , da familia de Xavier Silveira e dos Patusca , em uma Matéria do Jornal Estadão do Ano de 1980 o Santos de Pelé e Bi Mundial foi por ele Registrado , sim Registrado em Abril de 1912.
    Lógico que um Clube não pode ser idealizado ,planejado ,reunido ,organizado e finalmente Fundado em um só dia .

    Então fica a questão sobre este primeiro Santos Foot-Ball Club …….ele é o início do Santos atual ? O atual Santos f.c. é continuação do anterior ? O atual nada tem a ver com o anterior ? Se nada tem a ver com o anterior , por qual motivo usou seu nome ?
    Há outra curiosidade , nestes Anos houve intensa atividade tanto deste Santos Foot-Ball Club como também de um São Vicente Athletic Club , inclusive com muitos jogos entre ambos tanto na Cidade de Santos quanto na querida São Vicente mas como , se a existência destes Clubes só viria a ser Oficialmente tempos depois ??
    Para quem ama o Futebol deixo aí estas curiosidades .
    Obrigado
    José Marques da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *