
O Guarani Esporte Clube é uma tradicional agremiação da Cidade de Divinópolis (MG). Fundado no dia 20 de setembro de 1930, como Guarani Sport Club, quando José de Oliveira reuniu os amigos para a formação de um time de futebol.
Em 1936, com o surgimento da LMDD (Liga Municipal de Desportos de Divinópolis) o Guarani entrou no campeonato da cidade, e mandava seus jogos em um campo onde hoje é a sede da Copasa, entre os bairros Esplanada e Bela Vista.
Os primeiros anos de história do Guarani foram marcados pela rivalidade com o Ferroviário, time da cidade que contava com os funcionários da Rede Ferroviária Estadual, setor forte da indústria em Divinópolis. Neste período o Guarani consolidou o seu nome no futebol divinopolitano e da região centro-oeste.
Em 1954 foi inaugurada a iluminação do Farião, fato marcante para um clube do interior de Minas. Um dos motivos maiores foi para fazer frente a torcida do Ferroviário, o rival da cidade. Nesta ocasião houve um amistoso contra o Botafogo-RJ, um dos maiores times da época, para comemorar a inauguração.
O curioso é que no Botafogo daquele amistoso, estava presente um jogador que viria a ser um dos maiores atletas que o Brasil já viu: Garrincha, ainda novo e desconhecido, pisou no Farião pela primeira vez.
Em 1961, quando na ocasião foi vice-campeão mineiro, o Guarani perdeu o título nas últimas duas rodadas. O torneiro era disputado por pontos corridos. A equipe divinopolitana só ficou atrás do Cruzeiro, campeão daquele ano. Era a melhor campanha do clube até então, o que fortaleceu ainda mais a paixão do divinopolitano pelo Bravo Bugre. Em 1964, o Guarani conquista o título do Torneio Início, vencendo o Atlético na decisão por pênaltis, após empate de 0 a 0 no tempo normal.

Após idas e vindas entre o amadorismo e o profissionalismo, o time se tornou profissional de forma definitiva em 1976. No ano de 1979 o atacante Fernando Roberto foi o artilheiro da competição, marcando 15 gols, ficando a frente de nomes como Reinaldo, Éder e tantos outros.
Em 1981, obtém seu melhor desempenho em competições nacionais, terminando na 4ª colocação da Taça de Bronze, equivalente atual Campeonato Brasileiro da Série C.
Em 1994, o conquista o título do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão. No time capitaneado por Brandãozinho, diversos nomes que entraram para a galeria de ídolos do clube, como Assis, Hgamenon, Renato Paulista, Tarcísio e vários outros. Para este campeonato, foram inscritas dez equipes de todo o estado, a maior parte composta por história e tradição no futebol estadual.
A década de 2000 foi muito positiva para o Guarani. Apesar de começar no Módulo 2 em 2000 e conseguir o vice campeonato da competição, ao perder o título para o Mamoré de Patos de Minas, o time conquistou feitos grandiosos nessa década, mostrando para Minas e para o Brasil a força da torcida e da camisa vermelha que tanto representa do Centro Oeste Mineiro.
Em 2001 o Bugre estava novamente na Elite, porém não conseguiu se manter. A força que o impulsiona pra cima mais uma vez empurrou o Bugre para o título mineiro do Módulo II, numa campanha impecável. No time, nomes como Glaysson, Hgamenon, Maurício, Maurinho Veras, Lela, Helbert e diversos que marcaram seus nomes na galeria de campeões alvirrubros.
De 2003 a 2009 o Bugre permaneceu na elite, sempre travando grandes duelos com Atlético, Cruzeiro, América e todos do interior. Sua melhor campanha neste período, foi no ano de 2008, onde Brandãozinho comandou o time numa heróica campanha que terminou com a 5ª colocação. Neste time, nomes como Jajá (artilheiro do campeonato com 7 gols), Willian César, Haender, Eládio, Micão, Cafu, entre outros.
Em 2009 porém a equipe não repetiu a boa campanha do ano anterior e foi rebaixado ao Módulo II. Uma grave crise financeira e administrativa se abateu sobre o clube que parecia abandonado. E assim ficaria, não fosse a união que se fez para tirar o Bugre dessa situação.
Edílson de Oliveira, presidente na década de 80 e comandante de grandes campanhas com o clube, retornou após muito tempo, para provar mais uma vez que a camisa vermelha de Divinópolis tem força!
Após um início de campeonato em que o time parecia não ir muito longe, o Guarani reagiu na hora certa, e contra tudo saiu vencedor, Campeão Mineiro mais uma vez, provando que a História e a Tradição desse clube são imortais.
ARTE: desenho do escudo e uniforme – Sérgio Mello
Colaborou: Fabiano Rosa Campos
FONTES & FOTO: redes sociais do clube – Arquivo Público da Prefeitura de Divinopolis (MG)
Lista de jogos:
Domingo, 8 de julho | Sport Club Parnahyba 1 x 6 Sport Club Domitilla (1)
Domingo, 15 de julho | Sport Club Parnahyba x Sport Club Alliança (2)
Domingo, 22 de julho | Sport Club Domitilla 0 x 2 Associação Athletica Diamantina (3)
29 de julho | ? x ? (4) Sem informações
5 de agosto | ? x ? (5) Sem informações
Domingo, 12 de agosto | Sport Club Domitilla ? x ? Sport Club Parnahyba (6)
Domingo, 19 de agosto | Sport Club Alliança 1 x 1 Associação Athletica Diamantina (7)
Domingo, 26 de agosto | Pary Athletico Club ? x ? Sport Club Parnahyba (8)
Domingo, 2 de setembro | Sport Club Alliança 1 x 2 Sport Club Domitilla (9)
Domingo, 9 de setembro | Sport Club Alliança x Pary Athletico Club (10) Não realizado por causa de protestos no jogo anterior.
16 de setembro | ? x ? (11) Sem informações
23 de setembro | ? x ? (12) Sem informações
Domingo, 30 de setembro | Sport Club Alliança 4 x 1 Sport Club Parnahyba (13)
7 de outubro | ? x ? (14) Sem informações
Domingo, 14 de outubro | Associação Athletica Diamantina 0 x 4 Sport Club Alliança (15)
Domingo, 21 de outubro | Sport Club Domitilla 2 x 3 Pary Athletico Club (16) Domitilla abandonou o jogo aos 50 minutos de jogo.
28 de outubro | ? x ? (17) Sem informações
Domingo, 4 de novembro | Sport Club Domitilla 0 x 1 Sport Club Alliança (18)
Domingo, 11 de novembro | Associação Athletica Diamantina ? x ? Sport Club Parnahyba (19) A Associação Athletica Diamantina foi o vencedor.
Domingo, 18 de novembro | Associação Athletica Diamantina ? x ? Sport Club Domitilla (20)
Domingo, 25 de novembro | Sport Club Alliança 3 x 2 Pary Athletico Club (21) O jogo 10 foi feito nesse.
PS.: o número entre parênteses é a numeração do jogo.
Não é outra competição bem mais desconhecido eu acho que eu sou o primeiro falando sobre ela.
Informações:
Nome oficial: Terceira Liga Paulista de Foot-ball
Organização: Provavelmente pela Liga Paulista de Foot-ball
Participantes:
Associação Athletica Diamantina;
Pary Athletico Club;
Sport Club Alliança;
Sport Club Domitilla;
Sport Club Parnahyba.
Campeão do campeonato dos primeiros quadros: Sport Club Alliança
Campeão do campeonato dos segundos quadros: Sport Club Domitilla
Olá Samuel.
O primeiro Campeonato Paulista foi organizado em 1902 pela Liga Paulista de Foot-Ball (LPF).
Esse foi o Campeonato Paulista ou foi outra competição?
Forte abraço!
Sérgio Melllo, desculpe por fugir do assunto (e de estado), mas eu consegui achar um campeonato de São Paulo feito em 1906! Quer mais informações? Fico no aguardo.