Guarani Esporte Clube – Divinópolis (MG): 2º Escudo

Guarani Esporte Clube é uma tradicional agremiação da Cidade de Divinópolis (MG). Fundado no dia 20 de setembro de 1930, como Guarani Sport Club, quando José de Oliveira reuniu os amigos para a formação de um time de futebol.

Em 1936, com o surgimento da LMDD (Liga Municipal de Desportos de Divinópolis) Guarani entrou no campeonato da cidade, e mandava seus jogos em um campo onde hoje é a sede da Copasa, entre os bairros Esplanada e Bela Vista.

Os primeiros anos de história do Guarani foram marcados pela rivalidade com o Ferroviário, time da cidade que contava com os funcionários da Rede Ferroviária Estadual, setor forte da indústria em Divinópolis. Neste período o Guarani consolidou o seu nome no futebol divinopolitano e da região centro-oeste.

Em 1954 foi inaugurada a iluminação do Farião, fato marcante para um clube do interior de Minas. Um dos motivos maiores foi para fazer frente a torcida do Ferroviário, o rival da cidade. Nesta ocasião houve um amistoso contra o Botafogo-RJ, um dos maiores times da época, para comemorar a inauguração.

O curioso é que no Botafogo daquele amistoso, estava presente um jogador que viria a ser um dos maiores atletas que o Brasil já viu: Garrincha, ainda novo e desconhecido, pisou no Farião pela primeira vez.

Em 1961, quando na ocasião foi vice-campeão mineiro, o Guarani perdeu o título nas últimas duas rodadas. O torneiro era disputado por pontos corridos. A equipe divinopolitana só ficou atrás do Cruzeiro, campeão daquele ano. Era a melhor campanha do clube até então, o que fortaleceu ainda mais a paixão do divinopolitano pelo Bravo Bugre. Em 1964, o Guarani conquista o título do Torneio Início, vencendo o Atlético na decisão por pênaltis, após empate de 0 a 0 no tempo normal.

Após idas e vindas entre o amadorismo e o profissionalismo, o time se tornou profissional de forma definitiva em 1976. No ano de 1979 o atacante Fernando Roberto foi o artilheiro da competição, marcando 15 gols, ficando a frente de nomes como Reinaldo, Éder e tantos outros.

Em 1981, obtém seu melhor desempenho em competições nacionais, terminando na 4ª colocação da Taça de Bronze, equivalente atual Campeonato Brasileiro da Série C.

Em 1994, o conquista o título do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão. No time capitaneado por Brandãozinho, diversos nomes que entraram para a galeria de ídolos do clube, como Assis, Hgamenon, Renato Paulista, Tarcísio e vários outros. Para este campeonato, foram inscritas dez equipes de todo o estado, a maior parte composta por história e tradição no futebol estadual.

A década de 2000 foi muito positiva para o Guarani. Apesar de começar no Módulo 2 em 2000 e conseguir o vice campeonato da competição, ao perder o título para o Mamoré de Patos de Minas, o time conquistou feitos grandiosos nessa década, mostrando para Minas e para o Brasil a força da torcida e da camisa vermelha que tanto representa do Centro Oeste Mineiro.

Em 2001 o Bugre estava novamente na Elite, porém não conseguiu se manter. A força que o impulsiona pra cima mais uma vez empurrou o Bugre para o título mineiro do Módulo II, numa campanha impecável. No time, nomes como Glaysson, Hgamenon, Maurício, Maurinho Veras, Lela, Helbert e diversos que marcaram seus nomes na galeria de campeões alvirrubros.

De 2003 a 2009 o Bugre permaneceu na elite, sempre travando grandes duelos com Atlético, Cruzeiro, América e todos do interior. Sua melhor campanha neste período, foi no ano de 2008, onde Brandãozinho comandou o time numa heróica campanha que terminou com a 5ª colocação. Neste time, nomes como Jajá (artilheiro do campeonato com 7 gols), Willian César, Haender, Eládio, Micão, Cafu, entre outros.

Em 2009 porém a equipe não repetiu a boa campanha do ano anterior e foi rebaixado ao Módulo II. Uma grave crise financeira e administrativa se abateu sobre o clube que parecia abandonado. E assim ficaria, não fosse a união que se fez para tirar o Bugre dessa situação.

Edílson de Oliveira, presidente na década de 80 e comandante de grandes campanhas com o clube, retornou após muito tempo, para provar mais uma vez que a camisa vermelha de Divinópolis tem força!

Após um início de campeonato em que o time parecia não ir muito longe, o Guarani reagiu na hora certa, e contra tudo saiu vencedor, Campeão Mineiro mais uma vez, provando que a História e a Tradição desse clube são imortais.

ARTE: desenho do escudo e uniforme – Sérgio Mello

Colaborou: Fabiano Rosa Campos

FONTES & FOTO: redes sociais do clube – Arquivo Público da Prefeitura de Divinopolis (MG)

4 pensou em “Guarani Esporte Clube – Divinópolis (MG): 2º Escudo

  1. Samuel Ferreira da Silva

    Lista de jogos:

    Domingo, 8 de julho | Sport Club Parnahyba 1 x 6 Sport Club Domitilla (1)

    Domingo, 15 de julho | Sport Club Parnahyba x Sport Club Alliança (2)

    Domingo, 22 de julho | Sport Club Domitilla 0 x 2 Associação Athletica Diamantina (3)

    29 de julho | ? x ? (4) Sem informações

    5 de agosto | ? x ? (5) Sem informações

    Domingo, 12 de agosto | Sport Club Domitilla ? x ? Sport Club Parnahyba (6)

    Domingo, 19 de agosto | Sport Club Alliança 1 x 1 Associação Athletica Diamantina (7)

    Domingo, 26 de agosto | Pary Athletico Club ? x ? Sport Club Parnahyba (8)

    Domingo, 2 de setembro | Sport Club Alliança 1 x 2 Sport Club Domitilla (9)

    Domingo, 9 de setembro | Sport Club Alliança x Pary Athletico Club (10) Não realizado por causa de protestos no jogo anterior.

    16 de setembro | ? x ? (11) Sem informações

    23 de setembro | ? x ? (12) Sem informações

    Domingo, 30 de setembro | Sport Club Alliança 4 x 1 Sport Club Parnahyba (13)

    7 de outubro | ? x ? (14) Sem informações

    Domingo, 14 de outubro | Associação Athletica Diamantina 0 x 4 Sport Club Alliança (15)

    Domingo, 21 de outubro | Sport Club Domitilla 2 x 3 Pary Athletico Club (16) Domitilla abandonou o jogo aos 50 minutos de jogo.

    28 de outubro | ? x ? (17) Sem informações

    Domingo, 4 de novembro | Sport Club Domitilla 0 x 1 Sport Club Alliança (18)

    Domingo, 11 de novembro | Associação Athletica Diamantina ? x ? Sport Club Parnahyba (19) A Associação Athletica Diamantina foi o vencedor.

    Domingo, 18 de novembro | Associação Athletica Diamantina ? x ? Sport Club Domitilla (20)

    Domingo, 25 de novembro | Sport Club Alliança 3 x 2 Pary Athletico Club (21) O jogo 10 foi feito nesse.

    PS.: o número entre parênteses é a numeração do jogo.

  2. Samuel Ferreira da Silva

    Não é outra competição bem mais desconhecido eu acho que eu sou o primeiro falando sobre ela.
    Informações:

    Nome oficial: Terceira Liga Paulista de Foot-ball

    Organização: Provavelmente pela Liga Paulista de Foot-ball

    Participantes:
    Associação Athletica Diamantina;
    Pary Athletico Club;
    Sport Club Alliança;
    Sport Club Domitilla;
    Sport Club Parnahyba.

    Campeão do campeonato dos primeiros quadros: Sport Club Alliança

    Campeão do campeonato dos segundos quadros: Sport Club Domitilla

  3. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Samuel.
    O primeiro Campeonato Paulista foi organizado em 1902 pela Liga Paulista de Foot-Ball (LPF).
    Esse foi o Campeonato Paulista ou foi outra competição?
    Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *