
Por Sérgio Mello
O SOMDA Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Fortaleza (CE). Foi Fundado na quarta-feira, do dia 07 de Setembro de 1960, por funcionários da Sociedade de Minérios S.A., Fábrica de Louças São José.
O seu Estádio Germano Franck e a Sede ficavam situados nas dependências da fábrica de porcelana, na Rua Coronel João Cordeiro, s/n, no bairro de Parangaba, na zona oeste de Fortaleza/CE.
Reunia então um grupo de operários que gostavam de praticar o esporte, e dentre eles, foram escolhidos os membros de sua primeira diretoria. Mas, o quadro foi vencendo jogos, foi adquirindo a simpatia geral, atraindo bons valores e o clube cresceu.

Rapidamente,o SOMDA é algo de orgulho para os funcionários da indústria a que pertence, e para o próprio povo de Parangaba. Quase todo são empregados da SOMDA (Sociedade de Minérios Ltda.) e são sócios do clube. O corpo de jogadores, é constituída também de sua maioria por funcionários, e o restante de estudantes.
Nos seus seis primeiros anos de existência, o SOMDA já contava com uma carreira brilhante. Inúmeros foram os torneios suburbanos que levantou, e prova de suas conquistas estão na sede do clube, na brilhante coleção de troféus, que sobe quase a três dezenas de taças e inúmeras medalhas.
Estreando em 1966, no Campeonato da 2ª Divisão (na realidade, equivalente a Terceira Divisão), tem na conquista do título de vice-campeão do Torneio Início e do Estadual da 3ª Divisão o seu maior feito de sua carreira.

No returno, o SOMDA terminou empatado com o Santa Cecilia: foram seis vitórias e três empates. Com isso, foi necessário decidir o campeão numa melhor de quatro pontos. Na primeira partida, na quarta-feira, do dia 21 de dezembro de 1966, a partida terminou empatada em 1 a 1.
No domingo, do dia 25 de dezembro de 1966, o SOMDA derrotou o Santa Cecilia por 1 a 0, se sagrando campeão do 2º Turno do Cearense da 3ª Divisão, organizado pela Federação Cearense de Desportos (FCD). O gol da vitória foi assinalado por Beleléu, em cobrança de pênalti.

Na grande final, numa melhor de quatro pontos, o SOMDA acabou ficando com o vice-campeonato, ao perder para o campeão Riachuelo. Posteriormente, disputou duas edições do Campeonato Cearense da 2ª Divisão: em 1968 (terminou na 3ª posição) e 1969 (ficando em 6º lugar).
Time base de 1966: Edson; Artur, Beleléu, Pedro (Louro) e Toinho; Bem-te-vi e Zé Maria; Adão, Bosco, Zé Dias e Mauricio. Técnico: Paiva Filho.
ARTE: escudo e uniforme – Sérgio Mello
Colaborou: Fabiano Batista
FOTO: Flâmula – Acervo de Miguel Angelo Azevedo Nirez
FONTES: Estatuto do clube – Unitário Esportivo (CE)
Obrigado pelas palavras, Jonas!
Certamente, teremos mais novidades!
Um forte abraço!
Muito top Sérgio você contar as histórias do times cearenses que muito ainda não conhecem.
Fico na expectativas que venham mais histórias!
Parabéns !