A Associação Esportiva e Recreativa Venturoso (AERV) é uma agremiação da cidade de Fortaleza (CE). A sua Sede social fica localizado no bairro São João do Tauápe, em Fortaleza/CE. Fundado no sábado, do dia 15 de agosto de 1936, como o nome de Venturosos Football Club, nas cores auri-negro, como uma opção de lazer para a comunidade carente do bairro.
Riachuelo venceu
No domingo, do dia 20 de Junho de 1937, o Venturoso foi derrotado pelo Riachuelo Sport Club pelo placar de 5 a 1. No domingo, do dia 13 de fevereiro de 1938, nos seus domínios, o Venturoso perdeu para o Riachuelo Sport Club por 5 a 3.
Inauguração da Praça de Esportes
Sob a presidência Afonso Martins de Souza, na tarde de domingo, do dia 09 de Janeiro de 1938, o Venturoso inaugurou a sua Praça de Esportes, no bairro São João do Tauápe, onde enfrentou o Estrela do Mar Futebol Clube.
Nos Segundos Quadros, os “Marítimos” golearam por 4 a 1. No jogo principal, com arbitragem de “Mundola” (Vingador F.C.), com grande atuação, novamente os visitantes venceram por 3 a 2.
Logo aos 2 minutos, Lauro, em cobrança de pênalti, abriu o placar para o Estrela do Mar. Apesar de ter dominado o jogo, o Venturosos foi para o intervalo em desvantagem no marcador.
Na etapa final, aos 2 minutos, Raimundo Alves ampliou para os visitantes. Minutos depois, outro pênalti, só que dessa vez para o Venturosos. Três Orelhas bateu, o goleiro rebateu e Joãosinho tocou para o fundo das redes, diminuindo o placar.
O gol animou os donos da casa, que seguiram pressionando até uma rebatida da zaga, a bola sobrou para Joãosinho, na entrada da área, soltou uma bomba para deixar tudo igual.
No entanto, aos 43 minutos, após bate-rebate na defesa, Jacaré mostrou oportunismo, marcando o gol da vitória do Estrela do Mar. A Renda do jogo foi de 303$000 mil réis.
Venturosos: Silva; Bim e 21; Nilton, Adelino e Walfrido; Joãosinho, Pereira, V. Brasil (Cap.), Osmar e Generosa.
Estrela do Mar: João de Sousa (Cap.); Três Orelhas e Verga; Luizinho, Chico Preto e Lauro; Foguinho, Jacaré, Alves, Dandão (Raimundo Alves), Jaime (Pacífico).
Curiosidades
O Venturoso já revelou jogadores que brilharam no Campeonato Cearense e defenderam as principais equipes da capital. Atletas como o lateral Louro, que jogou no Fortaleza, Ceará e Corinthians.
No domingo, do dia 29 de abril de 1951, o Venturoso conquistou a sua mais importante e imponente vitória ao derrotar pelo placar de 4 a 2, o poderoso Fortaleza Sporting Club, na Praça de Esportes de São João do Tauape, em Fortaleza/CE.
AER VENTUROSO (CE) 4 X 2 FORTALEZA S.C. (CE)
LOCAL | Praça de Esportes de São João do Tauape, em Fortaleza/CE |
CARÁTER | Amistoso estadual |
DATA | Domingo, do dia 29 de abril de 1951 |
PÚBLICO E RENDA | Não divulgados |
VENTUROSO | Pedro I; Bim e Pedrão; Zé Facundo, Casmundo e Massaroca; Nonato, Pedro II, Segismundo, Henrique e Jonas. |
FORTALEZA | Surubita; Saraiva e Peixoto; Sapenha, Toinho I e Pelado; Aloísio I, Perácio, Pedro Faúna, Brocho e César Moraes. |
GOLS | Pedro Faúna, duas vezes (Fortaleza); Nonato, duas vezes, Jaime e Segismundo (Venturoso). |
Time base de 1938: Silva (Neném); Bim (Pebinha) e 21 (Chico Félix); Nilton (Dindim), Adelino (João Maria) e Walfrido (Braz); Joãosinho (João Pirocaia), Pereira (Meu Tio ou Dezenove), V. Brasil (Cap.), Osmar (Jaime) e Generosa (Antônio Amâncio).
Colaborou: Roberto Feitosa
FOTOS: Página do clube no Facebook
FONTES: Página do clube no Facebook – Diário do Nordeste – Almanaque do Fortaleza – A Razão (CE)
Valeu Geisa pela moral. Clubes com essa boa energia merece seguir firme e forte, trazendo mais belas lembranças!
Abs.
Que matéria maravilhosa de se ler, muito nostálgico voltar ao tempo! Venturoso é cultura!
Quem conhece sabe, como eram maravilhosos os domingos de jogos, a alegria que era nos reunirmos para torcer, os times por aí se sentiam honrados quando empatavam com nosso time, afinal éramos quase imbatíveis, diga-se de passagem, rsrs.
Nossa família sempre foi muito acolhedora com todos, quantas histórias já passaram por aqui, somos gratos por tudo que já vivemos, nossa família Venturoso vive em nossos corações para sempre.
Viva seu José Costa, meu bisavô que para sempre será lembrado e honrado e viva meu avô José Ednardo que por tanto tempo comandaram essa equipe, essa família que foi o Venturoso.
Obrigado Rafaela pelas palavras!
Espero que o clube volte aos tempos de glórias e que a segurança restabelaça à ordem!
Abs.
Ótima matéria
Parabéns pela matéria venturoso é um time que ajudou muita gente era um ambiente familiar que sempre cabia mais um que pena que depois dessas facções acabou essa brincadeira dia de domingo.
Venturoso meu time de coração.
Sou Rafaela marques filha do ednardo marques
Valeu amigo!
Forte abraço!
Boa, Sérgio. Obrigado.
Olá Óscar, obrigado pelas palavras.
Sim, o Estrela do Mar está no radar para o levantamento dos dados.
Em breve postaremos.
Um forte abraço!
Belíssimo trabalho. Há alguma pesquisa em andamento sobre o Estrela do Mar, que disputou o Campeonato Cearense entre 1937 e 1939? Valeu.