
A Liga Esportiva Caxiense (LEC) é uma entidade desportiva da cidade de Caxias (MA). Fundado em 1939, a LEC passou a organizar o futebol caxiense e incentivando jogos entre times do interior, levando os clubes até a capital. A sua Sede está localizada na Travessa Sampaio Castelo, s/n, em Caxias (MA).
A Seleção Caxiense, brilhou na década de 70, ao faturar o tetracampeonato Intermunicipal, nos anos de 1972, 1973, 1974 e 1975. Na foto posada (abaixo) estão os seguintes jogadores:

Em pé (da esquerda para a direita): Getúlio, João Paulo, Quiriquiri, Pedro Fernando, Policia e Miltão;
Agachados (da esquerda para a direita):: Zé Almir, Piqui, Bibiu, Xavier e Izabel.
FONTES: Noca – Acervo de Inaldo Cesar Silva
Olá sou Caxiense, Professor de História filho do árbitro Antônio Palhano, árbitro da federação Maranhense e Piauiense. Em um jogo que aconteceu em Caxias no ano de 1973 selecionado Caxiense-MA X Piauiense-PI, o Presidente da Liga Esportiva Caxiense José Gentil baixou uma portaria que até o árbitro de futebol teria que pagar ingresso, isso que nós chamamos de aberração por incompetência de um presidente. Depois disso o árbitro Antônio Palhano (Meu Pai) teve que se dirigir a nossa casa na época e em seguida foi criado uma comissão que convenceu ele a voltar a apitar o jogo mesmo insatisfeito pois seu nome já estava escrito na suma e não havia outro árbitro para lhe substituir. Nisso também o jogo quase terminou em tragédia, em um lance onde o Piauense estava ganhando de 1 X 0 e em seguida no final do segundo tempo o árbitro apitou um pênalti a favor do Caxiense. Nesse momento um jogador do Piauense puxou da meia uma faca para furar o árbitro, e isso só não aconteceu pois um jogador do Caxiense chamado Galego entrou no meio onde teve furada a sua mão. Logo em seguida a meio todo escândalo o árbitro Antônio Palhano deu por encerrada o jogo.
Tudo isso é um acontecimento verdadeiro contado por seu filho: Roberci Sena Palhano.