Pelotas pode assumir clube do Votoraty

O Esporte Clube Pelotas poderá ser a próxima equipe de futebol profissional a ter sede na cidade de Votorantim. Investidores do clube gaúcho estão em negociações com a Prefeitura de Votorantim e o Secretário de Esportes de Votorantim Antônio do Santos,  confirmou as informações.

A parceria com o clube, primeiramente, seria um contrato de cinco anos, com direito a renovação de mais cinco. A equipe profissional começaria na 2° Divisão do Campeonato Paulista e com a promessa de um trabalho com a categoria de base formada em Votorantim. O Pelotas também assumiria os custos de manutenção do Estádio Domenico Paolo Mitidieri, que no dia 15 de agosto inicia as reformas e das arquibancadas e do gramado.

Um dos fatos que mais chamou a atenção dos dirigentes gaúchos foi a estrutura que o município dispõe e o bom relacionamento da cidade com a Federação Paulista de Futebol, além da realização, em gramados votorantinenses, da Copa Brasil Futebol Infantil, um dos campeonatos mais importantes sub-15 do Brasil.

Embora haja a intenção da concretização do negócio com Votorantim, um empecilho seria a taxa de inscrição da Federação Paulista de Futebol, que cobra R$ 500 mil para um clube se filiar. Outro fato é que o grupo de empresários que do Sul já manteriam outro clube no Rio Grande do Sul, na segunda divisão.

Segundo apurou o Esportivo Regional haveria duas possibilidades: uma da vinda do Pelotas, para Votorantim, mais difícil de ocorrer. E a segunda, mais viável, que seria a instalação de uma nova equipe na cidade de Votorantim com o respaldo destes empresários, iniciando na série B paulista – quarta divisão – usando o nome de Clube Atlético Votorantim ou SC Corinthians de Votorantim.

Palmeiras em Votorantim
Também existe um interesse da Sociedade Esportiva Palmeiras sobre uma parceria com Votorantim. Estaria na pauta a vinda da equipe de futsal, atualmente com sede em Jundiaí e foi vice-campeã Metropolitana, e do time de futebol feminino. O alviverde paulista ainda poderá ajudar com alguns jogadores que não serão aproveitados no elenco profissional e no Palmeiras-B que está na série A2 do Paulista.

Para o futsal estaria à disposição os Ginásios da Votocel que passou, recentemente, por reformas e encontra-se em plenas condições para receber jogos da Federação Paulista de Futsal, além dos Ginásios do Cermag e do SESI. O Futebol Feminino, no entanto, teria o campo do SESI para treinamento.

fonte – futebolinterior

Este post foi publicado em 18. Jorge Farah, São Paulo em por .

Sobre Jorge Farah

José Jorge Farah Neto, 53 anos, gestor desportivo, jornalista, historiador e pesquisador, criador e co-autor do Almanaque do Futebol Paulista em todas suas edições nos anos de 2000/01/02/03/04, torcedor fanático do Guarani FC de Campinas, jogador, dirigente e colecionador de jogo de botão e fã de futebol.

6 pensou em “Pelotas pode assumir clube do Votoraty

  1. Roselio Luis Basei

    No inicio desta quarta-feira surgiu a informação no site Futebol Interior, que o Pelotas estaria assumindo o clube da cidade de Votorantim São Paulo. Seria uma parceria entre o Votoraty e o Pelotas. Uma BOMBA que causou um grande alvoroço na torcida.
    Contudo, hoje de tarde, o diretor executivo do Pelotas, Cesar Dias, negou e disse que NÃO não há qualquer tratativa de parceria entre os dois clubes. “Desconheço a informação, a notícia, nunca falei com ninguém de São Paulo sequer para tratar de negócios ou patrocínios. A notícia é absolutamente infundada”. Relatou Cesar Dias.
    Parece que tudo foi esclarecido por parte do Lobão. Agora, só resta saber da onde o jornalista (site Futebol Interior), que vez a matéria achou essa informação que o Pelotas estava assumindo o Votoraty

  2. Jorge Farah Autor do post

    Ielo que eu saiba o Votoraty tem vida propria, quanto a estes 500 mil depende muito de quem é, sabe como é…o que eu sei é que a diretoria do Comerical de Ribeirão Preto e a FPF não aceitaram a unificação das equipes do Olé Brasil com o Comercial e indiretamente juntar-se ao Votoraty, tudo é muito nebuloso, eu tambem gostaria de saber o que de fato esta acontecendo, estou como voce, tentando desvendar este misterio…quem sabe a gente descobre.
    Quanto a mudança de cidades isto é impossivel de conter, pois a lei permite, infelizmente, mas muita agua ainda vai passar.

  3. Antonio Mario Ielo

    Jorge F.

    Tenho algumas duvidas…

    O Votoraty é realmente um clube com CNPJ proprio ou era uma extensão do Olé de Ribeirão Preto?

    Creio que deve ter CNPJ proprio e a vaga do Votoraty na Serie B pertence a este clube, provavelmente deve estar licenciado para não jogar o campeonato.

    Assim os direitos do Votoraty deve ser:

    – Filiação na federação (vale 500 mil, certo?)
    – A vaga na serie em que licenciou, ou na regra estabelecida pela federação.

    Se o Votoraty quizer mudar de municipio, pode faze-lo, desde que pague uma taxa de transferencia de 500 mil reais, assim mantem o clube na divisão que estava ao licenciar.

    Conclusão: Se a Federação Paulista ou qualquer outra federação quizer, isto quer dizer seus filiados, pode além da taxa de alto valor de transferencia, determinar que o clube volte a ultima divisão, se houver transferencia de municipio.

    Acabaria com este vai e vem de clubes, com as extorções feitas ao poder publico municipal e os prefeitos oportunistas não teriam tempo ( 4 anos) para ter um clube na 1a divisão com o dinheiro publico.

    Os prefeitos que realmente querem proporcionar mais esporte a população, tem que fazer o trabalho de base, começando na ultima divisão.

    Os empresarios que investirem em clube-empresas terão que construir suas bases com propostas mais solidas e de longo prazo.

    abs.

    Ielo

    Em tempo:

    O Prefeito de Presidente Prudente esta tendo uma atitude correta. Não esta sedendo as pressões feitas pelo Gremio Prudente.

    A ajuda da Prefeitura ao Gremio Prudente é disponibilizar as instalações para treinamento e o Estádio Municipal “Prudentão” para os jogos.

    O Prefeito de Votorantim também esta tendo uma atitude correta, procurando novas alternativas ao abandono do Votoraty.

  4. Jorge Farah Autor do post

    Apenas como subsidio a parceria do Votoraty com o Comercial de Ribeirão Preto parece-me que não deu certo, portanto creio que o Votoraty ainda esta em Votorantim, sabem como é tudo é muito nebuloso.

  5. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    Votorantim sempre foi um centro gerador de “futebol”, antes mesmo de se tornar município, como todos nós sabemos.

    Sou contra os empresários que são “donos” de clubes de futebol. Embora seja um esporte para profissionais, não é mercadoria ou produto para ser conduzido como seu “dono” mandar, muito menos transferir de uma cidade para outra.

    Sou contra o Clube-empresa como esta estabelecido pela Lei Pele-Zico.

    Votorantim foi vitima de “empresários”, como foi Votuporanga, Lençóis Paulista, Registro, Bariri, Porto Feliz, Hortolândia, Barueri, entre outros espalhados pelo Brasil, com boa concentração no Paraná.

    Quanto à intenção do EC Pelotas, de estabelecer parceria com algum clube de Votorantim, acho a iniciativa válida e deveriam escolher o Clube Atlético Votorantim, que já carrega o nome da cidade e tem um histórico muito maior que os demais existentes. Basta saber se a atual diretoria aprovará.

    Se optarem por um clube novo, e pagar a taxa de inscrição de 500 mil reais, espero que escolham um bom nome, identificado como o município.

    Quanto à questão da SE Palmeiras firmar parceria como o município, não vejo com bons olhos, pois estas parcerias com clubes grandes da capital não tem caracterizado com vida longa para criar categorias de base no município, tanto no futsal quanto no feminino. Já no caso do futebol de campo profissional, sim seria benéfico o Palmeiras fazer parceria com o novo clube profissional que surgirá.

    Está clara a vontade da prefeitura proporcionar mais esporte e lazer a sua população, mas precisa ter sabedoria ao escolher os parceiros que propiciaram uma base esportiva duradora.

    Em tempo:
    Como sugestão de nome criativo e retro. Reativar ou recriar o Savóia seria uma grande jogada de marketing, que geraria grande expectativa da imprensa, empresas patrocinadoras e público em geral. O Clube Atlético Votorantim é o antigo Savóia, portanto o clube pode utilizar o antigo nome e uniforme quando lhe convier, como os clubes hoje utilizam a “terceira camisa” ou mesmo as promoções com as camisas retro. Poderiam promover um grande envento realizando jogo com o Palmeiras, relembrando o primeiro jogo desta clube, convidando personalidades da época. Com este resgate o Clube Atlético Votorantim poderia reenvindicar o titulo do clube mais antigo em atividade, pois a data de fundação é 1 de janeiro de 1900, portanto mais velho que o SC Rio Grande e a Ponte Preta.

    Assim poderiamos corrigir o titulo do artigo:

    A volta do Savóia o clube mais antigo do Brasil

  6. Andre Martins

    Votorantim tem bons jogadores,o Votoraty ja demonstrara isso e merece mais do que tudo ter um time profissional,´seria tão legal se reativassem o corinthians votorantinense ou savóia.Sou a favor de empresarios no futebol,ainda mais que reativassem antigos times…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *