Escudo raro, entre 1920 a 1926: Comospolitano Futebol Clube – Cosmópolis (SP):

Cosmopolitano Futebol Clube é uma agremiação do município de Comóspolis, que está a 130 km da capital, na região de Campinas, e conta com uma população de 58 mil habitantes.

A sua Sede social está localizada na Rua Baronesa Geraldo de Rezende, nº 161-B – bairro Bela Vista III – Comóspolis (SP).   A equipe mandava os seus jogos no Estádio Thelmo de Almeida.  

1965 – Estádio Thelmo de Almeida, demolido no inicio dos anos 2000

Fundado na segunda-feira, do dia 15 de Novembro de 1915, bem antes de Cosmópolis ser emancipada, que aconteceu cerca de três década depois (em 1944).

O futebol não está no nome do clube por acaso. No final de 1919, o Cosmopolitano tornou-se o 1º clube do município de Campinas a ter estádio próprio, já que naquele tempo Cosmópolis ainda era distrito.

As equipes montadas pelo clube disputavam diversas competições do esporte que ainda era jovem no Brasil. O esporte serviu como ponto de partida para que outras modalidades nascessem e se fortificassem no clube.

Tendo disputado diversas competições de futebol ao longo das décadas, o clube manteve sua veia esportiva durante toda a sua história. Basquete, vôlei, tênis, natação e futsal são apenas algumas das modalidades presentes no Clube Cosmopolitano.

Não é à toa que a instituição realiza todos os anos a Olimpíadas do Cosmopolitano, evento tradicional e que movimenta centenas de atletas e moradores de diversas cidades da região.

MASCOTE

Papagaio da Vila existe desde 1965 e foi desenhado por José GombradeCosmópolis era chamada de Vila pelas pessoas que moravam nas colônias da Usina Ester, daí o nome.

Pensando em desenvolver um mascote para o Clube, a diretoria descobriu que ele já existia, então, Ivan Ossuna recriou e modernizou o mascote, que acompanha as divulgações do clube.

Inicialmente, o Cosmopolitano mandava seus jogos em um campo ao lado da Igreja Matriz, mas em 15 de novembro de 1919, conseguiu inaugurar sua “Praça de esportes“, diretamente a um arco de 20 metros e 6 graus, em um jogo onde empatou em 1×1 com o AA Ponte Preta.

Para pensar na importância do campo Cosmopolita, basta pensar que, na época, nem o Guarani nem a Ponte Preta tinham estádio. Além disso, as primeiras décadas foram marcadas por jogos disputados contra adversários da região, como em novembro de 1920, na comemoração dos 5 anos do clube, quando o Cosmopolitano venceu a Taça Carvalho & Fonseca, vencendo o Clube Concórdia, de Campinas, por 4×1.

FOTOS: site  As Mil Camisas “O futebol em Cosmópolis – Parte 2” Blog Reliquias do Futebol

FONTES: site do clube – wikipédia – livro “Uma história dos 100 anos do Cosmopolitano FC”, de Walber Kowalesky e Antono Rodolfo Rizzo

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Blog História do Futebol, Carências, Curiosidades, Escudos, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Escudo raro, entre 1920 a 1926: Comospolitano Futebol Clube – Cosmópolis (SP):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *