GE Fábrica da Estrêla – Magé – RJ

O Grêmio Esportivo Fábrica da Estrêla, clube formado por funcionários da Fábrica da Estrela, disputou o Campeonato Fluminense de 1957, pela 3ª Zona – Clubes da Baixada Fluminense, ficando com o vice campeonato do Grupo. O Nacional Foot-ball Club de Duque de Caxias foi o campeão do grupo e classificou para as finais do campeonato. Neste ano não houve campeão oficial.

FabricaEstrela

Em Vila Inhomirim, sedia-se a Fábrica da Estrela, ainda em atividade com o nome de Imbel.

A Fábrica da Estrela foi fundada por D. João VI em 1808, com o nome de Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Em 1824 foi transferida para a atual localização, com a denominação de Real Fábrica de Pólvora da Estrela, mediante Decreto de D. Pedro I.

A partir de 1939 foi reestruturada, passando a ter a atual denominação de Fábrica da Estrela, funcionando como uma Organização Militar do Ministério do Exército até a criação da IMBEL em 1975.

IMBEL – Indústria de Material Bélico do Brasil – Empresa Estatal

A Imbel é uma empresa vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Exército Brasileiro, que a ele fornece armas portáteis, munições, explosivos e equipamentos de comunicações. É também o campo de capacitação dos engenheiros formados pelo Instituto Militar de Engenharia, que adquirem em suas unidades experiência em fabricação e desenvolvimento industrial.  Mantém uma engenharia de produção em constante atualização, criando tecnologia própria e internacionalmente competitiva.

 É curioso observar a acentuação da palavra Estrêla, na nova nomeação da Fábrica em 1939 não acetuava esta palavra, como a ortografia atual. O nome Estrela é oriundo do nome do antigo Porto Estrela – situado às margens do Rio Inhomirim. Lembrando também que a grafia antes de 1911 era Estrella, também sem acento, como é mantido no nome do Estrella Football Club de Nereu Ramos – Jaraguá do Sul – SC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *