A Arena Palestra terá 45 mil lugares, 250 camarotes, capacidade para receber shows, restaurante com vista para o campo e até um anfiteatro modular. Enquanto dirigentes e torcedores sonham receber jogos da Copa de 2014, este artigo volta os olhos para a época em que o caderno de encargos da Fifa sequer existia.
Neto de Oscar Américo Paolillo, precursor do basquete no clube e ex-gerente de futebol, Tito Maule Filho, 43 anos, encontrou um álbum de fotos do avô enquanto revirava coisas antigas na casa da mãe, em 2008. Torcedor fanático do Palmeiras, o advogado cedeu as fotos que você verá nesta matéria, algumas inéditas na grande imprensa.
“As fotos estavam num baú que eu já dava como perdido. Quando meu avô mudou para a minha casa no interior, muitas das coisas dele foram doadas para instituições de caridade. Esse baú, a gente achava que tinha encaminhado por engano para esse depósito também”, explica Tito.
As fotos estão danificadas pelo tempo, mas a reportagem optou por não usar qualquer tipo de recurso gráfico para melhorar a qualidade dos registros. No acervo, além de imagens da construção do estádio, há um jogo perdido da década de 1920 e até um clássico com o Corinthians do mesmo período.
Na década de 1970, Tito contava com o avô para realizar o sonho de qualquer criança. “Eu era um garoto do interior que passava férias em São Paulo. Muitas vezes, eu e meu irmão entrávamos no gramado do Palestra Itália e até batíamos bola com o Leão, com o Edu Bala. A gente subia na mesa do meu avô e ficava olhando as coisas do futebol”, lembra.
No amistoso de despedida do estádio, realizado na última sexta-feira, o Palmeiras foi derrotado por 2 a 0 pelo Boca Juniors. A previsão inicial é que as obras da Arena sejam finalizadas em 2012. “Não vamos perder nunca o Palestra Itália. Quem frequenta o Palestra desde que nasceu, vai lembrar sempre do local onde nos demos conta da grandeza do Palmeiras”, diz Tito.
A GE.Net contou com a ajuda do jornalista Fernando Galuppo, estudioso da história do clube, para tentar identificar as fotos. Além das imagens do Palestra Itália, há um registro tomado no Estádio das Laranjeiras e um balancete com os salários de nomes como Djalma Santos e Julinho Botelho.
As sociais também eram de madeira nos anos 1920. No estádio, a seleção brasileira ganhou a Copa Rocca de 1922 ao vencer a Argentina por 2 a 1.
Foto de um jogo realizado no estádio na década de 1920. Justamente em 1920, o Palestra Itália comprou o campo de futebol e parte do terreno do Parque Antártica por 500 contos de réis, um valor expressivo à época. O contrato entre as partes foi firmado no dia 27 de abril.
Partida entre Palestra Itália e Corinthians realizada nos anos 1920. Em 1933, o Palestra jogou em casa e venceu o rival por 8 a 0 no maior placar da história do clássico paulista.
A tradicional família Matarazzo tinha um relacionamento estreito com o clube e chegou a contribuir com a compra do Parque Antártica. Com uma inscrição na fachada, conde comemora título Paulista 1959.
Balancete contém os vencimentos dos jogadores.Nesta lista tinha os salarios de Julinho Botelho e Djalma Santos, entre outros.
PALMEEEIRAS!!!!!!!
Desculpem, mas me empolguei…
Infelizmente as fotos ficaram pequenas e outras não consegui postar.