S.C. Campo Mourão/PR – 2 em 1 Mourãoense

Esta postagem é apenas para complementar o artigo anterior e esclarecer que na cidade de Campo Mourão existem duas equipes com a mesma nomenclatura. Segue abaixo a história de cada uma.

SPORT CLUB CAMPO MOURÃO

Curiosidades:

– Para a disputa do seu primeiro campeonato, a 2ª divisão de 1989, a equipe foi inscrita com o nome de Cruzeiro. Na verdade foi utilizado apenas o CNPJ desta equipe. Podem verificar que a data de abertura do CNPJ é de 11/06/1975, sendo modificado posteriormente. Contudo a equipe que entrou em campo sempre foi o Sport.

– A fundação oficial da equipe é 31.07.1989, contudo seu primeiro jogo foi realizado em 01/05/1989. A estréia no campeonato da 2ª divisão ocorreu em 11/06/1989.

– A equipe foi promovida a 1ª divisão de 1990 graças a um convite da federação que aumentou o número de participantes da divisão principal do estadual.

 

SPORT CLUB DE CAMPO MOURÃO

Curiosidades:

– Da mesma for que seu antecessor o novo Sport utilizou a estrutura de uma equipe amadora para entrar no profissionalismo, porém com uma diferença, foi tirado um nono CNPJ. A equipe do E.C. Hawaí Campo Mourão ainda possui CNPJ ativo.

– Na tentativa de se identificar com o antigo Sport, nas temporadas 2013-2014 a equipe utilizou um escudo muito parecido com do seu antecessor e nele constava a data 31.07.1989 em referência a data de fundação do mesmo.

Fontes:

Site da Receita Federal

Livro Nos campos do Mourão de Raoni de Assis

Arquivos do autor.

3 pensou em “S.C. Campo Mourão/PR – 2 em 1 Mourãoense

  1. Luiz de Souza

    Sport Club Campo Mourão, o mesmo nome da equipe que representou a cidade entre 1989 e 1992. O segundo clube com o mesmo nome, foi fundado em 14/12/2006 (inicio das atividades CNPJ) utilizando as instalações do Hawai Esporte Clube, clube amador fundado em 22/02/1994 em Campo Mourão. O Hawaii tinha cessão da prefeitura de uma área de 30 mil m2 desde 2005 ( revogado em dezembro de 2018), onde foi instalado a sede e o alojamento do Sport Club Campo Mourão.
    A princípio, o nome do time seria Esporte Clube Hawaí Campo Mourão, houve mudança do nome no estatuto e CNPJ. Segundo o presidente Luiz Carlos Khel, o nome Sport Club Campo Mourão já estava liberado ( por essa razão foi fundado outro clube e não utilizado o CNPJ do Hawai ).
    🧐bocasanta.com.br
    🧐 federacaopr.com.br;
    🧐leismunicipais.com.br
    🧐 cnpj.info.

  2. Rodrigo Santana Autor do post

    Ielo muito obrigado por suas palavras. Sempre que posso estou vasculhando e encontrado esses “mistérios”.

    Outra coisa interessante é ver que o CNPJ de 1975 foi baixado em 2008 com uma lei de 2009?! Como isso é possível eu não sei.

    Sobre a mudança de nome Cruzeiro/Sport a coisa está um pouco nebulosa: No livro que possuo pouco se fala do Cruzeiro. O autor me atendeu através do Facebbok e me confirmou que o primeiro Sport veio desta equipe, contudo desconhecia a história do CNPJ. No livro a equipe de 1989 sempre é sitada como Sport.

    Fica a pergunta: A equipe jogou como Cruzeiro? Por que a data 31/07/1989? Foi só uma questão burocrática? Essas resposta só poderiam ser respondidas indo aos arquivos lá em Campo Mourão.

    Sobre a abertura de um novo CNPJ com o mesmo nome do anterior, que ainda estava válido, também achei estranho. Até onde sei não pode, mas peço ajuda a alguém com conhecimento jurídico para responder essa.

    Fico a disposição e abraço.

  3. Antonio Mario Ielo

    Rodrigo,

    Muito bom. Eu desconhecida está distinção em 2 clubes, até porque com o mesmo nome fica muito dificilimo a diferenciação, bem demostrada no seu artigo.

    Observando que ao utilizar o nome acrescenta se a preposição “de”, mesmo não constando no nome do CNPJ, assim temos a sutil diferença:

    1. Sport Club Campo Mourão, fundado em 11 de junho de 1975 com o nome de Cruzeiro, iniciando sua participação na 2a divisão profissional com o nome de Cruzeiro, mudando de nome no meio da competição em 31 de julho de 1989 e terminando a temporada com o novo nome Sport Club Campo Mourão. Foi exinto em 2008.

    2. Sport Club de Campo Mourão, fundado em 22 de janeiro de 2007, com novo CNPJ, somente utilizando a infraestrutura do EC Havaii. Embora no CNPJ na conste a preposição “de”.

    Assim fica a duvida: A lei permite que se emita novo CNPJ com o nome identico?

    Parabéns pelo belo trabalho.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *