SOLUÇÃO BRASILEIRA

Recebi de um amigo:

Já assisto futebol há mais de meio século. Nunca vi um meio de campo de SELEÇÃO BRASILEIRA igual a este. O melhor no meio de campo é o Lúcio. O meio de campo é SÓ LÚCIO e a atual forma física do Juan nos dá SOLUÇÃO (grandes soluços de nervoso). Continuemos orando e com fé.
Prosseguindo: Chegamos ao fundo do poço com Josué, Felipe Melo, Julio Batista e Daniel Alves.
Didi deve estar se mexendo no caixão….

Imaginem uma conferência “hipotética” para discutir os problemas do nosso meio de campo com: Didi, Zizinho, Ademir da Guia, Gerson, Rivelino, Rivaldo e tantos outros. Isto sem considerar os que jogavam no meio de campo, com capacidade de dribles e lançamentos, aí a lista vai longe. Fiquemos apenas como exemplos: Zito, Dino Sani, Falcão e por aí vai.

Aquele miolo começou a complicar a partir de 1994 com o Zinho que  ganhou o apelido de enceradeira.
Ficava rodando sempre no mesmo lugar. Daí até chegar em Felipe Melo foi um pulo. Que tristeza! Como a mediocridade impera pode até ser campeão. Mas este futebol não é o brasileiro. São jogadores “europeizados” com a nossa camisa.
O sonho do europeu foi sempre o de nos copiar, mas nós o copiamos e perdemos o nosso molejo, o drible, o improviso, a molecagem (no bom sentido) enfim, a alegria de jogar futebol que o mundo inteiro admirava. Desapareceram os nossos Charles Chaplins que encantavam as platéias. Revejam alguns lances da final Brasil x Suécia em 1958 e veremos o Rei da Suécia as gargalhadas com os dribles de Garrincha em seus próprios compatriotas.
Agora, virou tudo “japonês” em matéria de futebol.
Para reflexões.



2 pensou em “SOLUÇÃO BRASILEIRA

  1. Adalberto Kluser

    A globalização “enfeiou” o futebol. Mas nossa Seleção não é ruim, não. No passado, o time que jogou mais parecido com o futebol de hoje foi a Suíça (o Ferrolho Suíço).
    Fazer gol nas defesas de hoje é tarefa muito díficil.
    Um exemplo: meu filho de 10 anos assistiu os VTs de Brasil 4 x 1 Itália em 1970 e Holanda 2 x 0 Brasil em 1974 e perguntou-me: “porque ninguém tenta pegar a bola?”.
    Ele viu bem. Hoje a marcação eliminou o espaço para criar e pensar como no passado.
    Não temos falta de criatividade. Existe falta de espaço e excesso de força física.
    O futebol vai melhorar quando um técnico corajoso tiver peito para escalar ponteiros (com boa proteção no meio e laterais).
    Analisem bem as melhores jogadas e gols do MUndial. A maioria vem das pontas.

  2. Andre Martins

    Tambem concordo,Kaká fez muita falta..mas vale lembrar tambem que foi um jogo de “compadres” os dois ja estavam classificados,então de nada adiantaria de se eles machucassem e pudessem jogar os proximos,que serão decisivos..nesse ponto não podemos julgar pelo jogo que fizeram Josué,Felipe Melo..etc,acho que deveriamos esperar o proximo jogo decisivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *