A HISTÓRIA DE ADI DASSLER

Adolf “Adi” Dassler (Herzogenaurach, 3 de novembro de 19006 de setembro de 1978) foi um sapateiro e empresário alemão, foi o fundador da empresa de material esportivo Adidas. Deu à companhia o nome de Adidas devido a seu apelido (Adi) junto com as iniciais do sobrenome (Das, Dassler).

Adi Dassler iniciou a vida como sapateiro. Começou a produzir seus próprios sapatos esportivos na lavanderia da casa materna, após seu retorno da I Guerra Mundial. Seu pai, Christoph, havia trabalhado numa fábrica de calçados e deu-lhe apoio no início do negócio. Em 1924 seu irmão Rudolf Dassler juntou-se à iniciativa.

Já nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928 a companhia equipava vários atletas.

Por causa de disputas pessoais, Rudolf Dassler deixou a companhia em 1947 e fundou a concorrente Puma AG. Após essa cisão, Adolf batizou seus materiais com a marca Adidas, baseada em seu nome.

Equipado com chuteiras Adidas a Seleção Alemã Ocidental de Futebol venceu a Copa do Mundo de 1954, debaixo de forte chuva. Em 2003 o filme “Das Wunder von Berna” (O milagre de Berna) reconta a história desse triunfo, apresentando os calçados de Dassler como uma chave para o sucesso do time e, ainda mais, da nação: a vitória proporcionou uma verdadeira injeção de ânimo para a Alemanha de pós-guerra, e a inclusão da Adidas no filme pode ser vista como uma grande publicidade da companhia.

Horst, filho de Adi Dassler, estabeleceu uma sucursal da Adidas em França, no ano de 1959, iniciando a expansão internacional da empresa. Em 1973 Horst fundou a Arena, marca para a produção de equipamentos de natação.

Após a morte de Adi, em 1978, seu filho e a esposa Käthe assumiram a administração da empresa. Em 1989 a Adidas converteu-se em companhia limitada, permanecendo uma propriedade familiar até a sua abertura de capital em 1995.

 FONTE:WIKÍPÉDIA

Um comentário em “A HISTÓRIA DE ADI DASSLER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *