Comercial Futebol Clube – São Paulo (SP): Existiu profissionalmente entre 1939 a 1961

O Comercial Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). A sua Sede ficava localizada na Praça Clóvis Bevilacqua, s/n, na Sé, na capital paulistana. A equipe Alvirrubra foi um dos membros fundadores daFederação Paulista de Futebol (FPF). O ‘Mais Simpático’ foi Fundado em 3 de abril de 1939, por um grupo de esportistas ligado à Associação Comercial de Esportes Atléticos (ACEA), que propôs ao Lusitano Football Club a substituição do nome para Commercial Football Club.

Esses esportistas sabiam que o Lusitano pretendia se retirar do Campeonato Paulista e, comprometeram-se a formar uma equipe com os melhores jogadores que pudesse dispor, permitindo também que os associados do Lusitano se tornassem remidos da nova agremiação. Assim nascia uma nova agremiação na capital paulistana.

Flamula do extinto Comercial F.C. da capital paulistana.

O Comercial tinha por objetivo ser o segundo time de todo mundo. Seu apelido, inclusive, era “O mais simpático“, que juntamente com seu mascote, reforçava a imagem de atrair o torcedor de outros clubes. Durante a década de 1950 possuiu em seus quadros jogadores que iriam “brilhar” mais tarde nos clubes “grandes” de São Paulo, tais como Dino Sani e Gino Orlando.

Em 1953 a equipe fundiu-se com o São Caetano Esporte Clube, dando origem à Associação Atlética São Bento. O clube durou apenas 4 anos. Com a separação, em 1957 o Comercial voltou a disputar o Campeonato Paulista no ano seguinte, mas não repetiu as mesmas campanhas de sua primeira fase. Cai para a Segunda Divisão em 1960 e para a Terceira Divisão em 1961, quando a equipe profissional foi desativada.

Participou 19 vezes do Campeonato Paulista de Futebol, e continuou participando dos campeonatos infanto-juvenis da Federação Paulista de Futebol até o final da década de 70 sobe a direção do saudoso presidente Antonio La Porta. Seu presidente mais conhecido foi o saudoso Capitão Oberdan de Nicola. O Comercial revelou alguns grandes jogadores da época como: Nelsinho que foi a seleção brasileira, Mario Cesar Hernandez goleiro, Ítalo que acabou jogando pelo Palmeiras.

FONTES: Wikipédia – Revista Sport Ilustrado – Almanaque do Futebol Paulista, de autoria de Jorge Farah Neto e Rodolfo Kussarev – O Estadão – Tribuna de Santos – Folha da Manhã – Livro ‘Caminho da Bola’, de autoria de Rubens Ribeiro

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Comercial Futebol Clube – São Paulo (SP): Existiu profissionalmente entre 1939 a 1961

  1. Mário

    Joguei no JR de 1977 juntamente com o Nelsinho, fizemos rodada dupla no campo do Nacional da Água Branca, primeiro jogo Nacional x Comercial, segundo jogo São Paulo x Corinthians, assim que acabou o jogo do Nacional com o Comercial o técnico do São Paulo o Sr. Firmo convidou o Nelsinho lateral esquerdo para ingressar nas categorias de base do São Paulo, assim surgiu o grande lateral.

  2. Marcus Luz

    Tenho por Este clube o Maior carinho , joguei pelo Jr ainda na década de 70. O clube ainda revelou jogadores mesmo depois de rebaixado em 1961. Por ex. Nelsinho lateral esquerdo do São Paulo FC veio do Comercial. 1977 foi extinto de vez e acabou também o Jrs. Mas houve outros profissionais que saíram desta turma, a maioria foi jogar fora do Brasil.

  3. SERGIO JOSE DA CRUZ

    TRENEI NO COMERCIAL 1982 COM SR LA PORTA NA PRESIDENTE AVENIDA RADIAL LESTE SP CLUB SAMPAIO MOREIRA

  4. Sergio Mello Autor do post

    Julio,
    Pesquisei no Wikipédia,
    no Livro Almanaque do Futebol de São Paulo,
    no Blog Botões Para Sempre,
    e, também uma postagem do Gilberto Maluf (04/05/2012).

    Em nenhum dessas Fontes consta essa informação de que o time surgiu com este nome.

    Att.

  5. Julio Diogo

    Belo artigo, mas faltou o mais importante, falar que ela não foi fundada em 1939 mas mudou de nome nesta data. Antes chamava-se Lusitano e a partir deste ano assumiu seu nome nome !! Sd não me engano publiquei algum tempo atrás a ficha da primeira oartida com o novo nome !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *