MEMORIAL DIÁRIO: 30.06.1957

Efemérides significam, em latim, “memorial diário”, “calendário” (ephemèris,ìdis), ou, em grego, “de cada dia” (ephémerís,îdos). A palavra efêmero/a (“que dura um dia”) tem a mesma etimologia.

Uma efeméride é um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia, ou ainda uma sucessão cronológica de datas e de seus respectivos acontecimentos. Há a possibilidade de classificá-la de diversas formas.

A partir de hoje, estamos inaugurado a seção MEMORIAL DIÁRIO, trazendo, sempre que possível, os principais acontecimentos do futebol, em um dia qualquer da história, escolhido aleatoriamente.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

O Vasco da Gama conquistou sua nona vitória consecutiva na excursão que estava fazendo ao exterior, ao derrotar, em Lisboa, o Benfica, pelo marcador de 5 x 2. Walter Marciano (2), Sabará, Livinho e Pinga marcaram os gols do clube brasileiro. Águas marcou o gol português. O Vasco da Gama jogou com Carlos Alberto (Hélio), Dario e Viana; Laerte, Orlando e Ortunho; Sabará, Livinho, Vavá, Walter Marciano (Roberto) e Pinga.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Já o São Cristóvão, do Rio de Janeiro, encerrou sua longa temporada pelo interior, apresentando-se na cidade de Limeira (SP), onde enfrentou a Internacional local. Não foi feliz o clube carioca, sendo goleado pelo marcador de 4 x 1.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Realizou-se o Torneio Início do Campeonato Petropolitano de Futebol. O Serrano sagrou-se campeão do certame, abatendo o Petropolitano, na peleja final, por 4 x 3, na decisão por pênaltis. O tempo regulamentar terminou com o empate de 1 x 1.

Eis os resultados verificados:

1. Petropolitano 1 x 0 Correias

2. Serrano 1 x 0 Vila Isabel

3. Internacional 0 x 1 Petropolitano

4. Serrano 1 x 0 Rio Preto

5. Serrano 1 x 1 Petropolitano (pênaltis: 4 x 3).

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

O Sport sagrou-se campeão invicto do Torneio Municial de Juiz de Fora, ao ganhar do Tupi pela contagem de 5 x 2. O primeiro tempo se encerrou com o empate de 2 x 2.

Dunga (2), Pirilo (2) e Aloísio foram os goleadores do Sport, enquanto que Cazuza e Narciso marcaram para o Tupi.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Com a presença do Avaí, Paula Ramos, Figueirense e Bocaiúva, foi disputado o Torneio Início do certame oficial de Florianópolis.

Depois de três prélios disputados, verificou-se a vitória do Avaí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *