Marco Esporte Clube – Belém-PA – Escudo Inédito

Amigos, apresento-lhes o escudo e o uniforme do Marco Esporte Clube. Fundado em 1930, o clube participou de três edições do Campeonato Paraense: 1939, 1940, e 1941. O ápice de da existência do Grêmio do Sol Nascente (o apelido deve-se justamente em referência ao nome Marco, antigamente chamado de Marco da Légua, por der o bairro mais a leste de Belém, conhecido também como o último bairro) foi no ano de 1940, quando conquistou o Torneio Início, único título da existência do time.

A equipe, em seus três anos de participações no estadual, levou goleadas marcantes: 8×0 do Paysandu m 1939, 7×2 do Remo em 1940 e inacreditáveis 14×1 da Tuna, em 22/06/1941.

Abaixo segue uma foto do clube na época:

Na vida social, o clube era próspero: aos domingos pela parte da manhã, o clube promovia feiras de comidas típicas, música ao vivo, brincadeiras para crianças. Segundo o jornal “Folha do Norte”, era um dos clubes que tinha uma vida social mais ativa em Belém. Não era incomum as pessoas participarem dos frequentes bailes de Jazz, promovidos pela noite.

 

2 pensou em “Marco Esporte Clube – Belém-PA – Escudo Inédito

  1. Antonio Mario Ielo

    Parabéns,

    Sergio e Feitosa,

    Mais um escudo inédito da decada de 30 e 40 do Pará.

    Para complementação, o Marco Esporte Clube, também disputou o campeonato de 1938 (segundo meus arquivos pessoais) e a partir de 1942 até 1946 disputou a 2a divisão, denominada Serie B.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *