Grêmio Esportivo Acreano
Segue na íntegra.
Lançada recentemente pela Federação de Futebol do Acre, a revista relembra as três participações do “ Mais querido do Vale do Yaco” nos estaduais de 1994, 95 e 96.
O Campeonato Estadual de 1994
No primeiro campeonato de futebol profissional de sua história o Grêmio começou com o pé direito. A equipe comandada pelo então Capitão da PM Marcus Wismam, conquistou o titulo do torneio inicio ao vencer o favorito Atlético Acreano na final.
A Edição Histórica da Revista destacou: O Grêmio Esportivo Acreano jogou ofensivamente e logo eliminou a Adesg; depois venceu o Independência nas penalidades e por ultimo, o Atlético Acreano por 1 a 0, gol do zagueiro Ferrugem. O time foi comandado pelo o Capitão PM Marcus wismam.
O jogo de abertura foi entre Grêmio, de Sena Madureira, e Adesg, de Senador Guiomard, dois clubes representantes do interior do Estado. O jogo aconteceu no Estádio Marreirão em Sena Madureira. Resultado Grêmio 1 x 2 Adesg.
Na disputa por uma vaga no quadrangular final o Grêmio enfrentou o Rio Branco. No primeiro confronto em Sena Madureira, o time da Capital venceu pelo o placar mínimo. Gol de Ney aos 8 minutos da etapa final. Na partida de volta, no Estádio José de Melo, o Estrelão venceu por 4 a 0.
O Campeonato Estadual de 1995
Em 1995, o Grêmio também chegou a decisão do torneio inicio, mas o titulo ficou com o Rio Branco, que venceu nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
O Grêmio entrou em campo com a seguinte formação: Durval, Siqueira, Jairo, Darck e Nenê Diniz; Cita, Ermilson e Neno; Ribeiro, Ney Benone ( Balão) e Maradona. Técnico Elder Teixeira.
Após o torneio inicio veio o campeonato, a revista relata alguns jogos do Grêmio. Em casa o time de Sena Madureira goleou a Adesg por 5 a 2. Na abertura do returno o “ Mais Querido”, surpresa, em casa o Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Atlético Acreano.
O Campeonato Estadual de 1996
Em 1996, o oficial da Policia Militar Marcus Wisman, voltou a comandar o time de Sena Madureira. Por conta das dificuldades encontradas no futebol local, da falta de apoio e transporte até Rio Branco.
A base do time foi formada por policiais militares da Capital Acreana. No torneio inicio da temporada o Grêmio voltou a brilhar conquistou o torneio inicio. O “ Mais querido” derrotou na final o Atlético Acreano ( 1 a 0) gol de Lolô ( hoje sargento da PM e atacante do Galvez ).
No campeonato o Grêmio perdeu para o Rio Branco ( 1X3). O Rio Branco foi campeão do Estadual.
Este foi o último ano que o Grêmio disputou o Campeonato Profissional. A partir daí o futebol do Vale do Yaco foi literalmente abandonado.
Fonte: www.gilbertodiniz.com.br