CEILÂNDIA CAMPEÃO DO DF PELA PRIMEIRA VEZ

O inédito campeão de futebol do Distrito Federal, o Ceilândia Esporte Clube surgiu a partir do Dom Bosco Esporte Clube. O Dom Bosco Esporte Clube foi fundado em 27 de março de 1978, com sede na cidade-satélite da Ceilândia, e teve como primeiro Presidente Waldir Papa da Fonseca.

Aos 25 dias do mês de agosto de 1979 realizou-se a assembléia extraordinária da diretoria do Dom Bosco, quando foi discutida e aprovada a mudança do nome do clube para CEILÂNDIA ESPORTE CLUBE. As cores do uniforme não foram alteradas, permanecendo a preta e a branca.

E, de onde surgiu o nome Ceilândia?

Em 1971, o governador do Distrito Federal, Hélio Prates da Silveira, criou a Companhia de Erradicação de Invasões – CEI, com o propósito de retirar os invasores da região nobre de Brasília. Dizem que o governador sentia-se deprimido ao ver aquelas favelas tão próximas do círculo do poder. Como o novo povoado foi organizado pela CEI (Companhia de Erradicação de Invasões), estava criada a CEI-lândia.

O Dom Bosco rapidamente firmou-se como um dos maiores times amadores da Ceilândia, disputando a hegemonia com Juventude, Grêmio, Brasília e Juventus.

O futebol do Distrito Federal começou a se profissionalizar. O Campineira foi a base do Sobradinho, o Pioneira deu origem ao Taguatinga, mas Ceilândia continuava sem um clube na Primeira Divisão Profissional do Distrito Federal.

Ainda em 1978 surgiram as primeiras tentativas no sentido de profissionalizar o Dom Bosco.

Por sugestão da Deputada Maria de Lourdes Abadia, o nome do time mudou, guardando as cores preto e branco do Dom Bosco, mas trocando o escudo por uma imagem estilizada da caixa d’água da cidade.

Em 2 de outubro de 1979, a Federação Brasiliense de Futebol aceitou a filiação do Ceilândia Esporte Clube na categoria profissional.

O primeiro jogo oficial do Ceilândia foi um amistoso disputado contra o Brasília, no Serejão, no dia 18 de novembro de 1979. O Ceilândia perdeu por 2 x 1. Vilmar e Luizinho marcaram para o Brasília, enquanto Francisco Alves dos Santos (Risadinha), nº 9, marcou o gol histórico do Ceilândia.

Sua primeira participação no campeonato de futebol do Distrito Federal se deu em 18 de maio de 1980. No Serejão, perdeu para o Taguatinga por 3 x 0.

Por coincidência, o primeiro gol oficial do Ceilândia também foi marcado por Risadinha. Isso aconteceu no dia 25 de maio de 1980, no empate de 1 x 1 com o Guará, no Estádio do CAVE.

No final dessa competição, entre nove clubes participantes, o Ceilândia ficou com a sétima colocação, somando 16 pontos nos 24 jogos que disputou. Foram cinco vitórias, seis empates e treze derrotas. Marcou 14 gols e sofreu 40.

Antes do título conquistado neste ano, a melhor colocação do Ceilândia havia sido um vice-campeonato em 2005.

Um comentário em “CEILÂNDIA CAMPEÃO DO DF PELA PRIMEIRA VEZ

  1. David Pinto Pereira

    Muito bom. Estamos fazendo um documentario sobre a historia do Futebol Amador de Ceilandia desde a Vila do IAPI. Precisamos da ajuda de vcs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *