Definida finalmente o destino da Taça das Bolinhas

A polêmica sobre para quem a Confederação Brasileira de Futebol iria entregar a Taça de Bolinhas acabou. Isso porque nesta quarta-feira, após Assembleia Geral, a entidade reconheceu o Sport como Campeão Brasileiro de 1987, fazendo com que o São Paulo fosse considerado o primeiro pentacampeão brasileiro.
taca_das-bolinhasO presidente da CBF, Ricardo Teixeira, solicitou um parecer do departamento jurídico da entidade para resolver a polêmica. E, diante do relatório, ele anunciou a decisão durante uma assembleia nesta quarta-feira com representantes das federações estaduais.
Desta maneira, o Flamengo, que não aceita o episódio daquele ano, está fora da disputa do troféu, que será restaurado e entregue ao presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, que repassaria para o São Paulo. Porém, a data e local para a taça ser entregue ainda não está definida.
O início da polêmica foi por causa que o troféu seria dado ao primeiro clube brasileiro que conquistasse três vezes consecutivas o Campeonato Brasileiro. No ano de 1987, na Copa União, o Flamengo foi campeão do Módulo Verde – referente à Primeira Divisão – e o Sport conquistou o Módulo Amarelo – referente à Segunda Divisão.
Pelo regulamento, o campeão das duas “divisões” teriam que fazer uma final, e o vencedor deste confronto é que seria campeão brasileiro. No entanto, o clube carioca se recusou a disputar a final, pois já se considerava campeão brasileiro. Com isso, A CBF declarou o Sport como campeão daquele ano.

fonte – futebolinterior

3 pensou em “Definida finalmente o destino da Taça das Bolinhas

  1. Antonio Mario Ielo

    Amigos…

    Aqui no nosso blog podemos expressar nossas opiniões em um bom nível.
    Assim me permita discordar do Ricardo e do Roselio.

    1. É verdade que o regulamento da CBF foi descumprido pelo Flamengo e Internacional. Portanto o Sport foi o campeão brasileiro de 87, e o Guarani Vice, portanto foram os representantes na Libertadores no ano seguinte. Assim, que tem o direto de ter a “Taça das Bolinhas” e o São Paulo FC.

    2. Fato também que os melhores times do Brasil se rebelaram contra a CBF e fizeram um campeonato próprio, na qual o Flamengo saiu vencedor. Fato: Flamengo campeão da Copa União, considerado por toda a opinião pública com campeão brasileiro.

    Fazendo um paralelo com varias outras histórias de federações ou Ligas dissidentes que foram considerados posteriormente também legítimos, podemos também consideram a Copa União e seu campeonato como também um legitimo campeonato brasileiro sem necessariamente ser oficial da CBF. Os melhores times disputaram o campeonato e a opinião pública acompanhou como sendo o verdadeiro campeonato brasileiro.

    Assim, na minha humilde opinião de palmeirense, tivemos dois campeões brasileiros em 1987, um oficial (Sport) e outro de campeonato dissidente (Flamengo).

    A fato interessante e oportuno é a oficialização do Sport campeão brasileiro de 1987 e conseguentemente a posse definitiva da Taça a que de direito pertence que é o São Paulo FC. A CBF acertou na decisão, cabe a nós brasileiros também oficializar o Flamengo campeão brasileiro de 1987 e aprovar o Hexa. Se a CBF achar necessario também pode reconhecer a Copa União e o Flamengo como também legitimo campeão de 1987.

    abs.

  2. Roselio Luis Basei

    Concordo com o Ricardo, o regulamento previa um cruzamento entre o campeão do módulo verde e o campeão do módulo amarelo, como o Flamengo se recusou a jogar é justo que o título seja dado ao Sport.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *