E.C. Floriano (atual E.C. Novo Hamburgo) – Novo Hamburgo (RS): Existiu entre 1944-68

Os efeitos do pós Segunda Guerra Mundial, causaram grandes mudanças no mundo. O futebol também acabou sofrendo. Um bom exemplo, foi o Esporte Clube Novo Hamburgo que alterou o seu nome para Esporte Clube Floriano, que perdurou por cause 25 anos.

Localizado na cidade de Novo Hamburgo, a cerca de 42 kim da capital gaúcha, foi Fundado no dia 1º de Maio de 1911, como Sport Club Novo Hamburgo, por um grupo de funcionários da extinta fábrica de calçados Adams fundou a agremiação.

Sempre no Dia do Trabalhador havia um churrasco de confraternização entre funcionários e diretoria no qual, ao final, o futebol encerrava as comemorações. Naquela época, o esporte começava a se preparar para virar preferência nacional e dezenas de clubes se formaram em todo o Brasil.

Na mesma noite daquele ano, o grupo, tendo à frente Manoel Lopes Mattos, José Scherer, Aloys Auschild, Manoel Outeiro, João Tamujo e Adão Steigleder decidiu-se pela criação do Anilado, como também é conhecido o ECNH em virtude de suas cores – o azul anil e o branco. A primeira diretoria do clube ficou assim estabelecida:

Por muito pouco o clube não se chamou Adams Futebol Clube, mas a corrente vencedora sempre buscou levar o nome da cidade em sua camiseta. Era fundado, então, o Sport Club Novo Hamburgo, que depois viria a ser Esporte Clube Novo Hamburgo.

Sua primeira sede ficava na Avenida Pedro Adams Filho, no bairro Pátria Nova, onde hoje se encontra uma madeireira. Este período foi muito curto, segundo os conselheiros mais antigos. Logo depois o alvianil se mudou para o Estádio dos Taquarais, no Centro da cidade, na Rua Major Bender, permanecendo lá até 1953. Lá, em amistosos ou em jogos oficiais, eram as rivalidades que falavam mais alto, suplantando a técnica ou qualquer esquema de jogo, sobretudo quando o confronto era com o Esperança, quando a rivalidade era, não raro, extra-campo.

Em 1942, o Sport Club Novo Hamburgo tinha uma dimensão relevante, a ponto de ter se tornado o vice-campeão do estado do Rio Grande do Sul. Contudo, a pressão exercida pelo Estado Novo naquele período de intensa repressão a representações que remetessem à nação alemã fez-se sentir.

Efeitos da 2ª Guerra faz o clube mudar o nome para E.C. Floriano

Durante a guerra, quem falava alemão não era bem visto pelas autoridades, que impuseram a mudança do nome dos clubes e escolas, além da proibição do uso e do ensino da língua alemã em todas as atividades públicas e, mesmo, privadas.

Essa onda de mudança e de aportuguesamento dos nomes chegou mesmo a ameaçar a cidade, que quase mudou de nome para Marechal Floriano Peixoto, em uma homenagem forçada ao Marechal Floriano Peixoto, o Marechal de Ferro, o segundo Presidente da República do Brasil e um militar de linha dura. Em 1944, o Sport Club Novo Hamburgo, porém, não resistiu à pressão política e houve a transformação para Esporte Clube Floriano.

Essa pressão pela mudança de nome pode ser compreendida como uma das manifestações da influência das ideias fascistas no Brasil, especialmente no que se refere à sua perspectiva de uniformização da cultura nacional. Esse nome permaneceria no clube até 1968, quando o clube retornou às origens, aportuguesando seu nome para o atual Esporte Clube Novo Hamburgo – ECNH.

Fontes: Wikipédia – Jornal Correio do Povo – Diário de Noticias – Revista O Globo 

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 32. Douglas Marcelo Rambor, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “E.C. Floriano (atual E.C. Novo Hamburgo) – Novo Hamburgo (RS): Existiu entre 1944-68

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Elisa, boa noite!
    O local ideal para é no Esporte Clube Novo Hamburgo, pois o Floriano é o antigo nome desta agremiação!
    Att.

  2. Sérgio Mello Autor do post

    Boa noite xará!
    Então, vc lembra a data desse jogo?
    Assim posso ver esses detalhes!
    Forte abraço!

  3. Sérgio S Vieira

    Meu primeiro jogo de futebol, assisti no estádio dos Eucaliptos. Inter x Floriano. Meu pai levou-me ao jogo. Tinha 12 anos. Se nao me engano, o ponteiro direito do Floriano chamava-se Sapiranga. Nao me recordo o resultado. Estou correto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *