Os primeiros chutes na bola em Santa Catarina ocorreram nas cidades litorâneas como Laguna, Florianópolis, Tubarão, Itajaí e São Francisco do Sul. Aos poucos o futebol apareceu em outras cidades como Brusque, Joinville, e Blumenau.
A primeira partida com regras, equipes uniformizadas, árbitro, dois tempos e intervalo, ocorreu em 14 de agosto de 1910, em Florianópolis. Jogaram Ginásio Santa Catarina e Combinado Interestadual de Advogados. Vitória dos ginasianos por 2 x 1.
A partir daí, o futebol ganhou adeptos e expandiu-se pelo Estado. Mas os jogos eram sempre amistosos e não havia competições.
Fundado em 1911, o Itajaiense FC, de Itajaí, realizava jogos entre suas fileiras, mas sem caráter competitivo.
O primeiro campeonato que se tem registro ocorreu em 1913 em Florianópolis. O Anita Garibaldi, o principal clube da época, organizou uma competição interna com a participação de três equipes: Riachuelo, Palmeiras e Ipiranga.
A competição começou empolgante, com excelente participação de público, inclusive com muitas “senhoritas” interessadas em ver os “sportmen”.
Mas com o passar do tempo, alguns jogos foram disputados com número inferior de atletas. Muitos jogadores viajavam para outras cidades ou tinham compromissos nos finais de semana.
O desinteresse tomou conta e a competição não teve campeão.
Os jogos registrados nos jornais:
6/4/1913 – Ypiranga 8 x 1 Riachuelo
14/5/1913 – Palmeiras 2 x 2 Riachuelo
1º/6/1913 – Riachuelo x Palmeiras (pontos para o Riachuelo, pois o Palmeiras apresentou-se sem número legal de atletas.
15/6/1913 – Ypiranga x Palmeiras (pontos para o Palmeiras, pois o Ypiranga apresentou-se sem número legal de atletas.
Fontes: jornais O Dia, A Opinião e Folha do Comércio (Florianópolis).