Henrique de Sousa Filho, conhecido como Henfil, (Ribeirão das Neves, 5 de fevereiro de 1944 — Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 1988) foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro.
Os escritos de Henfil eram anotações rápidas. Não eram propriamente crônicas, mas um misto de reflexões rápidas, assim como seus traços ligeiros dos cartuns.
Henfil era descaradamente torcedor nos cartuns, mas também generoso com os outros times, a ponto de criar mascotes para eles também”, lembra Ivan, enumerando o Bacalhau (Vasco), Cri-cri (Botafogo), Pó Pó (Fluminense) e Gato Pingado (América). “Sua paixão pelo Flamengo era tão evidente que os outros mascotes até reclamavam nas tiras, o que despertava simpatia dos demais torcedores. Uma atitude inteligente, pois conquistava a leitura também dos rivais.
[img:Henfil.jpg,resized,vazio]
No cartun abaixo, veremos a genilidade e irreverência do Henfil, desenhando um torcedor intolerante, que chega ao extremo ( verdadeira pérola ) de gritar em frente à TV: SEGURA ESTA TAÇA DIREITO CARLOS ALBERTO MOLÓIDE!
[img:Torcedor_intolerante.jpg,resized,vazio]