Copa de 1950 – Curiosidades

Como durante a década de 40 não se teve a realização das Copas previstas por conta da Segunda Guerra Mundial, a copa do pós-guerra, Copa de 1950, aconteceu aqui no Brasil.
[img:Copa_de_50.jpg,resized,vazio]

– As maiores goleadas da seleção brasileira nas histórias das copas foram: Brasil 7 x 1 Suécia e Brasil 6 x 1 Espanha. Ambas na Copa do Mundo de 1950.

– A maior zebra de todas as Copas foi a vitória do time amador, formado por imigrantes, dos Estados Unidos sobre a favorita equipe da estreante Inglaterra, que participavam pela primeira vez do Mundial. O autor do gol foi Gaetjens, nascido no Haiti. Imigrante, lavava pratos em Nova York.
[img:lavador_de_pratos_heroi.jpg,resized,vazio]
Morreu assassinado em seu país alguns anos depois, em 1964.

– O custo da viagem até o Brasil desencorajou vários países de participar da Copa de 1950, dentre eles, estavam França, Portugal e Birmânia.

Um caso curioso foi a Escócia, que não quis participar de um torneio em que a Inglaterra iria participar, uma vez que a seleção inglesa havia superado a sua seleção nas eliminatórias.

– A marchinha “Touradas de Madri“, de João de Barro, foi lembrada e entoada pelos brasileiros na goleada do Brasil sobre a Espanha.

– Para evitar influências nazistas, Jules Rimet teve que transferir a sede da Fifa de Paris, na França, para Zurique, na Suiça, durante a Segunda Guerra Mundial.

– O uniforme usado pelo Brasil na Copa foi considerado um símbolo de azar depois da derrota para o Uruguai na final.
[img:uniforme1950_.jpg,resized,vazio]

– A decisão contra o Uruguai teria o maior público da história do futebol, se os mais de 200mil torcedores que foram ao Maracanã pudessem ter entrado no estádio. Mas como a capacidade era de 173.850 lugares, esse recorde ficou com o jogo das Eliminatórias de 1970, onde jogaram Brasil x Paraguai, com 183.341 torcedores.

– A Itália tentou defender seu título com uma equipe fraca devido ao desastre que ficou conhecido como Tragédia de Superga, acidente aéreo que matou todo o time do Torino (base da Azzurra) em 1949.

-A seleção do Uruguai chegou ao Maracanã com quatro horas de antecedência para disputar a final. Como o estádio não estava 100% terminado, havia buracos no vestiário dos visitantes. Durante o aquecimento, pedras e foguetes foram atirados contra os uruguaios, que tiveram de se esconder embaixo de colchões.(esportes.terra.com.br)

– O atacante Ademir de Menezes foi o artilheiro da Copa, com nove gols. Até hoje ele é o brasileiro que mais marcou gols em uma única edição do Mundial.

– A Copa realizada no Brasil é, até hoje, a única que não teve uma verdadeira final. O título foi decidido em um quadrangular e o Uruguai acabou se tornando campeão.

OS ELEITOS COMO MELHORES DA COPA EM CADA POSIÇÃO
Máspoli (URU), Parra (ESP) e Nilsson (SUE);
Andrade (URU), Obdulio Varela (URU) e Bauer (BRA);
Ghiggia (URU), Zizinho (BRA), Ademir (BRA), Schiaffino (URU) e Jair (BRA)

copa-do-brasil-1950/
bolanaárea.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *