[img:dirceu.JPG,resized,vazio]
Dirceu Lopes Mendes é mineiro de Pedro Leopoldo onde nasceu no dia 9 de março de 1946. Foi um craque que não teve muita sorte com a seleção brasileira. A grande decepção de sua vida esportiva aconteceu em 1970. Dirceu participou da seleção brasileira nas eliminatórias com o treinador João Saldanha. Quando Zagalo assumiu esqueceu seu nome e ele ficou fora do mundial no México. Foram momentos difíceis para Dirceu Lopes que estava no melhor de sua forma. Somente esqueceu a injustiça com o passar dos anos. Dirceu acredita que não teve maiores oportunidades na seleção porque viveu uma época em que o Brasil estava muito bem servido por jogadores de meio campo.

Jogando no meio campo, ele tinha a habilidade dos grandes craques. Era mais ofensivo e possuía uma incrível velocidade na execução das jogadas. Participou de uma das melhores fases da história do Cruzeiro de Minas Gerais. Formava um quadrado no meio campo no clube estrelado com Wilson Piazza, Tostão e Zé Carlos.

Dirceu Lopes começou sua carreira no juvenil do Cruzeiro em 1963 quando tinha 17 anos de idade e fez sua estreia no time principal no mesmo ano. Durante 13 anos defendeu o Cruzeiro. É um dos mais laureados jogadores do clube. Foi campeão mineiro nos anos de 1965/66/67/68/69 e 1972/73/74/75. Foram nove títulos de campeão. Também foi campeão da Taça Brasil em 1966 quando derrotou, na final, a equipe do Santos. O Cruzeiro venceu o primeiro jogo em Minas por 6×2, e o segundo em São Paulo por 3×2.

Depois longos anos vestindo a camisa do Cruzeiro, Dirceu Lopes teve uma ligeira passagem pelo Fluminense em 1977. Dois anos depois, voltou ao futebol mineiro para jogar pelo Uberlândia. Ainda jogou pelo Democrata de Governador Valadares e Democrata de Sete Lagoas, no interior de Minas. Na seleção brasileira, Dirceu jogou 19 partidas e marcou 4 gols.

Clássico entre Cruzeiro e Atlético Mineiro no Mineirão lotado. A massa celeste comemora um gol na partida. Em primeiro plano Dirceu Lopes e o goleiro Renato, do Galo. O zagueiro alvinegro inconsolável é Humberto Monteiro. No fundo da foto, Natal parece não acreditar que a bola está no fundo da rede tamanha sua alegria

Foto do dia 14 de janeiro de 1968 tirada durante o clássico entre Atlético e Cruzeiro no Mineirão, que teve a presença de mais de 86 mil pagantes. A partida valeu pela primeira decisão do Campeonato Mineiro de 1967 e foi vencida pelo time azul por 3 a 1. Na segunda partida, o Cruzeiro garantiu a taça ao fazer 3 a 0 sobre o Galo. Nesta imagem, vemos Natal chegando atrasado no lance. Ao fundo, Pedro Paulo (lateral do Cruzeiro), Dirceu Lopes (meia do Cruzeiro) e Grapete (zagueiro do Galo)

[img:Dirceu_no_cl__ssico_contra_o_Atl__tico.JPG,resized,vazio]

2 pensou em “

  1. Gilberto Maluf

    Eu estava aprendendo a inserir fotos e me empolguei, deixando de colocar o título. O título é Dirceu Lopes do Cruzeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *