Estádio da Floresta

O “Estádio da Floresta” ou simplesmente “Chácara da Floresta”, foi o primeiro estádio de futebol da história do “São Paulo Futebol Clube”, na época mais conhecido como “São Paulo da Floresta”, e o segundo em importância para a cidade de São Paulo. Reinaugurado em 9 de março de 1930, ficava no bairro Ponte Grande (Ponte das Bandeiras), na região central da cidade de São Paulo.

Na época o estádio tinha capacidade para 15 mil pessoas e pertencia a Associação Atlética das Palmeiras e foi adquirido do Clube de Regatas São Paulo. Com a incorporação o “São Paulo FC”, que realizou na chácara 71 jogos, com 52 vitórias, 14 empates e 5 derrotas, e foram 225 gols marcados e 56 gols sofridos.

Ainda hoje o estádio está lá ainda, dentro do “Clube de Regatas Tietê” na avenida Presidente Castelo Branco no Bom Retiro, mas a “floresta” que era uma grande mata natural, ficou apenas uma pequena área de preservação.

História
O estádio era onde a “Associação Atlética das Palmeiras” mandava seus jogos após sua saída das imediações da avenida Angélica, mas outros clubes também mandaram jogos na Floresta, como a Sociedade Esportiva Palestra Itália, Sport Club Corinthians Paulista, Clube Atlético Paulistano (após a demolição do Velódromo) e outros.

Em 1930, quando da formação do “São Paulo Futebol Clube”, este ficou com o estádio e começou a mandar seus jogos no local, pois incorporou a Associação Atlética das Palmeiras.

“Como era a chácara”
O campo era na Chácara da Floresta, nas proximidades da Ponte Grande, junto ao “rio Tietê”. Era, no dizer do historiador Pereira de Souza, “um simples parque de velhas figueiras entremeadas de coqueiros, tudo como a ocultar discreto Recreio, contemplando o velho Anhembi, transportando, de bubuia, batelões conduzindo areia, lenha e tijolos”.

A chácara ficava entre o “Associação Atlética São Bento” e o “Clube de Regatas Tietê”, chegando-se a ela por um corredor entre os dois. O gramado era de primeira qualidade, ainda que as instalações, em geral, fossem modestas, conforme relato feito por Carlos Eduardo Toledo, o Toledinho, que acentua: “Era o campo todo cercado por arquibancadas de madeira, com os vestiários para os jogadores embaixo da arquibancada principal, coberta. Os jogos do São Paulo da Floresta” lotavam o campo, cabia quinze mil pessoas. A torcida era grande e entusiasmada”.

A iluminação do estádio foi inaugurada em 28 de março de 1930, e para comemorar houve um amistoso entre “Seleção Paulista” contra o “Club Sportivo Buenos Aires” da Argentina, que terminou com a vitória do Seleção por 8 a 1.

Essa partida de “futebol”, foi a primeira realizada durante a noite em São Paulo.

O primeiro jogo da história do “Campeonato Paulista” disputado com luz artificial, aconteceu na Floresta em 17 de maio de 1930, entre “São Paulo Futebol Clube” e Esporte Clube Sírio”, jogo que terminou empatado em 2 a 2.

“Reinauguração
O estádio tinha o apelido de “Chácara da Floresta e foi construído em 1906 e pertencia ao Clube de Regatas São Paulo, que depois passou a Associação Atlética das Palmeiras, foi remodelado em 1915 quando do fechamento do “Velódromo” e teve sua capacidade aumentada para 15 mil pessoas.

Quando surgiu em 1930 o “São Paulo Futebol Clube” mais conhecido na época como “São Paulo da Floresta”, nascido da fusão da AA das Palmeiras e remanescentes do Club Athletico Paulistano, o estádio foi novamente remodelado e “reinaugurado” em 9 de março de 1930 no “Torneio Início do Campeonato Paulista” no jogo entre o “São Paulo da Floresta” contra o “Clube Atlético Ypiranga”, que terminou com vitória do São Paulo por 3 a 0, sendo que o primeiro gol foi anotado por “Formiga” do São Paulo.

As dimensões do campo, tinha e tem 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, e estão lá ainda adormecidos dentro do Clube de Regatas Tietê, mas com dimensões menores!

Observação: Esse artigo foi adaptado da “wikipédia” para esse blog, artigo que foi criado e editado por mim que sou editor cadastrado na enciclopédia.

Resgatado do Blog Parte 1, editado em 20/08/2008 e não passado para a continuação do blog pelo administrador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *