ARTIGO DA SEMANA N° 15/2008 O América Football Club não morrerá!!!

Nas décadas de 1950 e 1960, era o normal, bons públicos comparecerem ao Maracanã ou a outros estádios, para assistirem este velho clássico do futebol carioca. No primeiro jogo entre ambos no Estádio do Maracanã em 7 de outubro de 1950 , 33.515 espectadores pagaram ingresso para assistir o América vencer o Bangu por 3 a 1 e provavelmente mais de 10.000 pessoas devem ter ido ao Maracanã naquele dia sem pagar ingresso. Certamente os torcedores dos dois clubes esperam que suas diretorias promovam ações para que algum dia possam repetir os grandes feitos do passado, registrados na história do América e do Bangu, já que as campanhas dos dois clubes há muito não animam os torcedores a comparecer aos estádios, salvo exceções.
Como paulista o que tenho para falar do América do Rio? Quando garoto de 9 anos de idade soube que o jogo que iria decidir o campeonato carioca de 1960, América x Fluminense seria televisionado. Corri para uma loja de doces e massas finas de nome ABC em frente a antiga estação de bondes da Vila Mariana, São Paulo, que tinha uma televisão na vitrine. Mas estava desligada. Não dá para imaginar a vontade que eu tinha de ver um jogo televisionado. Hoje é o que mais se tem….Mas o jogo foi transmitido para São Paulo também pelo rádio e lembro-me dos 2 x 1 para o América. Os anos passaram e em 2006, já morando no Rio de Janeiro, fui ao Maracanã com um torcedor do Flamengo e outro do Internacional de Porto Alegre para dar uma “força” para o América contra um time do interior do estado, acho que de Cabo Frio. Se o América vencesse, iria decidir o turno do campeonato contra o Botafogo. O que eu vi pelas arquibancadas foi emocionante. Os torcedores jovens e idosos cantando o lindo hino do América, com lágrimas nos olhos. Por mais que eu veja festa das grandes torcidas nada se compara ao amor destes abnegados torcedores. Como seria se nossos times de coração passassem por semelhantes agruras? Sempre ouço falar que o campeonato carioca perdeu muito sem as presenças do América e Bangu. Apesar da má administração destes clubes, em muito a Federação Carioca contribuiu para quase sepultar estes clubes. Recebi por cópia um e-mail de um banguense para um americano que aqui coloco um trecho: A troco de que América e Bangu são postos a margem? Que tradição tem estes times do interior do estado? Onde estão São Cristovão, Olaria, Bonsucesso..? A imprensa é de uma burrice Franciscana ( Nélson Rodrigues ). Não será para nossos dias, mas creio que daqui uns vinte anos, só existirá uma torcida: a do Flamengo. E pergunto: vai jogar contra quem? Muito interessante este trecho do meu amigo banguense. Fazendo uma ilustração, quando um grande país entra em crise, os outros não o socorrem? Vou mais além: O Fluminense quando foi campeão da terceira divisão não teve sua ida para a primeira divisão estabelecida por decreto, ou seja, vá de novo para o seu lugar e pronto! Se me dessem o poder dos tempos da ditadura, promulgaria um decreto-lei colocando o América na primeira divisão. Se também me dessem poderes nos tempos atuais, seria mais do depressa emitida uma medida provisória. Evidente que esta ilustração procura transmitir instrução óbvia para o assunto.
Este clube tem a simpatia de todos os torcedores. Quando jogavam Vasco x Fluminense no Maracanã, os alto-falantes informaram gol do América contra o Mesquita. O Maracanã interiro vibrou. Na minha rua tem uma choperia e um bar com mesas nas calçadas e TV passando os jogos. Neste último sábado contra o Friburguense, quando saiu o gol do América, ouvi do sexto andar o alarido de satisfação dos torcedores.
Precisamos fazer algo antes que seja tarde. Quase coloquei o coração neste artigo.

Abaixo o hino mais lindo dos clubes do Brasil – Composição: Lamartine Babo

Hei de torcer, torcer, torcer
Hei de torcer até morrer, morrer, morrer
Pois a torcida americana é toda assim
A começar por mim
A cor do pavilhão
É a cor do nosso coração

Em nossos dias de emoção
Toda a torcida cantará esta canção
Tra-la-la-la-la-la
Tra-la-la-la-la-la
Tra-la-la-la-la-la

Campeões de 13, 16 e 22
Tra-la-la
Temos muitas glórias
Surgirão outras depois
Tra-la-la

Campeões com a pelota nos pés
Fabricamos aos montes aos dez
Nós ainda queremos muito mais
América unido vencerás

Gilberto Maluf

5 pensou em “ARTIGO DA SEMANA N° 15/2008 O América Football Club não morrerá!!!

  1. Edu Cacella

    Eu me lembro que nos anos 70 e 80, eu ouvia alguns jogos e sempre que o Bota pegava o Campo Grande no Ítalo del Cima,o Serrano em Petrópolis,o Goytacaz e o próprio Americano em Campos, o Entrerriense e o América em Três Rios era uma pedreira.O charme do campeonato são os jogos nos alçapões onde os times perdem os pontos.Escolheram a solução mais simples para o carioca,espero que em 2009 volte ao menos isso.

  2. Gilberto Maluf

    Como dizia um professor de academia de musculação para mim: Gilberto, agora ou nunca, é a last chance. É disso que precisam América e Bangu. E apesar de tudo, acho que seria bom.
    Acho que vou pedir para um amigo os e-mails de todos os jornalistas esportivos que ele tem e começar a lembrá-los que um dia estes times foram importantes nas crônicas/comentários. Este meu amigo é também um saudosista, e sempre coloca frases do tipo: Em Figueira de Melo, São Cristovão….. Sem contar que sempre me perguntava quando iríamos ver um jogo dos pequenos do Rio. Um pouco sentimental.Mas vale.
    Abs
    Gilberto Maluf

  3. Edu Cacella

    É Gilberto eu entendi o que vc quis dizer, mas se abrirmos de novo este precedente a credibilidade ganha vai toda por água a baixo, até concordo que pela tradição isso poderia ocorrer, mas será que seria bom para os clubes???

  4. Gilberto Maluf

    Edu, eu sei que a virtude é fazer tudo certo mesmo quando ninguém está olhando. Tento na medida do possível também pensar assim. O América não deve resistir ficar sem jogar até o segundo semestre de 2009. Fico vendo o exemplo do Bangu, não tem mais o Castor, está jogado ás minguas. Estes times foram sustentáculos do futebol carioca. É diferente dos Friburguenses e Mesquitas da vida, que sobrevivem com dinheiro da prefeitura. Será um patrocínio destas prefeituras tão honestos assim? Se for para ser correto que seja em tudo, concordo. Mas o América e o Bangu deveriam ter uma sobrevida, e acho a Federação Carioca culpada também pela situação destes times. Se o Botafogo e o Palmeiras começassem a ter problemas para subir, meu caro, as arbitragens fariam o serviço. Não tenho dúvidas e nem estou querendo com isso aplaudir estas maracutaias. Acho que pelo menos uma vez deveriam olhar pelo América e Bangu. E olha que eles merecem.

  5. Edu Cacella

    Gilberto concordo em tudo que colocaste,menos que o América voltasse na canetada, acho que isso pelo menos já é passado no futebol brasileiro, diga-se de passagem graças ao Palmeiras e ao Botafogo que subiram no campo de jogo e posteriormente outros grandes clubes também assim o fizeram.Se eu fosse torcedor do América preferia que o clube se estruturasse para ganhar a 2°divisão e tbm se estruturasse para quem sabe fazer bonito na 1°divisão novamente.Eu já tive um certo contato com alguns dirigentes do América,mesmo que não fosse futebol,neste outro esporte me passaram na época a 3 anos atrás porque o América acabou indo parar na segundona.O amadorismo é total, o que vale é a vontade de um ou de outro seja no futebol ou em qualquer esporte e isso não cabe nos dias de hoje.
    Quanto aos clubes pequenos do RJ, creio que exista uma explicação sim.Falta de dinheiro.Se os grandes clubes tem uma dificuldade enorme de se sustentar por serem um produto excelente mas mal administrado, o que faz as empresas se afastarem, vc imagina esses clubes menores.Outro fator foi o desaparecimentos dos “donos” dos clubes , coisa que antigamente era mais comum, e aí o cara bancava tudo, o que ocorreu??
    Os clubes do interior sempre tem o apoio das prefeituras da cidade e a tendência é isso aumentar, assim como vai aumentar os pseudo-clubes de empresários que visam somente um lucro temporário.Aliás você ter um clube de futebol no Brasil é uma das coisas mais fáceis que tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *