Considerações sobre o “drible da vaca”

Definição no futebolês:
– jogar a bola por um lado do jogador e pegar pelo outro.
Este lance era chamado de meia-lua no Sul, pois o desenho do drible lembra a Lua visível pela metade. No Rio era chamado de gaúcha, devido a um ponta gaucho que jogou no Rio e driblava desta forma. Hoje acho que já virou também drible da vaca no Rio. Mas foi em São Paulo que o lance foi designado drible da vaca. Porque será drible da vaca? As vacas driblam o touro? Alguém já viu um jogo de futebol na fazenda? Dizem que quem trouxe o nome para o Rio de Janeiro foi o Garrincha, que teria driblado muitas vacas em Pau Grande. Com certeza mais uma lenda.
Como contribuição histórica ao texto, na hipótese que um jogador ficasse machucado nesta jogada, poderíamos ouvir o narrador esportivo Pedro Luiz dizer: “adentra o tapete verde o facultativo do time da casa para atender half-esquerdo”. Ou seja, entra em campo o médico do time da casa para atender o lateral esquerdo.
O último e famoso drible da vaca que se tem notícia foi aquele que Pelé aplicou em Mazurkievicz, goleiro do Uruguai, na Copa do México em 1970.
Fonte: Livro 7000 horas de futebol.
Mas trocando em miúdos, alguém sabe porque o nome drible da vaca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *