Vicente Mateus – Frases famosas

Vicente Matheus (1908- 1997)
Ex-presidente do Corinthians,chegou da Espanha em 1914. Ele presidiu o clube por oito mandatos: 1959, 72, 73, 75, 77, 79, 87 e 89. Durante esses mandatos, o Corinthians conquistou os títulos mais importantes de sua história. O Paulista de 1977, acabando com o jejum de 23 anos sem título e o Brasileiro de 90 .Vicente Matheus tornou-se famoso filósofo por suas frases sem pé nem cabeça. Muitas delas nem eram verdadeiras, mas foram atribuídas a ele por pura brincadeira. O ex-presidente morreu em 9 de fevereiro de 1997 de câncer generalizado. Dona Marlene Mateus falou após a queda do Corinthians para a Segunda Divisão: Ainda bem que o Vicente não viu. Seria mais uma morte para ele.
Certa vez, viajando pela Europa, o presidente corintiano foi parar dentro de um museu. Mostraram quadros famosos, relíquias mil e chegaram perto de uma grande urna.
Vicente Mateus, alegre, bonachão e com os trejeitos que só ele tinha perguntou:
– O que tem nesta urna?
– Aqui, estão as cinzas do Napoleão!
Mateus: – Puxa! Como ele fumava, hein? ( Risadas )

“DESCICLOPÉDIA”

Frases Verdadeiras

“Quem está na chuva é para se queimar.”
“Quero mesblar jovens e velhos da diretoria.”
“Tive uma infantilidade muito triste.”
“O difícil não é fácil.”
“De gole em gole, a galinha enche o papo.”
“Peço aos corinthianos que compareçam às urnas para naufragar nossa chapa.”
“Não veio o Falcão, mas comprei o Lero-lero.” (referindo-se ao jogador Biro-biro)

Frases Falsas
“Isso é uma faca de dois legumes.”
“O Sócrates é invendável e imprestável.”
“Depois da tempestade vem a ambulância.”
“Agradeço à Antárctica pelas Brahmas que nos mandou.”
“Vou realizar uma anestesia geral para quem tiver a mensalidade atrasada”

Esta também deve fazer parte do folclore, falsa: O Timão ia contratar um grande e caríssimo jogador pelo preço de 60 milhões. No ato da compra muita festa, toda a mídia presente, cartolagem em penca e em determinada hora Vicente Mateus eufórico, garboso, chamou o seu secretário e ordenou:
– Faz um cheque de 60 milhões e compra o craque!
O secretário ficou azul, pálido, chamou o Mateus num canto e disse:
– Presidente, como se escreve esse valor no cheque?
Vicente Mateus, quase perde o rebolado, mas se recuperou logo e
disse: Ora, você não sabe resorver os probremas, né? Faz logo 2 cheques de 30.

5 pensou em “Vicente Mateus – Frases famosas

  1. Gilberto Maluf

    Prezado Rui, obrigado quanto às publicações futuras. No caso das fontes também agradeço, haja vista ser um alerta. Vou procurar sempre citá-las. Fica também implícito que muitos textos meus não poderão ter fontes. Como nos casos das figurinhas da Quigol, jogo de botão, soltanto rojões para a Holanda, quem foi melhor que Ronaldo e assim vai. Por exemplo, vou mandar um texto contando a chegada no estádio. Mesmo querendo não será possível.
    Mas ficarei atento quanto às fontes. Creio ser realmente necessário.
    Abs
    Gilberto Maluf

  2. Rui Moura

    Amigo Gilberto, constrangido é a última coisa que você se deve sentir a propósito de publicar as suas histórias. Gosto delas, há livros inteiros contando saborosas histórias sobre futebol e o blogue tem espaço para isso, nem que fosse na coluna ‘Curiosidades’.

    O poblema das fontes é o seguinte: quando o leitor quer verificar a veracidade da coisa, não pode, se não existir fonte. As suas histórias foram vividas, mas isso não o isenta de procurar as fontes. Elas existem. Eu conheço algumas histórias do ex-presidente do Corinthians pela Internet. Porque não citar essas fontes?…

    Aliás, aproveito a oportunidade para expressar que defendo com veemência os trabalhos com fontes no futebol. Às vezes, as pessoas pensam que por ser futebol não é preciso fontes (estou a falar na generalidade das pessoas), mas é. Ou que sendo este blogue uma coisa de ‘diversão’ não é necessário fontes. Ou que a bibliografia são livros… Hoje e cada vez mais, a Internet é fonte. Por isso teremos que começar a citar segundo as normas. Eu próprio, embora indique o link e o leitor consiga chegar à fonte, não cito como mandam as normas internacionais de citação de sítios na Internet, incluindo a indicação do dia da recolha. Mas isto existe definido com rigor e teremos que começar a fazê-lo.

    ABRAÇOS.

  3. Walter Iris

    Gilberto.
    O caso do cheque faz parte de uma piada muito antiga. Só mudaram o personagem principal para o Vicente Mateus.

  4. Gilberto Maluf

    Prezado Rui, sou de São Paulo, moro no Rio há 4 anos. Toda a minha vida acompanhei o Vicente Mateus. Quando ele era entrevistado, todos os torcedores paravam para ouvir. Era uma figura como poucas. Foi o único presidente de clube rival a ser aplaudido de pé no jantar de aniversário do Palmeiras. Suas frases são famosas e sempre foram alvo de brincadeiras na crônica falada e escrita.
    Sobre o que escrevo, afirmo que quase todos os meus textos foram vividos por mim e não existe fonte . Por isso as vezes são diferentes. Tenho vários para publicar, engraçados, como por exemplo, qual a origem do drible da vaca? Mas ainda fico meio constrangido, pois tem gente que talvez não entenda ou o Blog não tenha sido concebido com esta finalidade. Mas acho válido. Quanto às frases de Vicente Mateus, por ser de domínio público, pensava eu, nem me preocupei sobre a fonte de origem e estão na biografia e em várias reportagens sobre o Vicente Mateus na Internet.
    Abs
    Gilberto Maluf

  5. Rui Moura

    Gilberto, gosto de histórias engraçadas, algumas delas com frases sensacionais. Ambos apreciamos isso. O problema é que nunca sei se a frase é verdadeira ou falsa, e sndo verdadeira qual é o seu verdadeiro autor. Eu já li a mesma frase atribuída a duas ou três pessoas. E já li muita falsidade. E não sei como ter garantias das verdadeiras. Por exemplo, como é que você descobriu, com absoluta certeza (isto é importante), a verdade e a falsidade das frases citadas? Pergunto isso porque há fontes contraditórias (e você geralmente não cita fontes nos seus artigos, pelo que não posso ir verificar como você chegou a tais conclusões).

    ABRAÇOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *