INAUGURAÇÃO DO CANINDÉ

Apenas em 1956 a Portuguesa compraria seu terreno no Canindé, compra efetuada junto ao São Paulo. No local havia apenas uma pequena infra-estrutura, que incluía: um campo para treinos, o restaurante com um salão, vestiários e outras pequenas depedências. Para que pudessem ser realizados jogos no Canindé, atendendo às exigências da Federação Paulista de Futebol, foram construídos um alambrado, um campo oficial e uma arquibancada provisória de madeira, que acabou conferindo ao estádio o apelido de “Ilha da Madeira”. A inauguração aconteceu em 11 de janeiro de 1956, numa partida entre Portuguesa e um combinado Palmeiras-São Paulo. O time do Canindé venceu por 3 a 2, de virada, e o primeiro gol da Portuguesa foi marcado por Nelsinho. Na gestão do Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, no dia 9 de janeiro de 1972, foi inaugurado o primeiro anel do Canindé, com capacidade para 10 mil pessoas. O jogo inaugural foi um amistoso entre a Portuguesa e o Sport Lisboa e Benfica, de Portugal. A Lusa perdeu por 3 a 1 e o benfiquista Vítor Batista foi o autor do primeiro gol no estádio. O jogo nem chegou ao fim, suspenso devido às chuvas torrenciais que caíam sobre São Paulo.
Notícias que antecederam o jogo:
Minelli não se ilude com a ausencia de três titulares do Benfica e elogia bastante o adversario.
O Benfica é o time que mais marcou no Campeonato Português, com uma media de três gols por partida. Por isso, acho que eles jogam pra frente, e os três homens do ataque são rapidos e perigosos. Assim vamos tomar muito cuidado com a defesa.
A fim de poupar os jogadores, Minelli cancelou o individual que estava previsto para ontem cedo na Chacara do Rio Pequeno, onde a Portuguesa está concentrada. Os jogadores fizeram exames biométricos e passaram o dia descansando.
Considerado o maior idolo do futebol europeu, Eusebio talvez não jogue esta tarde, por causa de uma distenção muscular na coxa esquerda. Sua escalação depende de um teste fisico que fará hoje cedo no Hotel Normandie, onde a delegação portuguesa está concentrada.
Se Eusebio, agora meia armador, não jogar, será substituido por Artur, que formará o meio-campo com Toni (medio-volante) e Simões (ponta-esquerda que joga recuado). Na frente, ficarão o ponta direta Nenê – tido como a grande revelação do Benfica na temporada passada – e a dupla de area Vitor Batista e Jordão.
Curiosidade: Na época o apresentador de TV Fausto Silva, o Faustão, era o repórter de campo.

Um comentário em “INAUGURAÇÃO DO CANINDÉ

  1. gerson garcia

    Arnaldo Garcia zagueiro do guarani,era meu tio,irmao de meu pai, Arnaldo, logou também no jacarezinho.e me parece que chegou a ser treinador do agua verde,em são Paulo,jogou pelo Jabaquara atlético clube e também pela portuguesa ,junto com Djalma santos pinga ,o goleiro nena ,acredito ser o melhor time já formado pela portuguesa. tenho uma foto desse time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *