E-MAIL PARA REVISTA PLACAR… E ELES RESPONDERAM…

Após comprar o Guia 2014 resolvi finalmente mandar um e-mail para a placar. O mesmo segue abaixo para conhecimento dos amigos.

Olá amigos da Placar,

Este e-mail tem por objetivo possibilitar melhorias e reflexões a respeito do guia dos estaduais que é publicado desde 2000. Antes de mais nada quero dizer que sou leitor da revista desde 1993, ou seja, são mais de 20 anos. Acompanhei altos e baixos da revista e confesso que a edição mensal não tem me agradado tanto. Sou assinante da mesma e fico na esperança de dias melhores, de idéias novas, e quem sabe uma parte de cada revista reservada aos times pequenos deste nosso Brasil.

Bom, quero falar especificamente a respeito do Guia de 2014. Todos os anos, quando compro o guia fico na vontade de escrever a vocês. mas esse ano decidi não deixar passar. Vocês tem cometidos erros, que ao meu ver, são primários. Uma publicação como a Placar não pode cometer erros tão tolos. Parece que falta atenção das pessoas envolvidas, desprezo pelos nossos campeonatos Estaduais. Como faço todos os anos, após ler a revista fiz uma lista com os erros e os passarei a vocês. Espero que vocês leiam e analisem e repensem o guia.

Os erros serão colocados por ordem de páginas:

Pág. 06 – Nesta página vocês escrevem que no Tocantins não houve rebaixamento, contudo houve sim. Tocantins Futebol Clube (Palmas) foi rebaixado e quem subiu foi o Tocantins Esporte Clube (Miracema). Na verdade o campeonato piauiense é que não teve rebaixamento, pois lá não existe segunda divisão, assim como Amapá e Roraima.

Pág. 59 – Nos participantes do campeonato mineiro os escudos de Guarani (Divinópolis), Nacional (Trocou de casa e de cores) e Minas Boca estão errados.

Pág. 63 – Campeonato Baiano. A fundação da Catuense está errada. A data correta é 07/11/2001. A data publicada é referente a extinta Associação Desportiva Catuense.

Pág. 67 – Campeonato Paranaense – Os escudos de Maringá F.C., Prudentópolis F.C. e J.Malucelli estão errados.

Pág. 71 – Campeonato Pernambucano – O escudo do Vitória está errado.

Pág. 73 – Campeonato Cearense – O escudo do Itapipoca está errado.

Pág. 80 – Campeonato Alagoano – A data de fundação do Comercial está errada. Quem desistiu do campeonato foi o A.A. Santa Rita. O Corinthians Alagoano vai mandar seus jogos em Boca da Mata e alterou seu nome para S.C. Santa Rita.

Pág. 82 – Campeonato Brasiliense – O Unaí E.C. trocou de cidade e de nome. Foi para Paracatu e irá se chamar Paracatu F.C.

Pág. 83 – Campeonato Capixaba – A mais de duas temporadas o Botafogo de Jaguaré utiliza o nome Conilon. Escudo e ficha errados.

Pág. 88 – Campeonato Paraibano – Equipes de Patos (Esporte e Nacional) desistiram do campeonato.

Pág. 89 – Campeonato Piauiense – A S.E. Picos não foi rebaixada, mas na verdade desistiu do campeonato.

Pág. 90 – Campeonato Tocantinense – O Tocantins Futebol Clube (Palmas) foi rebaixado. Quem vai jogar o campeonato é o Tocantins Esporte Clube (Miracema) campeão da segunda divisão.

Pág. 92 – Campeonato Acriano – O escudo do campeão Plácido de Castro está errado.

Pág. 95 – Copo Nordeste – O escudo do confiança-SE está errado.

Erros nas tabelas:

– Copa do Nordeste – Escudo do Confiança-SE errado.

– Campeonato Paranaense – Escudo do Maringá F.C. errado.

– Campeonato Mineiro – Escudos de Minas Boca e Nacional errados.

Acompanho estes tipos de erros todos os anos.

Algumas dicas:

– Aumentar o número de páginas da edição: Poderiam fazer tabelas melhores com possibilidade de preenchimento das fases seguintes. Não há a necessidade de ser uma revista de 200 páginas como o guia do brasileirão, mas 20 páginas a mais seria bacana para deixar a revista mais interessante. Não estou pedindo fotos de jogadores, mas sim mais atenção aos demais campeonatos.

– Espero que juntamente com o guia da Libertadores vocês disponibilizem a tabela da Copa do Brasil.

– Guia do Brasileirão – Tabelas e escudos das equipes da Série C e D.

– Guia dos Europeus – Disponibilizar quadro para marcar a pontuação dos campeonatos.

– Edições dos campeões – Posters de meia página é horrível. Campeões de Tocantins, Roraima, Rondônia, Piaui, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá e Acre merecem uma página cada. Tenho saudades das antigas edições dos campeões que vinham um resumo da campanha de cada campeão (1990 – 1994).

– Edições mensais – Que tal dar espaço aos times pequenos de todo o país? publiquem reportagens das dificuldades enfrentadas por federações em todo o Brasil. Publiquem reportagem contando quais foram os campeões de todos os torneios pelo país: 2ª, 3ª, 4ª divisões e copas estaduais. Que tal mostrarem a situação dos estádios, dos times, etc… Há muito o que se escrever e vocês só sabem falar do eixo sul-sudeste e de vez em quando nordeste. Norte nem pensar…

Espero que vejam as correções e sugestões com bons olhos.

Fico a disposição.

Rodrigo Santana de Oliveira

8 pensou em “E-MAIL PARA REVISTA PLACAR… E ELES RESPONDERAM…

  1. Rodrigo Santana Autor do post

    Resposta da Placar…

    De: Placar Abril (PLACAR.ABRIL@atleitor.com.br)
    Enviada: quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 17:32:32

    Rodrigo ,

    obrigada pelo importante contato. A sua mensagem foi encaminhada para o conhecimento da nossa equipe de reportagem e de edição, na redação da revista.
    Abraço,
    Sandra Hadich
    Atendimento ao Leitor
    Revista Placar

    O que será que vai acontecer???

  2. Rodrigo Santana Autor do post

    Caro Rodolfo, Antes do novo acordo ortográfico, era facultativo, podia ser “acreano” ou “acriano”.

    Mas, depois da reforma, “acreano” deixou de constar nos dicionários e no Vocabulário da Academia Brasileira de Letras.

    Agora, nessas obras, somente há o registro de “acriano”.

    Ok?

  3. Ricardo Amaral

    Voce fez sua parte, parabéns, a Placar nunca deu atenção ao futebol de centro menores e ta se lixando para estes erros absurdos, tanto que a cada ano os erros aumenta mais. A minha solução foi deixar de comprar esta revista.

  4. Rodrigo Santana Autor do post

    Para que surta efeito Virgínio o ideal seria mais pessoas reclamarem. Só assim eles fariam alguma coisa.

    Estou duvidando até mesmo que citem meu e-mail na seção “A voz da galera” da próxima revista…

    Estou aguardando o lançamento dos guias da Libertadores, Copa do Mundo, Brasileirão e Europeus para minhas observações a eles. Não vou me calar mais. Sou consumidor e quero um produto de qualidade…

  5. Virginio Saldanha

    Também sempre vi alguns desses equívocos. Principalmente com relação aos escudos. Uma revista como a Placar não deveria mais compartilhar informações dessa maneira, pois com toda a tecnologia que temos hoje. Uma ótima iniciativa, Rodrigo. Pode ser que agora eles atentem para a melhoria das próximas edições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *