Em 2006 a Associação Portuguesa Londrinense na tentativa de conseguir maior apoio de patrocinadores e torcedores resolveu mudar de nome. Assim em 20 de abril de 2006 era fundado o Grande Londrina Futebol Clube que deveria substituir a Lusinha no campeonato paranaense da 2ª divisão daquele ano.
Contudo a notícia não foi bem recebida pela outra equipe da cidade, o Londrina Esporte Clube. O LEC entrou na justiça contra a mudança de nome da Portuguesa, sendo apoiado por Federação Paranaense e CBF. Mesmo com a proibição nas primeiras rodadas a camisa que a Portuguesa usou era do Grande Londrina, nas demais rodadas foram usados os dois escudos.
Apesar de toda polemica inicial a Portuguesa conquistou o título da segunda divisão e garantiu vaga na elite paranaense de 2007.
Fontes:
Arquivos pessoais
http://www.flogao.com.br/tubaraomania/58594296 http://www.flogao.com.br/tubaraomania/62615946 http://www.parana-online.com.br/editoria/esportes/news/176427/ http://www.parana-online.com.br/editoria/esportes/news/199445/?noticia=IGUACU+E+PORTUGUESA+LONDRINENSE+PROMETEM+INCOMODAR http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paranaense_de_Futebol_de_2006_-_Segunda_Divis%C3%A3o
Rodrigo,
Otimo artigo.
Pelo que vemos, podemos considerar que o Grande Londrina FC disputou oficialmente o campeonato da 2a divisão, mesmo com a proibição.
Hoje estamos deparando com uma situação parecida no campeonato paulista da 1a divisão com o Osasco Audax. Temos que considerar os fatos da “marca fantasia” e informar como vc está fazendo, independente do verdadeiro nome e CNPJ, mas demarcar os fatos.
Outro fato a considerar, é o que venho colocando já a um bom tempo:
A quem verdadeiramente pertence o nome “Londrina”?
Ao Londrina EC ou aos cidadãos londrinenses através de sua representante que é a propria prefeitura.
Todos pelo lei atual podem utilizar do nome da cidade, registrar a marca e exigir de quem a utiliza-la pagamento do uso de imagem. Café Londrina, Farmacia Londrina, Bar Londrina, mas ninguem paga para o municipio e ainda exige como se fosse o primeiro a utilizar considerando o seu seguimento comercial.
A idéia era boa, se ao verificarmos que na Italia, aqueles que são de Roma torcem para o Roma, aqueles que moram nas cidades vizinhas de Roma são Lazio, nome da região. O mesmo acontece em Milão, os milaneses torcem para o Milan, enquanto quem mora na cidades da metropole de Milão torcem para a Internacionale, como meus primos “Ielo” de San Gioliano Milanese.
Poderiam ter escolhido o nome de “Associação Norte Paranense” ou “Associação Norte Paraná”, e persistir no projeto, colocar bom times e esperar a adesão da torcida. O uniforme poderia ser vermelho com detalhes em verde e um escudo melhor elaborado utilizando as estrelas da bandeira e a cruz de avis para não perder a origem portuguesa e os torcedores descendentes portugueses de todo o norte paranaense, escolher um bom mascote de algum animal típico do norte paranaense como o simpático “serelepe” que habita as araucarias e se alimenta do seu pinhão.
Grande Sergio, muito obrigado por suas palavras.
A querida Portuguesinha é mais antiga que o LEC, mas seu espaço é mínimo. Por mais de uma vez trocou de nome, todas na tentativa de conseguir maior apoio. De alguns anos pra cá resolveu assumir o seu papel, de um time pequeno de Londrina. Os dirigentes vem trabalhando com seriedade, investindo nas categorias de base, buscando seu espaço na cidade e investindo na estrutura de seu centro de treinamento, o Estádio da Vila Santa Terezinha.
Muito interessante a história!
Parabéns Rodrigo!!
Abraços