Um amigo não me deixou ver o último grande jogo de Garrincha

Meus amigos, em 1962 eu tinha 11 anos de idade e não tinha TV em casa. E eu adorava ver futebol na TV.
Em 15/12/1962 decidiram o campeonato carioca Botafogo x Flamengo no Maracanã, jogo este que teve 146.000 pagantes e….Garrincha naquela que seria sua última grande tarde nos gramados.
Meu vizinho da mesma idade torcia para o Santos F.C. e ia ver o jogo na casa dele. Ele sabia que eu desejava e muito ver o jogo mas não me convidou.

Se o Botafogo empatasse, adeus ao título carioca de 1962. Mas com um time daqueles (Manga, Paulistinha, Jadir, Nilton Santos e Rildo, Aírton e Édson, Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagalo), o alvinegro era o favorito contra o Flamengo. Tarde de gala no Maracanã e o Brasil inteiro ligado na partida, que começou com uma investida fulminante de Dida, a bola raspando a trave de Manga. A pressão rubro-negra durou até que Garrincha, ganhando na corrida de Jordan, chutou cruzado e rasteiro no canto, sem defesa para Fernando: 1 x 0. Aos 35, Amarildo, mesmo com um estiramento na coxa, toca para Garrincha, que dribla dois, cruza para Quarentinha que emenda para o gol: 2 x 0. O Botafogo estava á vontade, imprimia ao jogo um ritmo cadenciado, na base do toque. Aos 2 minutos do segundo tempo, Garrincha fecha o placar, 3 x 0. E tome festa alvinegra.
[img:entrando_com_bola_e_tudo_no_gol_do_fla.jpg,thumb,vazio]

Hoje relembro pelo menos alguns momentos daquele jogo pelo Canal 100, conforme pode-se ver clicando abaixo. Não é a mesma coisa mas dá para ver os gols.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *