Hércules Brito Ruas (9 de Agosto de 1939, Rio de Janeiro), mais conhecido como Brito, é um ex-zagueiro de futebol lembrado por ter sido como o melhor atleta na Copa de 70.
Era a segurança da seleção brasileira (onde fez 45 partidas, entre 1964 e 1972). Ficou famoso também por, em 1971, ter acertado um soco no juiz José Aldo Pereira e ficar suspenso por um ano.
Brito acerta soco em José Aldo Pereira
[img:SocodeBrito.jpg,thumb,vazio]
Em outubro de 1971 – mais precisamente no dia 31 – os jogadores do Botafogo ainda estavam inconformados com a roubalheira praticada pelo soprador de apito José Marçal Filho na final do Campeonato Carioca contra o Fluminense, jogada a 27 de junho daquele ano. Pela foto publicada no blog do Glorioso, percebe-se a fisionomia tensa de cada um. Talvez Jairzinho, com a confiança que o caracterizava, fosse o único a esboçar um leve sorriso.
Iniciou sua carreira no Vasco, seu time do coração, em 1960, e no clube carioca ficou por 10 anos. Jogou ainda por Internacional, Flamengo, Cruzeiro, Botafogo, Corinthians, Atlético Paranaense e River-PI. Foi campeão mundial da Copa de 70 e do Torneio Rio-São Paulo em 1966 pelo Vasco.
Brito e’ um legitimo elemento da dinastia de grandes zagueiros do Vasco, revelado nas divisoes de base e subindo a equipe titular apos a saida de Bellini. Nos anos 60, quando o Vasco nao teve grandes equipes, Brito era a principal estrela cruzmaltina e capitao do time. Excelente marcador e dotado de um vigor fisico impressionante, foi convocado pela primeira vez como titular da selecao em 1964, na Taca das Nacoes. Depois disso, foi frequentemente convocado ate’ 1972. (netvasco)
Brito também foi Bola de Prata de Placar no ano de 1970. Formou na seguinte seleção:
Picasso (BAH), Humberto Monteiro (AMG), Brito (CRU), Reyes (FLA), Everaldo (GRE), Zanata (FLA), Dirceu Lopes (CRU), Samarone (FLU), Vaguinho (AMG), Tostão (CRU) e Paulo César Caju (BOT).
Somente estou repassando os dados de Brito pelo ocorrido em 09 de outubro de 1974, quando o Corinthians foi campeão do primeiro turno vencendo o São Paulo por 1 x 0. Brito neste jogo jogou ao lado de Baldocchi.
Foi a primeira e única vez que vi uma torcida começar a gritar o nome de um zagueiro central lá pelos 20 minutos do segundo tempo. Do nada, do nada, o Pacaembu começou a gritar o nome de Brito.
Eu presenciei tudo, afinal cheguei no estádio ás 17h e o jogo só começou as 21h. Terminado o jogo, Brito tirou sua camisa e veio em direção da arquibancada e jogou a camisa para a Fiel Torcida.
Só não se consagrou porque perdeu a final para o Palmeiras em 22 de dezembro de 1974, por 1 x 0.
Encerrando, a foto do time da final com o Palmeiras:
[img:corinthians_de_1974.jpg,thumb,vazio]