Campeões da 2ª Divisão Paulista – 1953 – 1954 – 1955 e 1956

1953- NOROESTE de BAURÚ
O primeiro título da 2a Divisão veio em 1953. Após conquistar o título da Série Verde do Campeonato, o Norusca, em uma campanha heróica, conquistou o título da Segundona, passando por cima do América de Rio Preto, da Ferroviária de Araraquara, do Paulista de Jundiaí, do Marília e do Bragantino. Foram oito vitórias em dez jogos, que renderam o primeiro acesso da história do Noroeste à divisão de elite do futebol paulista. O título foi assegurado com uma vitória por 2 a 0 sobre o Marília, no Alfredão. Festa na cidade.
[img:noroeste_1953.jpg,thumb,vazio]
O time de 53 era formado por Sidney, Osvaldo e Villa; Nelson Faria, Mingão e Amaro; Colombo, Zeola, Brotero, Ranulfo e Luiz Marini. O técnico era José Pavesi, que faleceu pouco antes do último jogo do primeiro turno da fase decisiva, contra o Bragantino.

1954 – TAUBATÉ
Em 1954, o Taubaté vence o Campeonato da Segunda Divisão e ascende à divisão de elite do futebol paulista. Dessa forma, o alvi-azul teve sua primeira participação entre os grandes da capital e interior, integrante que foi no período entre os anos de 1955 a 1962.
Fizeram um campeonato espetacular e venceram a última partida 2×1 no Parque Antártica-S. Paulo em cima do maior rival na época, o S. José tido para muitos como o melhor time. O Taubaté venceu e sagrou-se campeão subindo para a primeira divisão. O time era composto por jogadores sensacionais como China, Buzuca, Wagner, Banha, Cleto, Taino, Piorra, Betinho, Antônio Carlos, Amauri, Botu, Ari, Paulão, Adilson, Góes, Alfredo, Ligão, o técnico Oscar Amaro e comissão técnica.
[img:campe__o_da_2___de_1954_1.jpg,resized,vazio]

1955 – FERROVIÁRIA DE ARARAQUARA
[img:ferrovi__ria_de_55.jpg,resized,vazio]
Time que levou a Ferroviária à Divisão Especial em 1955. Fia, Isã, Cardarelli, Dirceu, Pixo e Elcias.
Paulinho, Cardoso, Gomes, Bazani e Boquita.
O campeonato da segunda divisão de 1955 e terminado em 1956 foi a redenção da Ferroviária e de toda Araraquara. Dessa vez não escapou o título de campeão que veio de forma antecipada. A esmagadora vitória de 6×3 contra o Botafogo, na Fonte Luminosa, 15 de abril de 1956, não deixou dúvidas. A Ferroviária subiu para a principal divisão do futebol paulista com méritos.
O Botafogo deu adeus as suas pretensões com: Machado; Fonseca e Julião; Wilsinho, Oscar e Chorete; Laerte, Amorim, Brotero, Neco e Fernando. Trabalhou no apito Paulo Simões. Os gols da Ferroviária: Bazani (2), Cardoso (2) e Gomes (2). Para o Botafogo marcaram: Fernando, Amorim e Brotero.

1956 – BOTAFOGO de RP
[img:Botafogo_RP_de_1956.jpg,resized,vazio]
Botafogo de Ribeirão Preto (SP), campeão da Segunda Divisão do Paulistão de 1956. Em pé: Machado, Julião, Fonseca, Digão, Mário e Gil. Agachados: Noca, Moreno, Ponce, Neco e Guina. O técnico (no destaque, acima, à esquerda) era Agnelli.

[img:festa_da_torcida_em_ribeir__o.jpg,resized,vazio]
A torcida botafoguense invadiu as ruas de Ribeirão Preto para comemorar o título da Segunda Divisão estadual em 1956. O Botafogo de Ribeirão bateu o Paulista de Jundiaí na final, disputada na capital paulista, no estádio do Parque Antártica.

Um comentário em “Campeões da 2ª Divisão Paulista – 1953 – 1954 – 1955 e 1956

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *