Recordar é viver
Amigos, o Fluminense foi o primeiro lugar da chave carioca da Copa Rio, e assim o adversário da semifinal é o Áustria Viena, segundo colocado da chave paulista.
Hoje ocorreu o primeiro jogo da semifinal, no Estádio do Maracanã. E o Fluminense conquistou mais uma grande vitória. Há que se valorizar o time adversário, que conta com grandes nomes do futebol europeu. No meio-campo, estava Ernst Ocwirk, apelidado pela imprensa britânica de Clockwork, por causa de seu jogo consistente e seus passes precisos. No ataque, o infernal centroavante canhoto Ernst Stojaspal é um goleador nato (me cochicham aqui que ele já foi quatro vezes artilheiro do Campeonato Austríaco).
E a forte equipe de Viena não facilitou a vida tricolor: tanto que o gol da vitória do Fluminense só veio aos trinta minutos da segunda etapa, com o sempre elegante Didi, em fantástico chute de folha seca, sua especialidade. Fluminense 1, Áustria Viena 0!
Mas não foi Didi o único destaque do Fluminense. Castilho fez intervenções espetaculares, evitando que os austríacos vazassem a meta pó-de-arroz. Também Telê realizou excelente partida, com seu inigualável poder de criação.
Na semifinal do Pacaembu, o Corinthians bateu o Peñarol por 2 a 1, em partida violentíssima. Dois jogadores do campeão paulista – Baltazar e Murilo – sofreram graves lesões e estão fora do restante do campeonato. Dois jogadores uruguaios (Romero e Míguez) foram expulsos pelo árbitro inglês Eugen Dinger. A direção do campeão uruguaio deixou clara sua insatisfação com o juiz, e ameaça nem disputar a partida de volta.
Voltando a Fluminense x Áustria Viena: domingo, dia 27, teremos o segundo e decisivo jogo no Maracanã. O triunfo de hoje foi de grande importância para o Fluminense, que agora possui a vantagem do empate.
Ficha técnica: Fluminense 1 x 0 Áustria Viena (FK Austria Wien)
Data: 23/07/1952.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Fluminense: Castilho; Píndaro e Pinheiro; Jair, Édson e Bigode; Telê (Quincas), Didi, Orlando Pingo de Ouro (Simões), Marinho e Róbson. Técnico: Zezé Moreira.
Áustria Viena: Paul Schweda; Karl Stotz e Karl Kowanz; Walter Schleger, Ernst Ocwirk e Franz Swoboda; Ernst Melchior (Rudolf Pichler), Fritz Kominek, Adolf Huber, Ernst Stojaspal e Lukas Aurednik. Técnico: Heinrich Müller.
Árbitro: Gabriel Tordjaman (França).
Público pagante: 23.105.
Público presente: 34.180.
Renda: CR$ 665.210,50.
Gol: Didi, aos 30 minutos do segundo tempo.
Fotos:
(time do Fluminense na Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes de 1952)
[img:Time_do_Flu.jpg,thumb,vazio]
(Zezé Moreira, técnico do Fluminense na Copa Rio de 1952)
[img:Tecnico_Zeze_Moreira.jpg,thumb,vazio]
(time titular do FK Austria Wien em 1952)
[img:austria_wien1952_1953.jpg,thumb,vazio]
(Heinrich Müller, treinador do FK Austria Wien)
[img:austria_wien_heinrich_mueller.jpg,thumb,vazio]
Fontes de pesquisa:
[1] Anuário do Esporte Ilustrado 1953.
[2] Livro “Fluminense Football Club, Histórias, Conquistas e Glórias no Futebol” (Antônio Carlos Napoleão).
[3] Pesquisa de Alexandre Magno Barreto Berwanger.
[4] Wikipedia (também alguns artigos da versão em alemão).
[5] Flumania.
[6] Estatísticas Fluminense.
[7] Austria Wien Archiv.
Jogos anteriores do Fluminense na Copa Rio de 1952:
– Fluminense 0 x 0 Sporting Lisboa.
– Fluminense 1 x 0 Grasshopper-Club.
– Fluminense 3 x 0 Peñarol.