CARIOCAS das Séries B e C começam em Julho.

Senhoras e senhores americanos, apertem o cinto que o Campeonato Carioca da Série B vai decolar. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) apresentou, na última quinta-feira, o Arbitral da Segundona que terá a participação de 21 clubes, divididos em dois grupos (11 e 10 equipes).
No Arbitral – que contou com a presença de todos os presidentes e mais Romário, agora gerente de futebol do America – os times vão estrear daqui a 60 dias (numa quinta-feira, em 16 de julho), e, foram distribuídos da seguinte forma:

GRUPO A
América FC
Bonsucesso FC
São Cristóvão FR
Cardoso Moreira FC
Quissamã FC
Artsul FC
Silva Jardim FC
CFZ do Rio
Bréscia (Porto Real)
Profute FC (Magé)

Primeira Rodada (16/07/09), com todos os jogos às 15 horas:
Bréscia x Artsul – Estádio Romário de Souza Farias, Marrentão, em Xerém
Silva Jardim x Profute – Estádio Municipal de Rio das Ostras
América x Bonsucesso – Estádio Giulitte Coutinho, em Edson Passos
CFZ x São Cristóvão – Estádio Antunes Coimbra
Quissamã x Cardoso Moreira – Estádio Municipal Antônio Carneiro da Silva

GRUPO B
Olaria AC
Portuguesa Carioca
Campo Grande
Goytacaz (Campos)
Aperibeense (Aperibé)
Sendas Esporte (São João de Meriti)
Angra dos Reis FC
Nova Iguaçu FC
Miguel Couto (Nova Iguaçu)
Estácio de Sá (Curicica)
Villa Rio (Barra da Tijuca)

Primeira Rodada (16/07/09), com todos os jogos às 15 horas:
Portuguesa x Sendas – Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador
Angra dos Reis x Villa Rio – Estádio Municipal Jair Carneiro Toscano de Brito
Nova Iguaçu x Campo Grande – Estádio Jânio de Moraes, Laranjão
Goytacaz x Aperibeense – Estádio Ary de Oliveira e Souza, em Campos
Olaria x Miguel Couto – Estádio Mourão Filho, na Bariri

Os clubes jogarão entre si, em turno e returno e os cinco primeiros colocados de cada grupo avançarão à segunda fase, onde será formado um único o Grupo com 10 times. Novamente jogarão entre si em dois turnos e os dois primeiros colocados garantem a tão sonhada vaga de acesso a elite do futebol carioca de 2010.

Se o caminho para o céu já foi riscado, a viagem para o inferno também. Ao término da primeira fase, as seis equipes de pior índice técnico independente do grupo formarão o Hexagonal da Morte, onde terão que jogar em turno e returno, e as três últimas colocadas serão rebaixadas para a Série C.

Além de apresentar o regulamento e a fórmula de disputa do Campeonato Carioca da Série B, a Ferj, visando cobrar mais organização de seus filiados, apresentou pontos importantes para a competição. O prazo das Inscrições dos atletas será o penúltimo dia útil que anteceder o início do returno da primeira fase, sendo proibida a inscrição de qualquer atleta. Para a primeira rodada da Segundona, as inscrições terminam no quinto dia útil que anteceder o campeonato.

Novidade dos Estaduais do Rio para 2010
No próximo ano, os Campeonatos Cariocas da Primeira, Segunda e Terceira Divisões serão disputados simultaneamente, a partir de Janeiro. Ao contrário dos últimos anos, o Arbitro agradou a grande maioria que saíram satisfeitos. Um dos que mais elogiaram a reunião, o presidente do Bonsucesso, Zeca Simões, não economizou palavras. “Senti seriedade por parte do presidente Rubens Lopes no arbitral e acho que a Segunda Divisão deste ano será uma das melhores dos últimos tempos. Estou confiante de que tudo será resolvido dentro das quatro linhas”, avaliou Zeca Simões.
Outro que não economizou foi o presidente do Campo Grande, João Ellis Neto, que saiu surpreso com a tranquilidade que transcorreu o arbitral. “Acompanho isso aqui há muitos anos e admito que não me lembro da última vez que transcorreu de forma tão tranqüila e serena. Foi um regulamento bem feito e visando melhor”, concluiu João Ellis.

TERCEIRONA TAMBÉM COMEÇA EM JULHO
Outro Arbitral que rolou na sede da Ferj foi o Campeonato carioca da Série C, que terá início num sábado no dia 18 de julho. A luta pelas duas vagas de acesso vai ter 25 clubes, divididos em cinco grupos com cinco. Os times jogarão entre si, em turno e returno e os três primeiros colocados e o quarto de melhor índice técnico avançarão à segunda fase. Para diminuir os gastos das equipes, a Ferj adotou a medida de definir os grupos por regiões e assim evitando viagens longas nesta primeira fase da Terceirona. Com isso, os grupos ficaram da seguinte forma:

No Grupo 1 ( Sul Fluminense), estão: Barra Mansa, Paraíba do Sul, Real, Fênix (Barra Mansa) e Três Rios;
No Grupo 2 (Norte Fluminense, Região dos Lagos e Metropolitana): Independente (Macaé), Rio das Ostras, Sampaio Corrêa (Saquarema), Esprof AC (Cabo Frio) e Rio Bonito;
No Grupo 3 (Região Serrana, Baixada e capital): Serrano (Petrópolis), Duquecaxiense, Arraial do Cabo, Barcelona e Leme FC;
No grupo 4 (Capital e Baixada): Rio de Janeiro, Castelo Branco, Marinho, Rubro e Heliópolis
No Grupo 5 (Baixada, Metropolitana e capital): Santa Cruz, União Central, Bela Vista (Niterói), Juventus e Nilópolis

Novidades para a Terceirona
A competição terá algumas inovações como o ‘Tempo Técnico’. Esta parada terá a duração de dois minutos e acontecerá aos 20 minutos, de cada tempo de jogo. Nas Semifinais, as equipes classificadas em primeiro lugar na fase anterior, terão o direito de escolha do mando de campo, se da primeira ou da segunda partida da fase subseqüente.

Todos os jogos da Primeira Rodada (18/07/09), começarão às 15 horas:
Grupo 1
Paraíba do Sul x Fênix
Barra Mansa x Real
Folga: Três Rios

Grupo 2
Esprof x Rio das Ostras
Sampaio Corrêa x Independente
Folga: Rio Bonito

Grupo 3
Duquecaxiense x Barcelona
Leme x Serrano
Folga: Arraial do Cabo

Grupo 4
Rubro x Marinho
Rio de Janeiro x Castelo Branco
Folga: Heliópolis

Grupo 5
Bela Vista x União Central
Juventus x Santa Cruz
Folga: Nilópolis

Blog do Sergio Mello do Jornal dos Sports.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *